FORMAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES: UMA PROPOSTA BASEADA NA METODOLOGIA POR PROJETOS DE TRABALHO NO CURSO DE PEDAGOGIA/UNIFESO

Autores

  • Gisela Guedes Oliveira Universidade Católica de Petrópolis UCP

Palavras-chave:

formação continuada de formadores, metodologia por projetos de trabalho, pedagogia.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar como a formação continuada dos professores formadores de futuros professores e do papel fundamental da coordenadora pedagógica contribui para a implementação de uma proposta inovadora de formação de professores em um curso de Pedagogia/UNIFESO baseada na metodologia por Projeto de Trabalho. A referida pesquisa é de natureza qualitativa, exploratória e apresenta características do estudo de caso. Os dados revelaram que há um esforço por parte dos envolvidos em superar a concepção tradicional de formação e de ensino-aprendizagem a partir de uma proposta curricular transdisciplinar com opção por um currículo híbrido, organizado por eixos e componentes curriculares. Os professores formadores de futuros professores vivenciam a mudança de paradigma na sua forma de ensinar e aprender e com o apoio da formação continuada e em serviço aprendem como atuar em uma nova perspectiva de currículo e de educação. Dos resultados é possível inferir que a formação continuada de professores formadores de futuros professores e da coordenadora pedagógica para a implementação da proposta pedagógica do curso de Pedagogia/UNIFESO a partir da Metodologia por Projetos de Trabalho contribui para refletir sobre as novas exigências da escola para o século XXI e os desafios do ensino superior em um contexto de profundas transformações das condições sociais e políticas da sociedade na contemporaneidade, assim como pensar sobre possibilidades concretas de melhoria da qualidade da formação dos futuros professores.

Biografia do Autor

Gisela Guedes Oliveira, Universidade Católica de Petrópolis UCP

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, pós-graduada em Neurociencias Aplicada à Aprendizagem - UFRJ, Psicopedagogia - Candido Mendes e Pedagogia- UNIFESO. Professora dos Anos Iniciais do município de Teresópolis - PMT e experiência em Orientação Pedagógica.

Referências

ALARCÃO, Isabel. (org). Formação reflexiva de professores - Estratégias de supervisão. Portugal: Porto, 1996.

_______________________ Escola Reflexiva e Nova Racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ANTUNES, Marina Ferreira de Souza. Reforma do Estado: Política Educacional e Formação Continuada de Professores. CONBRACE, ag., Brasília, 2013.

FILHO, Gino Giacomini et al. Difusão de inovações: apreciação crítica dos estudos de Rogers. Revista Famecos, n. 33, agosto, Porto Alegre, 2008.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2005.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.

GOMES, Patrícia Maria Silva et al. A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. vol.27, n.2, p.247-267, 2013. Disponivel em: http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092013000200009.

MACHADO, Jane do Carmo. Formação Docente: Perspectivas de Aprendizagem no Trabalho. Porto, 2014. Disponível em: www.favi.br/fvt/instituto/arquivos/trabalho_Docente_e_Formação. pdf.

________________________; NEVES, Rui. Ateliês de Formação Espaço de Constatações, Reflexões e Aprendizagens. Campo Abierto, v. Monográgico, p. 93-103, 2015.

________________________. Ateliês de Formação na Escola:uma articulação com o trabalho docente. Educare: XII Congresso de Educação, out., 2015a.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da Docência: Professores Formadores. Revista E- Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez/jul, 2005-2006.

NÓVOA, António. Formação de Professores e Profissão Docente. Universidade de Lisboa, 1992. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf.

OLIVEIRA, Gisela Guedes Duarte Silva; MACHADO, Jane do Carmo. Formação de Professores para o Século XXI: uma proposta baseada na metodologia por projetos de trabalho em um curso de pedagogia. Série Cadernos ANPAE - ISSN 1677.3802. vol 43, p. 105-120, fev., Niteroí, 2017.

SANTOS, Edlamar Oliveira. Políticas de Formação Continuada para Professores da Educação Básica, 2011. Disponível em: http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/pdf.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.

TRINDADE, Rui; COSME, Ariana. Educar e Aprender na Escola: Questões, desafios e respostas pedagógicas. Vila Nova de Gaia. Portugal: Fundação Manuel Leão, 2010.

UNIFESO. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, 2016. Disponível em: http://www.unifeso.edu.br/graduacao/pedagogia.php

VAILLANT, Denise. Formação de Formadores: Estado da Prática. Fundação Getúlio Vargas, 2003.

Downloads

Publicado

2019-05-23