A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO MOTIVADOR PARA O (RE)PENSAR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DE PIBID/UNIFESO

Autores

  • Cristiane da Silva Leal UNIFESO

Palavras-chave:

PIBID, formação docente, práticas pedagógicas

Resumo

Avaliamos as contribuições do PIBID-UNIFESO sobre o (re)pensar das práticas pedagógicas no ensino médio, por meio da formação continuada de professores da educação básica. Procuramos analisar em que grau o programa consegue influenciar no comportamento dos professores participantes como supervisores do projeto mencionado, no que se refere à utilização de metodologias ativas. Ao todo, oito docentes de Biologia e quarenta licenciandos de Ciências Biológicas atuantes no município de Teresópolis-RJ, integrantes do programa participaram da investigação. Como estratégia, optou-se por uma pesquisa exploratória com um Grupo Focal realizando ao final do ano letivo, um questionário estruturado do tipo Likert, este procurou mensurar a percepção dos pibidianos sobre as possíveis mudanças nas práticas pedagógicas dos professores. Tal investigação proporcionou uma melhor compreensão das distintas realidades encontradas no cotidiano escolar pelos professores supervisores e contribuiu na identificação de mudanças atitudinais desses supervisores.

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Publicado

2016-09-12