FORMAÇÃO DE LICENCIADOS EM FÍSICA PELO PIBID/UFRJ E SUA ATUAÇÃO NO IFRJ-NILÓPOLIS

Autores

  • Almir Guedes dos Santos UFRJ - Instituto de Física
  • Vitorvani Soares UFRJ - Instituto de Física
  • David Henrique da Silva Araújo UFRJ - Instituto de Física
  • Diego Figueiredo Rodrigues UFRJ - Instituto de Física
  • Tarcísio Lima da Cruz UFRJ - Instituto de Física

Palavras-chave:

PIBID, formação de professores, ensino de Física

Resumo

O principal objetivo do subprojeto Física do PIBID/UFRJ é a melhoria da formação de licenciandos mediante sua participação junto com os professores supervisores na elaboração e aplicação de materiais didáticos inovadores e oferecer-lhes condições de vivenciar diferentes situações da realidade escolar no nível médio. Apresentamos neste artigo diferentes aspectos do PIBID/UFRJ-Física e, em particular, descrevemos a sua atuação no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)-Nilópolis por intermédio das diferentes atividades didáticas desenvolvidas nesta escola e compostas por várias abordagens e metodologias de ensino como, por exemplo: a história da Física; o emprego de experimentos; a inter-relação entre Ciência-Tecnologia-Sociedade; a Ciência e a Arte; e a Física Moderna e Contemporânea.

Referências

ABIB, M.L.V.S. A pesquisa em ensino de Física e a sala de aula: articulações

necessárias na formação de professores. In: GARCIA, N. et al. (Org.). A pesquisa em ensino de física e a sala de aula: articulações necessárias. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2010, p. 227-238.

CRUZ, T.L. et al. PIBID/UFRJ da física em sala de aula: Atividade de história do eletromagnetismo. In: Sociedade Brasileira de Física. Anais do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, UFU, Uberlândia, MG, 2015. Disponível em: www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T0644-1.pdf. Acesso em julho de 2016.

JESUS, L.R. et al. PIBID/UFRJ na sala de aula: Experimentos de introdução ao magnetismo. In: Sociedade Brasileira de Física. Anais do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, UFU, Uberlândia, MG, 2015. Disponível em:

www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T0329-1.pdf. Acesso em julho de 2016.

JORDÃO, R. A pesquisa-ação na formação inicial de professores: elementos para a reflexão. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED.

GT: Formação de Professores, n. 8, p. 3, 2004. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/t0816.pdf. Acesso em julho de 2016.

LABURÚ, C.E., ARRUDA, S.M. e NARDI, R. Pluralismo Metodológico no Ensino de Ciências, Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 247-260, 2003.

LONGUINI, M. e NARDI, R. A prática reflexiva na formação inicial de professores de Física: análise de uma experiência. In: NARDI, R., BASTOS, F. e DINIZ, R. (Org.)

Pesquisas em ensino de ciências: contribuições para a formação de professores. 5a edição. São Paulo: Escrituras, 2004, p.195-212 (Educação para a ciência).

MOREIRA, M.A. Ensino de Física no Brasil: Retrospectivas e Perspectivas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 22, n. 1, p.94-99, 2000.

RODRIGUES, D.F. et al. Experimentos de óptica geométrica para aulas de ensino médio pelo PIBID/UFRJ. In: Sociedade Brasileira de Física. Anais do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, UFU, Uberlândia, MG, 2015. Disponível em: www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T0315-1.pdf. Acesso em julho 2016.

SANTOS, A.G. et al. Atividades experimentais na formação de licenciandos em Física pelo PIBID/UFRJ. In: Sociedade Brasileira de Física. Anais do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, São Paulo, SP, 2013a. Disponível em:

www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xx/sys/resumos/T0068-2.pdf. Acesso

em:26/07/2016.

SANTOS, A.G. et al. Formação de professores de Física pelo PIBID/UFRJ e sua atuação em uma escola pública estadual. In: Anais da XI Conferencia Interamericana sobre Enseñanza de la Física, Guayaquil, Ecuador, 2013b. Disponível em: www.if.ufrj.br/~pef/producao_academica/anais/2013_almir_3.pdf. Acesso em julho de 2016.

SOARES, V. et al. Experimentos desenvolvidos pelo PIBID/UFRJ e dinâmica em sala de aula. Roteiros didáticos de oficina oferecida no XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, Uberlândia, MG, 2015. Disponível em:

www.if.ufrj.br/~pef/producao_academica/material_didatico/2015/booklet_PIBID_UFRJ_XXI_SNEF.pdf. Acesso em julho de 2016.

SOUSA, J.J.F. et al. O licenciando em física e a escola básica no contexto do

PIBID/CAPES em execução na UFRJ. In: Sociedade Brasileira de Física. Anais do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, Manaus, AM, 2011. Disponível em: www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0510-2.pdf. Acesso em julho de 2016.

SOUSA, J.J.F., VIANNA, D.M., MOREIRA, L.F. O subprojeto Física do PIBID/UFRJ: a atuação em sala de aula. In: Sociedade brasileira de Física. Anais do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, São Paulo, SP, 2013a. Disponível em: www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xx/sys/resumos/T0443-1.pdf. Acesso em julho de 2016).

SOUSA, J.J.F. et al. Atividades experimentais no âmbito do PIBID/UFRJ-Física. Roteiros didáticos de oficina oferecida no XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, São Paulo, SP, 2013b. Disponível em: www.if.ufrj.br/~pef/producao_academica/material_didatico/2013/atividades_pibid_ufrj_fisica.pdf. Acesso em julho de 2016.

VIANNA. D.M. A relação entre a pesquisa, a sala de aula e a formação de professores. In: GARCIA, N., et al. (Org.). A pesquisa em ensino de física e a sala de aula: articulações necessárias. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2010, p. 85-93.

Downloads

Publicado

2016-09-12

Edição

Seção

Relatos de Experiência