FORMAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES: UMA PROPOSTA BASEADA NA METODOLOGIA POR PROJETOS DE TRABALHO NO CURSO DE PEDAGOGIA/UNIFESO
Palavras-chave:
formação continuada de formadores, metodologia por projetos de trabalho, pedagogia.Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar como a formação continuada dos professores formadores de futuros professores e do papel fundamental da coordenadora pedagógica contribui para a implementação de uma proposta inovadora de formação de professores em um curso de Pedagogia/UNIFESO baseada na metodologia por Projeto de Trabalho. A referida pesquisa é de natureza qualitativa, exploratória e apresenta características do estudo de caso. Os dados revelaram que há um esforço por parte dos envolvidos em superar a concepção tradicional de formação e de ensino-aprendizagem a partir de uma proposta curricular transdisciplinar com opção por um currículo híbrido, organizado por eixos e componentes curriculares. Os professores formadores de futuros professores vivenciam a mudança de paradigma na sua forma de ensinar e aprender e com o apoio da formação continuada e em serviço aprendem como atuar em uma nova perspectiva de currículo e de educação. Dos resultados é possível inferir que a formação continuada de professores formadores de futuros professores e da coordenadora pedagógica para a implementação da proposta pedagógica do curso de Pedagogia/UNIFESO a partir da Metodologia por Projetos de Trabalho contribui para refletir sobre as novas exigências da escola para o século XXI e os desafios do ensino superior em um contexto de profundas transformações das condições sociais e políticas da sociedade na contemporaneidade, assim como pensar sobre possibilidades concretas de melhoria da qualidade da formação dos futuros professores.
Referências
ALARCÃO, Isabel. (org). Formação reflexiva de professores - Estratégias de supervisão. Portugal: Porto, 1996.
_______________________ Escola Reflexiva e Nova Racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ANTUNES, Marina Ferreira de Souza. Reforma do Estado: Política Educacional e Formação Continuada de Professores. CONBRACE, ag., Brasília, 2013.
FILHO, Gino Giacomini et al. Difusão de inovações: apreciação crítica dos estudos de Rogers. Revista Famecos, n. 33, agosto, Porto Alegre, 2008.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2005.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.
GOMES, Patrícia Maria Silva et al. A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. vol.27, n.2, p.247-267, 2013. Disponivel em: http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092013000200009.
MACHADO, Jane do Carmo. Formação Docente: Perspectivas de Aprendizagem no Trabalho. Porto, 2014. Disponível em: www.favi.br/fvt/instituto/arquivos/trabalho_Docente_e_Formação. pdf.
________________________; NEVES, Rui. Ateliês de Formação Espaço de Constatações, Reflexões e Aprendizagens. Campo Abierto, v. Monográgico, p. 93-103, 2015.
________________________. Ateliês de Formação na Escola:uma articulação com o trabalho docente. Educare: XII Congresso de Educação, out., 2015a.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da Docência: Professores Formadores. Revista E- Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez/jul, 2005-2006.
NÓVOA, António. Formação de Professores e Profissão Docente. Universidade de Lisboa, 1992. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf.
OLIVEIRA, Gisela Guedes Duarte Silva; MACHADO, Jane do Carmo. Formação de Professores para o Século XXI: uma proposta baseada na metodologia por projetos de trabalho em um curso de pedagogia. Série Cadernos ANPAE - ISSN 1677.3802. vol 43, p. 105-120, fev., Niteroí, 2017.
SANTOS, Edlamar Oliveira. Políticas de Formação Continuada para Professores da Educação Básica, 2011. Disponível em: http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/pdf.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.
TRINDADE, Rui; COSME, Ariana. Educar e Aprender na Escola: Questões, desafios e respostas pedagógicas. Vila Nova de Gaia. Portugal: Fundação Manuel Leão, 2010.
UNIFESO. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, 2016. Disponível em: http://www.unifeso.edu.br/graduacao/pedagogia.php
VAILLANT, Denise. Formação de Formadores: Estado da Prática. Fundação Getúlio Vargas, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista Formação e Prática Docente, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/