A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DISCIPLINAR COMO ALTERNATIVA À ABORDAGEM TRANSVERSAL
Palavras-chave:
educação ambiental, disciplinaridade, metodologias.Resumo
Os objetivos deste trabalho são testar a educação ambiental disciplinar como alternativa à abordagem transversal e comparar os ganhos dos alunos contemplados pela disciplina com os conhecimentos de alunos que recebem a educação ambiental no modelo atual. Para isso foi elaborada uma disciplina de educação ambiental, que foi aplicada em turmas do ensino médio no ano letivo de 2012 em uma escola estadual na cidade de Teresópolis, RJ. Nossos resultados mostraram que a abordagem disciplinar da educação ambiental pode ser útil como ferramenta de aprendizagem, além de permitir avaliar o quanto do tema foi compreendido pelos alunos.Referências
BONFIM, A. M. et al. Parâmetros Curriculares Nacionais: Uma Revisita aos Temas Transversais
Meio Ambiente e Saúde – Trabalho Educação Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 27-52, jan./abril
BRAGA, A. M. O. A Reviravolta do Lixo. Dissertação de mestrado, PUC-RJ, 1993.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de janeiro de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental.
Brasília-DF, 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/I9.795.htm>. Acesso
em: 05 jun. 2016.
_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília:
MEC/SEF, 1997.
CASTILHO, L. V. et al. Análise de uma tragédia ambiental e a participação da população no equacionamento dos problemas de moradia: um estudo de caso da tragédia na região serrana do Rio de Janeiro. In: VI ENCONTRO NACIONAL DA ANPPAS. Belém-PA, 2012.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. 3. ed. São Paulo: Papirus, 2000.
KEIM, E. J. Abordagem das relações entre os componentes ambientais nos livros de 1° grau.
Dissertação de Mestrado em Educação, UFRJ, 1984.
LIPAI, E. M. et al. Conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasil, 2007.
PELEGRINI, D. F. As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem - Soc. & Nat., Uberlândia, ano 23 n. 2, p. 187-196, maio/ago. 2011.
RESENDE, M. et al. Pedossistemas da Mata Atlântica: considerações pertinentes sobre a sustentabilidade. Revista Árvore, Viçosa-MG, v. 26, n. 2, p. 261-269, 2002.
UNESCO. A Carta de Belgrado. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Belgrado, out. 1975.
UNESCO. Conferência das Nações Unidas Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Rio de Janeiro-RJ, jun. 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista Formação e Prática Docente, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/