A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS
Palavras-chave:
educação ambiental, formação docente, prática docente.Resumo
A partir da segunda metade do século XX a “crise ambiental” torna-se latente e agrava-se cada vez mais. A educação ambiental crítica emerge em meio a essa crise, questionando as formas de produção dos conhecimentos científicos, as formas de produção e consumo, e propondo futuros desejáveis, com justiça social e equilíbrio ambiental. Desde a década de 1990, a educação brasileira, a educação ambiental e a formação dos professores sofreram profundas mudanças, porém os avanços teóricos e legais não se materializam nas práticas pedagógicas de educação ambiental. O artigo descreve a relevância da educação ambiental no curso de Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos, desde a concepção do Projeto Político-Pedagógico até o cotidiano por meio dos Grupos de Estudos Independentes (GEI) em Educação Ambiental.Referências
ANDRADE, Ana Maria de. Carta de uma árvore. 1.ed. Niterói: Kimera Publicações, 2017.
BELLINGHAUSEN. Ingrid Biesemeyer. O Mundinho. São Paulo: DCL, 2008.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
BRASIL. Lei n° 9.394 Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Brasília: MEC/SEF, 1997a.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997b.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997c.
BRASIL. Lei n° 9.795 Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, 1999a.
BRASIL. Decreto n° 3.276 Dispõe sobre a formação em nível superior de professores para atuar na educação básica, e dá outras providências. Brasília, 1999b.
BRASIL. Resolução CNE/CP 1 de 18 de fevereiro de 2020 Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: CNE, 2002.
BRASIL. Conselho nacional de educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Pedagogia. 13 de Dezembro de 2005.
BRASIL. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012 Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: MEC, 2012.
BRASIL.Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 02/2015, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Brasília: MEC, 2015.
CHARNER, Kathy. Nosso Planeta Verde: 100 ótimas propostas para trabalhar na educação infantil. Trad. Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Penso, 2012.
DIAS, Genebaldo. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9ª ed. São Paulo: Gaia, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 7.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
GALLO, S. Transversalidade e meio ambiente. Ciclo de Palestras sobre Meio Ambiente – Programa Conheça A Educação do Cibec/Inep – MEC, 2001.
GUIMARÃES, Mauro. Educação ambiental: no consenso um embate? 5 ed. Campinas: Papirus, 2007.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.
____. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 18ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
LAYRARGUES, Philippe; LIMA, Gustavo. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Revista Ambiente & Sociedade. São Paulo v. XVII, n. 1 jan.-mar, 2014.
LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. 4ª ed. revista. São Paulo: Cortez, 2007.
LOUREIRO, Carlos F. B. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. 4ª ed. – São Paulo: Cortez, 2012.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.
PEREIRA, Luiz Antônio. Projeto de Educação Ambiental: um mundo melhor começa na escola. In: Anais do 14º Encuentro de Geógrafos de América Latina. Lima: Peru, 2013.
PEREIRA, Luiz Antônio. Agenda 21 escolar: transformando o cotidiano e a leitura do mundo. In: Anais do 16º Encuentro de Geógrafos de América Latina. La Paz: Bolívia, 2017.
PEREIRA, Luiz Antônio. Educação Ambiental: por justiça social e equilíbrio ambiental. In: PEREIRA, Luiz Antônio; CABRAL, George; ESPINOSA, Maria Teresinha (orgs.). Formação docente e práticas pedagógicas. Teresópolis: Editora UNIFESO (Coleção FESO – Produções Técnicas), 2018.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. 2 ed. Revista e ampliada – São Paulo: Brasiliense, 2009.
ROCHA, Ruth, ROTH, Otávio. Azul e lindo planeta Terra, nossa casa. São Paulo: Salamandra, 2008.
SANT ‘ANNA, Eliana, TSCHOEPE, Monika Beatriz. O futuro que queremos depende das atitudes que tomamos hoje. Caderno do professor. Fundação Arcelor Mittal Brasil. 2013.
SILVA, Tomaz Tadeu. Teorias do currículo: uma introdução crítica. Porto: Porto Editora, 2000.
TOZONI-REIS, M. F. de C. Educação ambiental: natureza, razão e história. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
VIEIRA, Andrée de Ridder (2006). Caderno de Educação Ambiental – Livro de Atividades da WWF. Disponível em: https://www.wwf.org.br/informacoes/bliblioteca/publicacoes_educa cao_ambiental/?2986 - acesso em: 25 de set. 2019.
VON ZUBEN, Fernando (coord. geral). Meio Ambiente, Cidadania e Educação. Caderno do Professor. 5.ed. Tetra Pak. 2006.
Sites pesquisados
NAÇÕES UNIDAS NEWS. Especialistas da ONU colocam crise de água entre os maiores riscos globais (22/03/2018). Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2018/03/1615411 - acesso em: 10 ago. 2020.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. ONU pede mudança nos padrões de consumo para evitar seca e desertificação (15/06/2018). Disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-pede-mudanca-nos-padroes-de-consumo-para-evitar-seca-e-desertificacao/- acesso em: 10 ago. 2020.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Relatório da ONU mostra que 1 milhão de espécies de animais e plantas enfrentam risco de extinção (08/05/2019). Disponível em: https://nacoesunidas.org/relatorio-da-onu-mostra-que-1-milhao-de-especies-de-animais-e-plantas-enfrentam-risco-de-extincao/ - acesso em: 10 ago. 2020.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. É necessário combater poluição do ar para salvar vidas e o planeta, diz chefe da ONU (05/06/2019). Disponível em: https://nacoesunidas.org/e-necessario-combater-poluicao-do-ar-para-salvar-vidas-e-o-planeta-diz-chefe-da-onu/ - acesso em: 10 ago. 2020.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Banco Mundial: quase metade da população global vive abaixo da linha da pobreza (17/10/2018). Disponível em: https://nacoesunidas.org/banco-mundial-quase-metade-da-populacao-global-vive-abaixo-da-linha-da-pobreza/ - acesso em: 10 ago. 2020.
NAÇÕES UNIDAS NEWS. Desigualdade sobe para mais de 70% da população global, mas pode ser combatida (21/01/2020). Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2020/01/1701331 - acesso em: 10 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista Formação e Prática Docente, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/