INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: ACESSO PERMANÊNCIA E PARTICIPAÇÃO

Autores

  • Katiuscia C. Vargas Antunes UFJF

Resumo

Tratar da inclusão educacional de pessoas com deficiência não é propriamente um tema novo no cenário brasileiro. Entretanto, tratar da inclusão desses sujeitos no Ensino Superior é um tema que entrou em pauta no âmbito das pesquisas e políticas educacionais mais recentemente. A trajetória de escolarização das pessoas com deficiência no Brasil, marcada fortemente pela repetência e abandono escolar, impedia, em muitos casos, que essas pessoas acessassem níveis mais elevados de ensino. Para além, o preconceito em relação às pessoas com deficiência, materializado nos discursos e atitudes capacitistas, reproduziu a ideia equivocada de que a universidade não era lugar dessas pessoas. Pela tradição elitista e excludente do Ensino Superior brasileiro, muitos grupos historicamente marginalizados tiveram seus direitos educacionais limitados.

Biografia do Autor

Katiuscia C. Vargas Antunes, UFJF

Possui Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e Mestrado em Educação pela mesma Universidade. Concluiu a Licenciatura e o Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Ensino de Sociologia e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Educação Especial, diversidade. Atuou na docência de Sociologia na Educação Básica. Foi Diretora Adjunta do Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, escola pública estadual de Teresópolis/ Rio de Janeiro. Ocupou o cargo de Diretora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão no Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO/Teresópolis, onde atuou, também, como professora titular do Curso de Graduação em Pedagogia. Atualmente é professora do Departamento de Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e coordenadora e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pequisas em Educação e Diversidade - NEPED/UFJF. Integra, ainda, o grupo de Pesquisa Educação Inclusiva, vinculado ao programa de Pós-graduação da UERJ - PROPed/UERJ, como pesquisadora colaboradora. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPE.

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Publicado

2024-09-09