ATIVIDADES DO PIBID/UFRJ – FÍSICA NO COLEGIO PEDRO II. ESTUDANTES, LICENCIANDO E PROFESSORES VALORIZANDO O ENSINO DE FÍSICA
Palavras-chave:
Atividades Investigativas, Ensino de Física, PIBID/UFRJResumo
Neste trabalho apresentaremos algumas propostas didáticas, para o ensino de Física, desenvolvidas pelo subprojeto PIBID/FÍSICA – UFRJ e quem vêm sendo aplicadas, com sucesso, no Colégio Pedro II. Com essas propostas proporcionamos aos licenciandos uma formação com maior participação na sala de aula, além de contribuir com a formação continuada dos professores supervisores e com uma maior aproximação entre universidade e escola pelos professores orientadores. A atuação dos monitores ocorre em conjunto com os supervisores, em horário regular de aula e com atividades ocorrendo de forma integrada com a grade curricular do colégio. Os roteiros aqui apresentados foram aplicados em turmas do segundo ano do ensino médio e durante a aplicação das atividades, dados foram coletados para futuras análises dos discursos dos alunos, visando verificar se as atividades têm atingido os objetivos desejados.
Referências
AIKENHEAD, G. S. What is STS science teaching? In: SOLOMON, J., AIKENHEAD, G. STS (1994) education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, p.47-59.
FERNANDES, S.S; VIANNA, D.M. Da arca de Noé à Enterprise: uma atividade
investigativa envolvendo sistema métrico (2012).acesso: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol12/Num2/a05.pdf
PCN+ Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciência da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, 2002 - Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acessado em: 09 abr. 2015.
ROBERTS, D. A (1991). What counts as science education? In: FENSHAM, P., J. (Ed.) Development and dilemmas in science education. Barcombe: The Falmer Press, p.27-55.
SANTOS, W.L.P. e MORTINER, E.F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T- S (Ciência-Tecnologia- Sociedade) no contexto da educação brasileira In: Ensaio. Belo Horizonte. V.2 N. 2 UFMG: 2002 p.1-23.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista Formação e Prática Docente, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/