A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS

Autores

  • Maria Terezinha Espinosa de Oliveira Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC)
  • Gicele Faissal de Carvalho UNIFESO
  • Luiz Antônio de Souza Pereira UNIFESO

Palavras-chave:

educação ambiental, formação docente, prática docente.

Resumo

A partir da segunda metade do século XX a “crise ambiental” torna-se latente e agrava-se cada vez mais. A educação ambiental crítica emerge em meio a essa crise, questionando as formas de produção dos conhecimentos científicos, as formas de produção e consumo, e propondo futuros desejáveis, com justiça social e equilíbrio ambiental. Desde a década de 1990, a educação brasileira, a educação ambiental e a formação dos professores sofreram profundas mudanças, porém os avanços teóricos e legais não se materializam nas práticas pedagógicas de educação ambiental. O artigo descreve a relevância da educação ambiental no curso de Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos, desde a concepção do Projeto Político-Pedagógico até o cotidiano por meio dos Grupos de Estudos Independentes (GEI) em Educação Ambiental.

Biografia do Autor

Maria Terezinha Espinosa de Oliveira, Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC)

Doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2009 e 1989, respectivamente) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1976) e mestrado em Educação pela UFF. Atuou como professora titular e coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO entre 2000 e 2019. Atualmente é professora 1 do Ensino Superior da FAETEC/RJ, assumindo a direção do CETEP-FAETEC/Teresópolis de dezembro de 2019 até junho 2021 e a partir dessa data na função de orientadora educacional. Tem experiência na área de Educação, em todos os níveis da Educação Básica, com experiência na docência, na coordenação do trabalho pedagógico, orientação educacional e na gestão educacional. No âmbito da pesquisa tem desenvolvido estudos nos campos do planejamento educacional, formação de professores, saúde escolar e educação do campo. Dedica-se ao campo dos estudos com crianças, com foco na perspectiva teórico metodológica fundada nos estudos do cotidiano. Atuou de 2012 a 2018 como coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UNIFESO, vinculado à CAPES. Nos estudos das crianças e das infâncias publicou livros e artigos a partir das pesquisas desenvolvidas. Na formação de professores tem desenvolvido estudos e publicado trabalhos sobre práticas inovadoras na formação inicial de docentes da educação básica.

Gicele Faissal de Carvalho, UNIFESO

Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente pelo Centro Universitário Plínio Leite (2009), especialista em Tecnologias da Informação em Educação  (2019) e Educação Infantil (2004) pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO (2001). Professora do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Participou de diversos cursos, programas, pesquisas, capacitações, eventos, bancas de monografias e orientações de monografias. Possui vasta experiência na área da Educação.

Luiz Antônio de Souza Pereira, UNIFESO

Doutor e mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense - UFF na área de concentração Ordenamento Territorial e Ambiental, na linha Ordenamento Urbano-Regional (2014 e 2008, respectivamente). Especialista em Planejamento e Uso do Solo Urbano pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional ? IPPUR de Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2005). Bacharel e licenciatura plena em Geografia pela UFRJ (2005). Bolsista do CNPq de Iniciação Científica (2002-2005) e Apoio Técnico à Pesquisa (2005-2006), no Observatório Imobiliário e de Políticas do Solo - OIPSOLO/IPPUR/UFRJ, com participação em mais de uma dezena de pesquisas sobre a mobilidade residencial e o mercado imobiliário formal e informal (nas escalas latino-americana, nacional e local). Pesquisas nas áreas Geografia Urbana, Ensino de Geografia e Educação Ambiental. Professor de Geografia na educação básica no Governo do Estado do Rio de Janeiro (desde 2007) e na Prefeitura Municipal de Petrópolis - RJ (desde 2010). Docente no ensino superior no Centro Universitário Serra dos Órgãos ? UNIFESO (desde 2008). Coordenador dos projetos de extensão da Sala Verde UNIFESO.

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Publicado

2023-05-30