Inovações nos pagamentos de compra: um estudo comparativo da usabilidade entre PICPAY E AME
Palavras-chave:
Adoção de Inovação, Barreiras de Adoção, Usabilidade, Apps de Pagamento, Inovação.Resumo
O presente estudo tem o objetivo avaliar a usabilidade dos apps de pagamento PICPAY e AME. Para tanto, foi realizada uma survey entre um público-alvo mais direcionado (estudantes e egressos de um curso de mestrado ligado a área da Administração) quanto ao uso da escala Post-Study System Usability Questionnaire (PSSUQ). Este entendimento é de grande relevância na área de adoção de inovações e usabilidade de aplicativos.
Referências
AME DIGITAL. Disponível em <https://www.amedigital.com/sobre/>. Acesso em Acesso em 18 de jun. de 2021
BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
BEZHOVSKI, Zlatko. The Future of the Mobile Payment as Electronic Payment System. European Journal of Business and Management, 2016.
DE OLIVEIRA, Saulo Barbará et al. A Usabilidade do EASETECH: um software para a avaliação do ciclo de vida de sistemas complexos. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, n. E27, p. 188-200, 2020.
OCDE, Manual de Oslo. Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, 2005.
DOAN, Ngoc. Consumer adoption in Mobile Wallet. The Turku University of Applied Sciences, 2014.
FARIA, Ada Guagliardi et al. Desenvolvimento do INOVA-um modelo para a adoção do Escritório de Processos como mecanismo de inovação organizacional. 2019.
HONG-LIU, Yu; SHENG-NAN, Zhao; ZHAO-HONG, Xu. Study on the usability evaluation of prosthetic leg products based on ergonomics. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 33, n. 3, p. 366-372, 2011.
HOOFNAGLE, Chris Jay, Urban, Jennifer M. and Su Li. Mobile Payments: Consumer benefits and new privacy concerns. BCLT Research Paper, 2012
KUESTER, Sabine; HESS, Silke. How to Overcome Customers' Adoption Barriers?. ACR North American Advances, 2009.
LEWIS, J. R. UB – ASQ and PSSUQ. Part 1. After Scenario Questionnaire (ASQ) /Part 2. Post Study System Usability Questionnaire (PSSUQ). eHealth Observatory, 2011.
LEWIS, J. R. IBM Computer Usability Satisfaction Questionnaires: Psychometric evaluation and instructions for use. International Journal of Human–Computer
Interaction,1995.
NIELSEN, Jakob; LANDAUER, Thomas K. A mathematical model of the finding of usability problems. In: Proceedings of the INTERACT'93 and CHI'93 conference on Human factors in computing systems. 1993. p. 206-213.
OLIVEIRA, S. B. et al. A Usabilidade do EASETECH: um software para a avaliação do ciclo de vida de sistemas complexos. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 2020.
Somos 50 milhões de usuários em todo o Brasil. PICPAY, 2021 Disponível em <https://blog.picpay.com/somos-50-milhoes-de-usuarios-em-todo-o-brasil-163eb1b100e1> Acesso em 18 de jun. de 2021.
SANDBERG, Birgitta; AARIKKA-STENROOS, Leena. What makes it so difficult? A systematic review on barriers to radical innovation. Industrial Marketing Management, v. 43, n. 8, p. 1293-1305, 2014.
VARGAS, Isadora Formentos; SANTOS, Nicolas Peixoto. A Inclusão Financeira por meio de Plataformas Digitais: experiências de países emergentes e análise do estado da arte no Brasil. Revista da PGBC – V. 14 – N. 2 – Dez. 2020
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista UNIFESO - Humanas e Sociais, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/