ATIVIDADES DO PIBID/UFRJ – FÍSICA NO COLEGIO PEDRO II. ESTUDANTES, LICENCIANDO E PROFESSORES VALORIZANDO O ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Sandro Soares Fernandes UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Deise Miranda Vianna UFRJ - Instituto de Física
  • Felipe Moreira Correia UFRJ - Instituto de Física
  • Aline Guilerme Pimentel UFRJ - Instituto de Física

Palavras-chave:

Atividades Investigativas, Ensino de Física, PIBID/UFRJ

Resumo

Neste trabalho apresentaremos algumas propostas didáticas, para o ensino de Física, desenvolvidas pelo subprojeto PIBID/FÍSICA – UFRJ e quem vêm sendo aplicadas, com sucesso, no Colégio Pedro II. Com essas propostas proporcionamos aos licenciandos uma formação com maior participação na sala de aula, além de contribuir com a formação continuada dos professores supervisores e com uma maior aproximação entre universidade e escola pelos professores orientadores. A atuação dos monitores ocorre em conjunto com os supervisores, em horário regular de aula e com atividades ocorrendo de forma integrada com a grade curricular do colégio. Os roteiros aqui apresentados foram aplicados em turmas do segundo ano do ensino médio e durante a aplicação das atividades, dados foram coletados para futuras análises dos discursos dos alunos, visando verificar se as atividades têm atingido os objetivos desejados.

Referências

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Publicado

2016-09-12

Edição

Seção

Relatos de Experiência