AS TRANSFORMAÇÕES NA DISTRIBUIÇÃO DE BENS DE CONSUMO: O AVANÇO DO CANAL KEY ACCOUNT E A SUA RELAÇÃO COM OS CONTEMPORÂNEOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Autores

  • Silas Silva Franco Coordenador dos Cursos de Marketing e Gestão Comercial da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)
  • Paulo Roberto de Sant'Anna Professor Adjunto Doutor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (UFF) Coordenador e Professor Adjunto Doutor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Palavras-chave:

Key Account Management, Sociedade de Consumo, Comportamento do Consumidor, Sociedade da Informação.

Resumo

Este artigo tem como objeto a investigação na transformação nas formas de negociação e distribuição de bens de consumo e as suas influências no comportamento do consumidor em tempos contemporâneos, ela se desenvolveu a partir da parceria entre pesquisador doutor em Gestão da produção e Meio Ambiente, Políticas Públicas e Formação Humana, e Mestre em Humanidades, Culturas e Artes. A investigação tem uma perspectiva interdisciplinar entre as Relações Humanas, o Marketing, a Produção e a Logística, visando analisar o surgimento no Brasil das grandes redes de varejo, por meio de fusões e aquisições, e o crescimento da demanda das indústrias produtoras de bens por aderirem a um modelo importado de países das Américas e da Europa, o canal Key Account, que é propagado como ferramenta capaz de facilitar as negociações, minimizando custos e expandindo as marcas até longínquos pontos do Brasil. O artigo aborda, concomitantemente, os conceitos do Comportamento do Consumidor, Sociedade de Consumo e Sociedade da Informação, considerando o uso das ferramentas tecnológicas multifacetais assim como o surgimento de um novo perfil de profissional, capaz de gerir as relações entre clientes chaves e as indústrias. A obra possui como referencial teórico as obras de Alvarez, Migueles, Falconi, Slater, Kotler e Armstrong em uma análise acerca da transformação do mercado de consumo e da expansão das marcas. A metodologia se sustenta em pesquisa exploratória e bibliográfica que será concernente ao longo do texto. Por meio dos estudos sobre a implantação de ferramentas de controle e reposição de estoque, levando em consideração o uso de operadores logísticos, que facilitam a chegada do bem ao consumidor, com o uso da logística compartilhada.

Biografia do Autor

Silas Silva Franco, Coordenador dos Cursos de Marketing e Gestão Comercial da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio (PPGHCA/UNIGRANRIO). Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Graduado em Gestão da Informação e Marketing Estratégico (UNESA). Professor da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa “Observatório dos Direitos Econômicos, Culturais e Sociais (ODESC/UNIGRANRIO).

Paulo Roberto de Sant'Anna, Professor Adjunto Doutor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (UFF) Coordenador e Professor Adjunto Doutor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Possui estudo pós-doutoral em Gestão, Produção e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (PPGEC/UFF). Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Sistema de Gestão- UFF. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Grande Rio. Graduado em Administração pela Faculdades Integradas Simonsen. Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdades Integradas Simonsen.  Professor Adjunto Doutor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professor Adjunto Doutor da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO).  Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis. Membro da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. Fez parte da Comissão Assessora da Área de Ciências Contábeis-INEP Enade /2015. Pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa Observatório dos Direitos Econômicos, Culturais e Sociais (ODESC/UNIGRANRIO)

Referências

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Sites consultados

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quando-surgiram-os-supermercados/

Acesso em 10/11/2018 – às 19:36h.

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Publicado

2021-03-14