PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO ESPACIAL E A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Adriana Avellar de Oliveira Medeiros UNIFESO e UCP

Palavras-chave:

desenvolvimento espacial, alfabetização cartografica, Educação, Geografia, alfabetização cartográfica e práticas pedagógicas.

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo sobre desenvolvimento espacial e alfabetização cartográfica, realizado junto aos educandos do 1° ciclo do Ensino Fundamental de duas escolas localizadas na cidade de Teresópolis – uma da rede pública de ensino e outra da rede privada de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O estudo utilizou práticas pedagógicas voltadas para o ensino de Geografia visando a compreensão do que é o espaço geográfico e de como tal conhecimento contribui na transformação da vida de cada educando, inclusive colaborando para o melhor entendimento de outras disciplinas, tais como Português, Matemática e História.

 

Biografia do Autor

Adriana Avellar de Oliveira Medeiros, UNIFESO e UCP

Pedagoga e Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional

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Publicado

2019-05-23