GESTÃO DE COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE AS DEMANDAS DAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Bruno Borges dos Santos IFSP, Caraguatatuba
  • Carlos Henrique de Vasconcelos IFSP, Caraguatatuba
  • Ronaldo Bernardo Jr CEFET-RJ, Itaguaí

Palavras-chave:

Gestão de competências, Gestão da carreira, Gestão do conhecimento, Litoral Norte do Estado de São Paulo

Resumo

O objetivo do presente estudo é compreender quais competências são mais demandadas pelas organizações aos profissionais de gestão. A pesquisa foi realizada em organizações situadas ao Litoral Norte do Estado de São Paulo, e os resultados descrevem as principais competências de conhecimentos, habilidades e atitudes mais valorizadas, bem como as perspectivas de futuro do mercado de trabalho para profissionais da área.

Biografia do Autor

Bruno Borges dos Santos, IFSP, Caraguatatuba

Graduação Tecnologia em Processos Gerenciais - IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Caraguatatuba.

Habilitação Técnica em Informática para Internet - CEETEPS – Centro Paula Souza, Campus Caraguatatuba

Carlos Henrique de Vasconcelos, IFSP, Caraguatatuba

Mestre em Gestão e Estratégia, UFRRJ

Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD, UFF

Especialização em Gestão de Pessoas, ESPM

Graduação em Administração de Empresas, UFRRJ

Experiência como Administrador em diversas organizações, com destaque para 8 anos na Petrobras

Ronaldo Bernardo Jr, CEFET-RJ, Itaguaí

Doutor em Administração de Organizações na Universidade de São Paulo (USP).

Professor do CEFET-RJ.

Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: Business Process Management (BPM), Mudança organizacional, Estratégias organizacionais, Estratégias pessoais, Empreendedorismo.

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Publicado

2021-03-14