Indicadores do Balanced Scorecard: Um estudo sobre as percepções de gestores
Palavras-chave:
Gestão estratégica, Balanced Scorecard, Estudo de casoResumo
O presente estudo tem o objetivo de compreender as percepções dos colaboradores de uma instituição financeira acerca dos indicadores de desempenho estabelecidos em decorrência da implementação do BSC. Para tanto, é realizado um estudo de caso em uma organização do setor financeiro. Este entendimento é de grande relevância na área de gerenciamento estratégico, dado a necessidade de acompanhamento dos resultados de forma ágil e precisa.
Referências
BOFFI, S. A. N. O., OLIVEIRA, E. A. A. Q., CARNIELO, M. F., & SANTOS, V. S. Aplicação da metodologia do Balanced Scorecard no sistema de avaliação da qualidade de uma unidade estratégica de negócios. Revista Ibero-Americana de Estratégia, (2010), 1 39-173.
BURLIM, L. R., et. all. Transformando estratégia em resultados: um estudo sobre a eficácia do modelo Balanced scorecard – BSC. Anais do Congresso Brasileiro de Custos, João Pessoa, PB, Brasil, 14 (2007).
FERNANDES, F. P. P., & Fonseca, A. C. P. D. A implantação do Balanced scorecard em empresas brasileiras sob a perspectiva da cultura nacional. Revista ABCustos, (2007), 79-101
KALLÁS D. Balanced Scorecard: aplicação e impactos – um estudo com jogos de empresas. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil (2003).
KAPLAN, R.S. e NORTON, D.P. Balanced Scorecard – A Estratégia em Ação. Michael Hammer – Editora Campus - KPMG, (1997)
KAPLAN, R.S. e NORTON, D.P. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o balanced scorecard prosperam no novo ambiente de negócios (13a ed.). Rio de Janeiro: Elsevier (2000).
MARTINS, G. A., & THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas (2009).
NASCIMENTO, S., BORTOLUZZI, S. C., Dutra, A., & ENSSLIN, S. R. Mapeamento dos indicadores de desempenho organizacional em pesquisas da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo no período de 2000 a 2008. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, 46(2011), 373-391.
RIBEIRO, A. V. (2017). Trabalho e qualificação na sociedade em rede. VII Jornada internacional de políticas públicas. Disponível em: file:///E:/5%C2%BA%20Semestre%20-%20PG/TCC/Referencial/trabalhoequalifi cacao nasociedadeemrede.pdf>.
SILVA, A. L., & ABBAD, G. Benefícios e limitações do balanced scorecard para avaliação de resultados organizacionais em treinamento, desenvolvimento e educação. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 10(2011), 4-28.
SPESSATTO, G., & BEUREN, I. M. Análise das diferenças na implantação do balanced scorecard nas maiores empresas da região sul do Brasil. Revista Gestão & Produção, (2013), 387-404.
YIN, R. K. Estudo de caso (2a ed.). Porto Alegre: Bookman (2010).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista UNIFESO - Humanas e Sociais, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/