A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO MOTIVADOR PARA O (RE)PENSAR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DE PIBID/UNIFESO
Palavras-chave:
PIBID, formação docente, práticas pedagógicasResumo
Avaliamos as contribuições do PIBID-UNIFESO sobre o (re)pensar das práticas pedagógicas no ensino médio, por meio da formação continuada de professores da educação básica. Procuramos analisar em que grau o programa consegue influenciar no comportamento dos professores participantes como supervisores do projeto mencionado, no que se refere à utilização de metodologias ativas. Ao todo, oito docentes de Biologia e quarenta licenciandos de Ciências Biológicas atuantes no município de Teresópolis-RJ, integrantes do programa participaram da investigação. Como estratégia, optou-se por uma pesquisa exploratória com um Grupo Focal realizando ao final do ano letivo, um questionário estruturado do tipo Likert, este procurou mensurar a percepção dos pibidianos sobre as possíveis mudanças nas práticas pedagógicas dos professores. Tal investigação proporcionou uma melhor compreensão das distintas realidades encontradas no cotidiano escolar pelos professores supervisores e contribuiu na identificação de mudanças atitudinais desses supervisores.Referências
ALVES, M. A. O modelo estrutural do jogo hermenêutico como fundamento filosófico da educação. Ciência & Educação. Bauru-SP, v. 17, n. 1, p. 232-248, 2011.
ANDRADE, M. L. F. MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação. Bauru, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011.
ARAÚJO, N. M. S. RIBEIRO, F. R. SANTOS, S. F. Jogos pedagógicos e
responsividade: ludicidade, compreensão leitora e aprendizagem. Bakhtiniana, São Paulo, n. 7, n. 1, p. 4-23, jan./jun. 2012.
ARRUDA, S.M. UENO, M.H. DIAS, V.S. Da aprendizagem significativa à
aprendizagem satisfatória na educação em ciências. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21: p. 194-223, ago. 2004
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 261-306.
BAKHTIN, M. VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1997.
CATERALL, M. MACLARAN, P. Focus group data and qualitative analysis programs:coding the moving picture as well as the snapshots. Sociological Research Online, v. 2, n.1, mar. 1997.
CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo:Cortez, 2005.
CAMPOS, L. M. L. et al. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino. São Paulo, p. 35-48, 2003.
DIAS, C.A. Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Informação & Sociedade. João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 1-12, 2000.
ENRIZ, N. Antropología y juego: apuntes para la reflexión. Cuadernos de
Antropología Social Nº 34, 2011.
FONTOURA, T. R. O brincar e a educação infantil. Pátio: Educação Infantil. v. 1, n.3, p. 7-9, 2004.
GADAMER, H.G. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
GOMES, R. R. e FRIEDRICH, M.A. Contribuições dos jogos didáticos na
aprendizagem de conteúdos de Ciências e biologia. In: ANAIS EREBIO I. 389-392, 2001, Rio de Janeiro. Resumo ampliado.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo:
Perspectiva, 1971.
KISHIMOTO, T.M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1996.
KRASILCHIK, M. A formação de professores no ensino médio. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. v. 60, São Paulo, [2009]. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/livro/60ra/textos/MR-MyriamKrasilchik.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2015.
MOREIRA, M.A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implicação em sala de aula. Brasília: Ed. UnB, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista Formação e Prática Docente, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/