PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO ESPACIAL E A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS
Palavras-chave:
desenvolvimento espacial, alfabetização cartografica, Educação, Geografia, alfabetização cartográfica e práticas pedagógicas.Resumo
O presente trabalho apresenta um estudo sobre desenvolvimento espacial e alfabetização cartográfica, realizado junto aos educandos do 1° ciclo do Ensino Fundamental de duas escolas localizadas na cidade de Teresópolis – uma da rede pública de ensino e outra da rede privada de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O estudo utilizou práticas pedagógicas voltadas para o ensino de Geografia visando a compreensão do que é o espaço geográfico e de como tal conhecimento contribui na transformação da vida de cada educando, inclusive colaborando para o melhor entendimento de outras disciplinas, tais como Português, Matemática e História.
Referências
ALMEIDA, Rosângela Doin de. PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico. Ensino e
representação. São Paulo: Contexto, 2001.
ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa. Iniciação cartográfica na escola. São
Paulo: Contexto, 2013.
BRASIL. Resolução N. 8/71, de 1º. De dezembro de 1971, do CFE. Fixa o núcleo-comum para
os currículos e ensino de 1º. E 2º. Graus, definindo-lhes os objetivos e a amplitude. In:
Documenta no. 133. Rio de Janeiro. Dez. 1971.
| Página
Revista Formação e Prática Docente Nº 2 (2019)
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: A Geografia nos anos iniciais do ensino
fundamental. Cad. Cedes. Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247. Maio/Ago. 2005. Disponível em
< http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf > Acesso: 24/10/2015.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. (Org.). A geografia na sala de aula. 8ª Ed. São Paulo: Contexto,
CASTELLAR. Sônia. (Org.) Educação geográfica: teorias e práticas docentes. 3ª Ed. São Paulo:
Contexto, 2014.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. TONINI, Ivaine M. KAERCHER, Nestor A. Ensino de
geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: Mediação, 2014.
KATUTA, Angêla Massumi. A linguagem cartográfica no ensino superior e básico. In
PONTUSCHKA, Nidia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino (orgs). Geografia em
Perspectiva .3d. – São Paulo : Contexto, 2009.
LACOSTE, Yves. A geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Trad. Maria
Cecilia França.13ª. Ed. Campinas: Papirus, 1985.
LIMA, Mirna. Porta aberta: Geografia, 2º. ano. 1ª. Ed. São Paulo: FTD, 2014.
MARTINELLI, Marcello. Técnicas quantitativas e cartografia: alguns comentários sobre uma
aplicação. São Paulo: Geociências, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : geografia
/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/ SEF, 1998. Disponível em
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf> Acesso: 24/10/2015.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Geografia em perspectiva:
Ensino e pesquisa. 3ª. Ed. São Paulo: Contexto, 2009.
SILVA, Leda Leonardo da. Aprender juntos geografia, 2º. ano: ensino fundamental. 4ª. Ed. São
Paulo: Edições SM, 2013.
SIMIELLI, Maria Helena. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, Ana Fani
Alessandri (org.). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 10ª. ed. São Paulo: Cortez: Autores
Associados, 2000. (Coleção temas básicos de pesquisa-ação).
VIGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto, Luís
Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afiche. São Paulo: Martins Fontes – Selo Martins, 2007.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista Formação e Prática Docente, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/