EXPERIMENTOS COM LENTES ESFÉRICAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A FÍSICA DE NÍVEL MÉDIO

Autores

  • Diego Figueiredo Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Almir Guedes dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
  • Vitorvani Soares Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Ensino de Física, lentes esféricas, materiais didáticos, formação de professores, experimentos

Resumo

Esta atividade foi concebida, elaborada e aplicada no campus Nilópolis do Instituto Federal do Rio de Janeiro no âmbito do subprojeto PIBID/UFRJ-Física. Neste trabalho serão apresentados experimentos didáticos lentes esféricas com enfoque na óptica geométrica, que foram aplicados em uma turma de quarto período do ensino médio técnico em Controle Ambiental no horário regular de suas aulas em um dos laboratórios de ensino de Física do campus. Seu objetivo foi mostrar aos discentes conceitos básicos relacionados às formações de imagens em lentes esféricas, abordando sob quais condições e como as mesmas ocorrem. Para tal, foram introduzidos quatro experimentos na atividade (roteiro didático está no apêndice), a saber: o primeiro pretendia fazer os estudantes descobrirem o ponto focal e a distância focal em lentes convergentes e divergentes; o segundo e o terceiro exploravam a formação de imagens em lentes convergentes, sendo o segundo geometricamente e o terceiro algebricamente; o quarto abordava um microscópio caseiro construído basicamente com laser, seringa e água. Os alunos puderam, então, compreender melhor conceitos fundamentais relativos à formação e às características das imagens em lentes esféricas, possibilitando-lhe aumentar o interesse e a construção de noções e entendimentos para consolidar os conhecimentos pertinentes nas aulas teóricas expositivas posteriores.

Referências

ARAÚJO, M.S.T. e ABIB, M.L.V.S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, Junho, 2003.

BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Básica: Ministério da Educação, 2002.

PLANINSIC, G. Water-Drop Projector. The Physics Teacher, vol 39, p.18-21, February 2001.

POZO, J.I., GÓMEZ, C.M.A. Aprender y Enseñar Ciencia, ediciones Morata, S.L., Madrid, 1998.

RIBEIRO, J.L.P. e VERDEAUX, M.F.S. Atividades experimentais no ensino de óptica: uma revisão. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 4, 4403, Dezembro 2012.

RIBEIRO, J.L.P. e VERDEAUX, M.F.S. Uma investigação da influência da reconceitualização das atividades experimentais demonstrativas no ensino da óptica no ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 2, p. 239-262, Dezembro 2013.

SANTOS, A.G., SOARES, V., ARAÚJO, D.H.S., RODRIGUES, D.F., CRUZ, T.L. Formação de licenciandos em Física pelo PIBID/UFRJ-Física e sua atuação no IFRJ-Nilópolis. Revista Formação e Prática Docente, Rio de janeiro, n.1, Setembro 2016. http://revistasunifeso.filoinfo.net/index.php/revistaformacaoepraticaunifeso/article/view/352. Data de acesso: 06/02/2017.

SANTOS, A.G., SOARES, V., CRUZ, T.L., RODRIGUES, D.F. LITERATURA DE CORDEL, ISAAC NEWTON E LUZ: PROPOSTA DE ENSINO PARA UMA AULA DE ÓPTICA GEOMÉTRICA. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, São Paulo, 2017.

SANTOS, A.G., SOUSA, J.J.S., VIANNA, D.M., MOREIRA, L.M. Atividades Experimentais na Formação dos Licenciandos em Física Pelo PIBID/UFRJ. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, São Paulo, 2013a.

SANTOS, A.G., SOUSA, J.J.S., VIANNA, D.M., MOREIRA, L.M., JESUS, L.R., ALVES, V.A., SILVA, J.C.G. Formação de Professores de Física pelo PIBID/UFRJ e sua Atuação em uma Escola Pública Estadual. XI Conferência Interamericana sobre Enseñanza de la Física. Ecuador, 2013b.

SANTOS, W.L.P. e MORTIMER, E.F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Minas Gerais, v.2, n.2, Dezembro 2002. http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/21. Data de acesso: 10/02/2017.

SOUSA, J.J.F., VIANNA, D.M., MOREIRA, L.F., BARROS, S.S., SANTOS,

A.G., DIAS, M.A. e CHAGAS, S.M.A. O Licenciando em Física e a Escola Básica no contexto do PIBID/CAPES em execução na UFRJ. XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, Manaus, 2011.

SOUSA, J.J.F., VIANNA, D.M., MOREIRA, L. O Subprojeto Física do PIBID/UFRJ: A Atuação em Sala de Aula. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, São Paulo, 2013.

VIANNA, D.M., BUSTAMANTE, J.D., ALEIZANDRE, M.P.J. E quando os ímãs se rompem... XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, Curitiba, 2003.

Downloads

Publicado

2019-05-23

Edição

Seção

Relatos de Experiência