ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA: POR UMA DIVERSIDADE METODÓLOGICA SUSTENTÁVEL.
Palavras-chave:
ensino de Biologia, alfabetização científica, educação significativaResumo
Essa pesquisa se trata de um relato de experiência no curso de formação de professores de Ciências Biológicas. O objetivo é formar e capacitar professores de ciências e biologia com uma prática de ensino mais sustentável e crítico-reflexiva. A fundamentação teóricometodológica é a pedagogia critico-reflexiva de autores referenciais como Krasilchik (2005) e Chassot (2016). A análise parcial de resultados revela avanços e limitações quanto a formação de uma classe de licenciandos plenamente apta a assumir sua tarefa de lecionar no ensino básico por conta de dificuldades de assimilação de todas as discussões sobre ensino científico significativo para um aprimoramento mais satisfatório e sustentável da aprendizagem de ciências e de biologia.Referências
AXT, R. O Papel da Experimentação no Ensino de Ciências. In MOREIRA, M.
A. & AXT, R. Tópicos em Ensino de Ciências. P.79-90, Editora Sagra,
Porto Alegre, 1991.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BIZZO, N. Orientações gerais para a prática do professor. In BIZZO, N. Ciências: Fácil ou Difícil. Editora Ática. São Paulo. p. 65 a 89, 2007
BEJARANO, N.R. e CARVALHO, A M. P Tornando-se professor de ciências: crenças e conflitos.In: Revista Ciência e Educação. 9(1) p.1–16, 2003.
BEHRENS, M. A. e ZEM, R. A. M. S. Metodologia de Projetos: O processo de
Aprender a Aprender. In TORRES, P. L. (Org.). Algumas vias para Entretecer
o Pensar e o Agir. Curitiba: SENAR-PR, 2007.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de Professores de Ciências. São Paulo:Cortez, 2003.
Chassot, A. Alfabetização científica e cidadania. In: Chassot, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7ª ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ,p. 344,2016
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências:
Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
EL-HANI, C. N. Notas sobre o ensino de história e filosofia da ciência na educação científica de nível superior. In: SILVA, C. C. Estudo de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, p. 3-21, 2006.
Ferraz,D.F & Terrazzan,E.A Uso espontâneo de Analogias por professores de Biologia e o uso sistematizado de analogias: que relações? Rev. Ciência & Educação, v.9, n.2, p.213-227, 2003.
FOUREZ, G. Crise no ensino de ciências? Revista Investigações em Ensino de Ciências. V. 8, n. 2. p. 109 a 123. 2003.
GIL, Pérez, D.; Fernandez,I.; Carrascoça,J.; Cachapuz, A. e Praia, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Rev. Ciência e Educação 7 (2): 125-153. 2001
GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed. 1997 Izquierdo, M; Sanmartí, N. y Espinet, M. Fundamentación y diseño de las prácticas escolares de ciencias experimentales. Enseñanza de las ciencias, 17(1):45-59., 1999.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4ª ed. São Paulo:Edusp Universidade de São Paulo, 2005
Laburú, C.E.; Arruda, S.M.; Nardi, R. Pluralismo metodológico no
ensino de Ciências. In: R.Gadelha (Ed.), Ciência & Educação. Programa de PósGraduação em Educação para a Ciência (pp. 247-260). Bauru: UNESP,2003.
MARANDINO, M. et al. (org). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores
em disputa. Niterói: Eduff, 208 p.,2005
MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p.164-214, 1995.
Moscovici, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes. 2003.
MOREIRA, M. A. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Revista Galáico Portuguesa de Sócio-Pedagogia e Sócio-Linguística, Pontevedra/Galícia/Espanha e Braga/Portugal, N° 23 a 28: 87-95, 1988. Revisado em 2012. Disponível em:http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf (acesso em 09/08/16).
MORTIMER, E. F. Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de
Ciências. Editora UFMG, Belo Horizonte, 2000.
NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. (orgs). Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e Matemática: o novo Ensino Médio. Porto Alegre: Sulina, 2004.
PEDRANCINI, V. D.; CORAZZA-NUNES, M. J.; GALUCH, M. T. B.; MOREIRA, A. L. O .
R.; RIBEIRO, A. C. Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Electrônica de Enseñanza de lãs Ciências. Vol. 6, n. 2, p. 299-309, 2007.
PIMENTA, S.G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Pimenta,S.G. (org). Saberes Pedagógicos e atividade docente. São Paulo. Cortez, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista Formação e Prática Docente, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/