Autores
-
Katiuscia C. Vargas Antunes
UFJF
Resumo
Tratar da inclusão educacional de pessoas com deficiência não é propriamente um tema novo no cenário brasileiro. Entretanto, tratar da inclusão desses sujeitos no Ensino Superior é um tema que entrou em pauta no âmbito das pesquisas e políticas educacionais mais recentemente. A trajetória de escolarização das pessoas com deficiência no Brasil, marcada fortemente pela repetência e abandono escolar, impedia, em muitos casos, que essas pessoas acessassem níveis mais elevados de ensino. Para além, o preconceito em relação às pessoas com deficiência, materializado nos discursos e atitudes capacitistas, reproduziu a ideia equivocada de que a universidade não era lugar dessas pessoas. Pela tradição elitista e excludente do Ensino Superior brasileiro, muitos grupos historicamente marginalizados tiveram seus direitos educacionais limitados.
DOI: 10.29327/2442042.1.6-1
Biografia do Autor
Katiuscia C. Vargas Antunes, UFJF
Possui Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e Mestrado em Educação pela mesma Universidade. Concluiu a Licenciatura e o Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Ensino de Sociologia e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Educação Especial, diversidade. Atuou na docência de Sociologia na Educação Básica. Foi Diretora Adjunta do Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, escola pública estadual de Teresópolis/ Rio de Janeiro. Ocupou o cargo de Diretora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão no Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO/Teresópolis, onde atuou, também, como professora titular do Curso de Graduação em Pedagogia. Atualmente é professora do Departamento de Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e coordenadora e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pequisas em Educação e Diversidade - NEPED/UFJF. Integra, ainda, o grupo de Pesquisa Educação Inclusiva, vinculado ao programa de Pós-graduação da UERJ - PROPed/UERJ, como pesquisadora colaboradora. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPE.
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista Formação e Prática Docente, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/