A MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS
Palavras-chave:
Música, Anos Iniciais, Recursos Pedagógicos, Práticas PedagógicasResumo
Esta obra tem por objetivo analisar e compreender a ação da música como recurso pedagógico, enfatizando sua utilização na psicomotricidade, por meio do movimento e interação, assim como nas linguagens, em seus diversos sentidos, por aflorar as emoções, sensibilidades e conceitos artísticos e críticos. As análises foram baseadas na observação, examinando o comportamento dos alunos, e o desenvolvimento de suas habilidades de acordo com as atividades aplicadas, envolvendo a música.
Referências
ALVES, Elder Pereira. Reflexões sobre a construção de um conceito contemporâneo de música para o ensino médio. Maranhão: UFMA, 2014.
ANGELIM, Aldenor Menezes. O Contributo da Música para Educação Emocional. Fortaleza: Instituto Koziner, 2003.
ARRIBAS, Teresa Leixá; et al. Educação Infantil: desenvolvimento currículo e organização escolar. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
BECK, Fabiana Weischung; AITA, Luciana Pereira; CAMARGO, Maria Aparecida Santana. A experiência musical na educação infantil. Cruz Alta: Unicruz, 2011.
BIBLIA. A Bíblia Sagrada: antigo e novo testamento. Tradução de Frei João Jose Pedreira de Castro e pela equipe auxiliar. 60. ed. Pastoral-Catequética. Revista e atualizada no Brasil. Brasília: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RECNEI. V.3 Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf> Acesso em: 27 jan. 2017.
BRITO, Teca de Alencar. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. Florianópolis: Peirópolis, 2013.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciência humanas e sociais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
DECKERT, Marta. Educação musical: da teoria à prática na sala de aula. São Paulo: Moderna, 2012.
DOBERSTEIN, Arnoldo Walter. O Egito antigo. Porto Alegre: PUCRS, 2010.
EDWARD, Burns McNall. História da Civilização Ocidental: do homem das cavernas até a bomba atômica. São Paulo: Globo, 1970.
FREIRE, Vanda L. Bellard. Música e Sociedade: Uma perspectiva histórica e uma refl¬exão aplicada ao ensino superior de música. 2. ed. rev. e ampl. Florianópolis: ABEM, 2010.
FONTENELLE, Lucia. et al. Síndrome de Moebius: Relato de caso. Rio de Janeiro: 2001. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2001000500031> Acesso em: 28 jun. 2017.
GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. São Paulo: Artes Medicas, 1994.
GROSS, Renato; GRAMINHO, Carla. Rousseau e a educação da infância. Curitiba: PUCPR, 2007.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010 – Características gerais da cidade e população. Resultados da amostra. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=330580> Acesso em: 01 mai 2017.
LIMA, Miguel. A trajetória do negro no Brasil e a importância da cultura afro. Curitiba: 2010. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Historia/monografia/3lima_miguel_nonografia.pdf> Acesso em: 01 mai 2017.
LIMA, Maria Alice Dias da Silva. et al. A utilização da observação participante e da entrevista semi-estruturada na pesquisa em enfermagem. São Paulo: UFRGS. 1999. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/23461/000265980.pdf> Acesso em: 30 maio 2017.
LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino da música na escola fundamental: um estudo exploratório. Belo Horizonte: PUC, 2001.
NAPOLITANO, Marcos. História & Música: História cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
NICOLAU, Marcos Fábio Alexandre. A proposta pedagógica de Rousseau: Convergências entre o Emílio e o Contrato Social. Fortaleza: UFC, 2011.
NICOLAU, Marieta Lúcia Machado. A educação pré-escolar: fundamentos e didática: série educação. 9. ed. São Paulo: Ática, 1997.
OLIVEIRA, Alda de Jesus. ABEM: 20 anos de construção coletiva para a consolidação do ensino de música no Brasil. Londrina: ABEM, v. 20, n. 28, 2012. Semestral. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/pdfs/ed28_revistadaabem.pdf> Acesso em: 30 maio 2017.
OLIVEIRA, Alda de Jesus. A educação musical no Brasil. Londrina: ABEM, n. 1, 1992. Semestral. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/513> Acesso em: 30 maio 2017.
OLIVEIRA, Rosimary Lima Guilherme. A inserção da música na educação infantil e o papel do professor. Curitiba: PUCPR, 2009.
PEREIRA, Priscila. A Influência midiática no gosto musical de um grupo de adolescentes. Curitiba: UFP, 2007.
PIÉRON, Pierre. Dicionário de psicologia. 10. ed. São Paulo: Globo, 1996.
PONSO, Caroline Cao. Música em diálogo: Ações Interdisciplinares na Educação Infantil. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
QUEIROZ, Luis Ricardo Silva; MARINHO, Vanildo Mousinho. Práticas para o ensino da música nas escolas de educação básica: Música na educação básica. Paraíba: UFPB, 2009.
REZENDE, Elcio Naves. et al. Psicomotricidade e educação musical: Pontos de interseção. Uberlândia: FCU, 2011.
SILVA, Aracy Lopes. GRUPIONI, Luís Donizete Benzi. A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília: Mec Mari Unesco, 1995.
TRAVERZIM, Monique; HENRIQUES, Wasti Silvério Ciszevski. Possibilidades e desafios do ensino musical nos cursos brasileiros de Pedagogia. São Paulo, v. 6, n. 2, 2015. Disponível em: <http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/viewFile/9734/6022> Acesso em: 30 maio 2017.
VICTÓRIO, Márcia. O Bê-a-bá do Dó-ré-mi: Reflexões e Práticas Sobre a Educação Musical Nas Escolas de Ensino Básico. São Paulo: Wak, 2011.
ZAGONEL, Bernadete. Brincando com música na sala de aula. Curitiba: Saraiva, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista Formação e Prática Docente, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/