PRÁTICAS INOVADORAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: DIVERSIDADE NA ADVERSIDADE
Palavras-chave:
Aula prática, ensino de Ciências, prática docente.Resumo
Ensinar e aprender Biologia numa era, onde ciência e tecnologia estabelecem uma relação bem estreita, se torna um grande desafio. Para tanto, esta pesquisa estabelece como principal objetivo investigar as abordagens e estratégias práticas em metodologias alternativas no ensino de Ciências e Biologia, em uma escola da rede estadual de ensino do município de Teresópolis/RJ. Identificamos por meio de observação alguns obstáculos para a realização de aulas práticas e apresentamos alternativas para a realização das mesmas. Uma vez que, os alunos sujeitos da pesquisa, emitiram um juízo de valor quanto sua própria participação, afirmando que o comportamento, o envolvimento e a assimilação do conteúdo eram melhores, quando dado a partir de uma aula prática.
Referências
ALVAREZ, M. A. Modelo de análise do papel das aulas práticas no ensino de bioquímica. 2002. 299f. Tese (Doutorado em Ciências) Instituto de Química, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400005>. Acesso em: 01 out. 2016.
ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciênc. educ, vol.17, n.4, p.835-854, 2011. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400005>. Acesso em: 13 set. 2016.
BOGDAN, R. BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora, 1994. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/17348694/investigacao-qualitativa---bogdan-e-biklen>. Acesso em: 04 jul 2016.
BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino em Física. Florianópolis, v.19, n.3, p.291-313, 2002. Disponível em < file:///C:/Users/Carolina/Downloads/9896-29496-1-PB.pdf>. Acesso: 02 ago. 2016.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso 11 jun. 2016.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1998. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf>. Acesso em: 13 set. 2016.
CANAVARRO, J. Ciência e sociedade. Coimbra: Quarteto, 1999. IN: NARDI, R. ALMEIDA, M. J. P. M. Formação da área de ensino de ciências: memórias de pesquisadores no Brasil. Trabalho apresentado no II Encontro Iberoamericano sobre Investigação Básica em Educação em Ciências, Burgos, Espanha, set. 2004. Disponível em <https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/viewFile/2300/1699>. Acesso em: 12 jul. 2016.
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1997. IN: NASCIMENTO, F.; FERNANDES, H. L.; MENDONÇA, V. M. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. HISTEDBR On-line, Campinas, n.39, p. 225-249, set.2010. Disponível em <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/39/art14_39.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2016
DUCKWORTH, E. Como ter ideias maravilhosas e outros ensaios sobre como ensinar e aprender. Madri: Visor, 1994. IN: FURMAN, M. O ensino de Ciências no Ensino Fundamental: colocando as pedras fundacionais do pensamento científico. Sangari Brasil. São Paulo, out. 2009. Disponível em < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/is000002.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2016.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 19 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
_______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FROTA PESSOA, O. et al. Como ensinar Ciências. São Paulo: Nacional, 1987.
HUBNER, L. Para que serve ensinar Ciências? Revista Nova Escola, Ed. Abril. Maio 2014. Disponível em: < http://acervo.novaescola.org.br/gestao-escolar/palavra-de-especialista-ensinar-ciencias-737943.shtml >. Acessado em: 07 set 2016.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU/EDUSP, 1987.
______. Reformas e realidade: o caso do ensino de ciências, 2000. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9805.pdf>. Acesso em: 08 jul. 2016.
______. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
LIMA, M.E.C.C.; JÚNIOR, O.G.A.; BRAGA, S.A.M. Aprender ciências – um mundo de materiais. Belo Horizonte: Ed. UFMG. 1999. Disponível em <http://santoangelo.uri.br/erebiosul/anais/wp-content/uploads/2013/07/poster/13349_48_TAIZE_BORGES_SOUSA.pdf>. Acesso em: 01 out. 2016.
LONGO, W.P. Alguns impactos sociais do desenvolvimento científico e tecnológico. Datagramazero – revista de ciências da informação, vol. 8, n.1, fev. 2007. Disponível em <http://www.cgee.org.br/arquivos/cgee5anos.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2016.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas: Papirus, 2007.
MEC. Ensino Médio Inovador. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13439:ensino-medio-inovador>. Acesso em: 28 nov. 2016.
NASCIMENTO, F.; FERNANDES, H. L.; MENDONÇA, V. M. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais.
HISTEDBR On-line, Campinas, n.39, p. 225-249, set.2010. Disponível em <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/39/art14_39.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2016.
PEREIRA, C. J.E.; LIMA, J. R.; GALLÃO, M. I. Aulas práticas de biologia em uma escola pública do ensino médio no estado do Ceará: estudo de caso. Revista da SBEnBIO, nº 7. Disponível em < http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0552-1.pdf>. Acesso em: 20 set. 2016.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico - crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Autores Associados, 1997.
SILVA, R. M. G. & SCHNETZLER, R. P. Contribuições de um formador de área científica para a futura ação docente de licenciandos em Biologia. Rev. Bras. Pesq. Educ. Ciências, 2001. IN: GOEDERT, L. DELIZOICOV, N. C. ROSA, V.L. A formação de professores de biologia e a prática docente: o ensino de evolução. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Disponível em <http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL012.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2016.
SOARES, R.M.; BAIOTTO, C.R. Aulas práticas de biologia: suas aplicações e o contraponto desta prática. UNICRUS, vol.4. n. 2, 2015. Disponível em . Acesso em: 02 ago. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista Formação e Prática Docente, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/