GÊNEROS DE ESPECIALIDADE NO CONTEXTO AVALIATIVO

Autores

  • Bruno de Assis Freire de Lima Universidade Federal de Minas Gerais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Palavras-chave:

Gêneros de especialidade, Item de avaliação, Práticas avaliativas.

Resumo

A partir de uma abordagem pelo viés dos gêneros textuais, neste texto discuto a avaliação da aprendizagem escolar como área de especialidade. Trato dos gêneros que circulam na esfera avaliativa, apontando os chamados gêneros de especialidade. Defendo a posição de que o gênero item é prototípico da avaliação, a que segue uma descrição desse gênero.

Biografia do Autor

Bruno de Assis Freire de Lima, Universidade Federal de Minas Gerais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Possuo graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Atualmente sou pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, na condição de doutorando, e professor do Instituto Federal Minas Gerais. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa, Avaliação em Larga Escala e Terminologia.

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Publicado

2016-11-09