Compartilhamento e interdições de espaços entre escolas pública e privada: um debate sobre desigualdades educacionais a partir de um estudo de caso no interior do Paraná
Resumo
Esse estudo buscou compreender diferenças e desigualdades entre duas instituições de ensino - uma pública e outra privada - que compartilham o mesmo espaço físico. Por meio de entrevistas semiestruturadas e grupos focais, concluiu-se que a distinção das origens e posições sociais dos estudantes gera uma série de implicações, como a interdição de determinados espaços e diferenças de tratamento na escola.
Referências
Bernstein, B. A estruturação do discurso pedagógico: Classes, Código e Controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
Bernstein, B. Vertical and horizontal discourse: An essay. British Journal of Sociology of Education, v. 20, n. 2, p. 157-173, 1999.
Charlot, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
Charlot, B. Relação com o saber e com a escola entre estudantes da periferia. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n.97, p.47-63, 1996.
Crahay, M. Como a escola pode ser mais justa e mais eficaz? Cadernos Cenpec, São Paulo, v.3, n.1, p.9-40, jun. 2013
Dubet, F. O que é uma escola justa? A escola das oportunidades. Tradução Ione Ribeiro Valle. São Paulo: Cortez, 2008.
Libâneo, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, mar. 2012.
Oliveira, R. P. (coord.) Análise das desigualdades intraescolares no Brasil. Estudos & Pesquisas Educacionais, São Paulo, Fundação Victor Civita, n.4, p.19-112, 2013.
SEED, Secretaria de Estado de Educação do Paraná. Portal Redescola: Escola Estadual Pio XII, Ensino Fundamental. Disponível em: <http://www.iripio.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=40>. Acesso em: 26 de março de 2019.
Silva, F. R. V. Fracasso escolar e relação com o saber: a educação mobilizadora em Bernard Charlot. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós- graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE), 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista UNIFESO - Humanas e Sociais, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/