(AUTO)AVALIANDO UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA/COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ENQUANTO POSSIBILIDADE MÍDIA-EDUCATIVA

Autores

  • André Magno Gomes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Marcio Romeu Ribas de Oliveira Docente do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-2629-920X

Resumo

Este artigo objetiva apontar contribuições propiciadas por uma formação continuada em serviço para/com professores de Educação Física sobre a inclusão das Tecnologias Digitais (TD) enquanto possibilidade mídia-educativa, a partir de um processo de (auto)avaliação. Utilizou-se dos procedimentos das pesquisas colaborativas (Ibiapina, 2008) e da narração reflexiva (Colombo, 2002) para subsidiar a construção dos resultados e discussões os quais aparem no formato de tópicos-narrativas. Em síntese, como resultado dessa (auto)avaliação, a formação continuada permitiu que o objeto de estudo do professor-pesquisador e dos professores participantes pudesse ser vivenciando numa práxis concentra, conforme a realidade de mundo de cada colaborador.

Palavras-chave: Formação continuada; tecnologia digital (TD); mídia-educação; Pesquisa colaborativa.

Biografia do Autor

André Magno Gomes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Licenciado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Campus- Sousa. Especialista em Educação Física Escolar. Especialista em Docência do Ensino Superior. Mestrado acadêmico pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Participou do projeto de extensão: liga de combate à obesidade infantil e do projeto de extensão MoviMente. Atuou na área escolar pelo Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência (PIBID) e na Residência Pedagógica durante os períodos de 2018 a 2019, também foi supervisor do PIBID entre os anos de 2022 a 2023. Foi presidente do conselho escolar durante os anos de 2021 a 2023. Tem como objeto de estudo as seguintes temáticas: I) formação Inicial e Continuada; II) Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação e na Educação Física. Atualmente, professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Jaboatão dos Guararapes. ORCID: https://orcid.org/0009-0006-3188-447X

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Publicado

2025-09-09