UM PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PAUTADO EM MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS ONLINE

Autores

  • Darling Domingos Arquieres
  • Marcelo Almeida Bairral Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Formação em Serviço, Materiais Curriculares Educativos, MCEO, Facebook.

Resumo

Esse artigo ilustra aspectos estruturantes de uma pesquisa que tem como objetivo de refletir sobre contribuições de um projeto que usa um grupo no Facebook e encontros presenciais como espaços de formação continuada de professores. A dinâmica formativa do projeto tem os Materiais Curriculares Educativos Online (MCEO) como recursos detonadores para a reflexão e o aprendizado docente. Os MCEO estão publicados online no Portal do GEPETICEM da UFRRJ. Esses materiais contêm exemplos de práticas profissionais diversas e também informações (registros escritos, respostas, vídeo, dúvidas etc.) sobre o aprendizado de alunos nessa experiência. Análises preliminares mostram que a dinâmica formativa, online e presencial, tendo os MCEO como propulsores das atividades, pode se constituir como mais uma possibilidade de desenvolvimento profissional docente na educação básica à medida que articula a formação em serviço com reflexões oriundas da prática dos educadores envolvidos.

Referências

BAIRRAL, M. A. Materiais Curriculares Educativos Online para a Matemática na Educação Básica. In: SEMINÁRIO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, 4., 2013, Brasília. Anais... IV Seminário do Observatório da Educação, Brasília, 2013. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/seminarios/iv-observatorio-da-educacao#anais>. Acesso em: 9 jan. 2018.

BAIRRAL, M. A. Materiais Curriculares Educativos Online como uma estratégia ao Desenvolvimento Profissional em Matemática. Zetetiké, Campinas, v.24, n.45, p.75-92, 2016.

BAIRRAL, M. A.; VIANNA, M. de A.; HONORATO, V. dos S.; SETTIMY, T. de O. O Uso de Materiais Curriculares Educativos Online na Formação Continuada de Professores de Matemática. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO RIO DE JANEIRO, 6., 2014, Niterói. Anais... VI EEMAT, Niterói, 2014.

BORBA, M. de C.; SILVA, R. S. R. da; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

DAVIS, E. A.; KRAJCIK, J. S. Designing Educative Curriculum Materials to Promote Teacher Learning. Educational Researcher, Washington, v. 34, n. 3, p. 3-14, abr. 2005.

EISENMANN, T.; EVEN, R. Similarities and Differences in the Types of Algebraic Activities in Two Classes Taught by the Same Teacher. In: REMILLARD, J. T.; HERBEL-EISENMANN, B. A.; LLOYD, G. M. (Ed.). Mathematics Teachers at Work: Connecting Curriculum Materials and Classroom Instruction. 1. ed. New York: Routledge, 2009. p. 152-170.

PRADO, A. S.; OLIVEIRA, A. M. P.; BARBOSA, J. C. Uma análise sobre a imagem da dimensão interacional da prática pedagógica representada em materiais curriculares educativos. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, p. 505-534, 2014.

RODRIGUES, M. U.; MISKULIN, R. G. S.; da SILVA, L. D. Potencialidades dos grupos/comunidades do Facebook para a formação de professores de Matemática no âmbito do PIBID. Acta Scientiae, Canoas, v.19, n.6, p.833-852, 2017.

SILVA, B. V. A. Curtir, Interagir e Aprender no Facebook. 2017. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Seropédica: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2017.

Downloads

Publicado

2020-02-27