GUILHERME MATEUS REZENDE MAURICIO: MÃO HUMANA OU MÃO DE MÁQUINA? A TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NAS AULAS DAS CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
Resumo
Desde o meu ingresso no UNIFESO, no curso de Ciências da Computação, tive o apoio da instituição concedendo-me um ledor, através do Núcleo de apoio ao estudante e acessibilidade – NAPPA, que colabora para a inclusão de pessoas com deficiência, visto este campo ser tão diverso, e, portanto, com múltiplas necessidades. Sendo assim, defini como tema do meu trabalho de conclusão de curso, apresentar a “Teconologia assistiva como recurso para a inclusão da pessoa com deficiência”, visto que, durante toda a minha trajetória no ensino superior, além do respeito e acolhimento da instituição com a minha deficiência, o ledor que me acompanhou, adaptou um mouse para que eu pudesse utilizar com mais facilidade, o computador em casa. Para o entendimento da relação entre a tecnologia assistiva e a inclusão, é necessário conceituar este movimento inclusivo mundial, que tem seu início com a Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada pela ONU em 10 de dezembro de 1948 que conforme seu artigo 1º, garante a todas as pessoas igualdade de direitos e liberdades independente de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política, nacionalidade, grupo social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição. Este processo em busca de uma sociedade mais igualitária vem caminhando de forma lenta e gradual e tem na Declaração de Salamanca, conferência mundial patrocinada pela UNESCO em 1994 na Espanha, seu marco mais recente com a definição de direitos e propostas para ação na educação inclusiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista Formação e Prática Docente, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/