A APRENDIZAGEM EMPREENDEDORA NA INCUBADORA DE BASE TECNOLÓGICA DO CRITT/UFJF
Palavras-chave:
universidade, incubadora, empreendedorismo, inovação tecnológica, Brasil.Resumo
O objetivo principal da pesquisa é identificar se os alunos de graduação que exercem atividade remunerada como bolsistas em uma incubadora de base tecnológica localizada em uma universidade federal brasileira adquirira conhecimento empreendedor em atividades desenvolvidas na incubadora. Para este trabalho foi utilizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. O método escolhido foi a entrevista semiestruturada e na análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Verificou-se no estudo que a prática de trabalhar numa incubadora possibilita um maior conhecimento de empreendedorismo. No decorrer da pesquisa foi também observado que há uma necessidade de melhoria na conscientização e entendimento dos alunos sobre a criação e funcionamento da incubadora e bem como na divulgação de vagas para os bolsistas. Para tanto, sugere-se maior disseminação das atividades da incubadora nos cursos de graduação da universidade estudada, para que então os alunos compreendam melhor a importância da incubadora no processo de geração de conhecimento. Verificou-se na pesquisa que a maior diferença entre o aprendizado na sala de aula e o que aprendem os bolsistas na incubadora, é a questão prática, e que a sala de aula e a vivência na incubadora são complementares na formação do aluno de graduação.Referências
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