CONTRADIÇÕES E MARCAS DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Palavras-chave:
Inclusão Escolar, Deficiências, CidadaniaResumo
O artigo apresenta uma análise crítica do processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência a partir de referênciais teóricos que nos permitem revelar as contradições e marcas presentes nesse processo. Para tanto, são apresentados e discutidos os conceitos de cidadania e direitos humanos, relacionando-os com a consolidação dos direitos das pessoas com deficiência e, também, os conceitos de inclusão e exclusão, como lados de uma mesma moeda. Ou seja, pensar a inclusão de pessoas com deficiência na escola regular é, ao mesmo tempo, lidar com processos de exclusão presentes no cotidiano da escola e que são desvelados, muitas vezes, pelas lentes das práticas ditas inclusivas. Ao refletir sobre esses aspectos, esperamos contribuir para a ressignificação da compreensão do que estamos entendendo por inclusão escolar e, principalmente, para repensar a maneira como historicamente a escola vem lidando com as pessoas com deficiências e outras necessidades especiais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista UNIFESO - Humanas e Sociais, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/