INOVAÇÃO EM VENDAS NO SETOR BANCÁRIO: CONTRIBUÇÕES DO MIDDLE MANAGER

Autores

  • Thiago De Oliveira oliboni De Jesus UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
  • FAVIO AKIYOSHI TODA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Palavras-chave:

Middle manager, Inovação, Gestão do conhecimento, Middle-up-down.

Resumo

Este estudo analisa a participação dos middle managers no processo de gestão de conhecimento e inovação da Superintendência Regional da Baixada Fluminense do estado do Rio de janeiro de uma instituição financeira. O objetivo final é identificar e propor orientações estratégicas que contribuam para a melhoria da capacidade dos middle managers da regional de gerarem inovação. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, exploratório, de abordagem qualitativa, o instrumento de coleta de dados foi estruturado a partir de entrevistas utilizando um roteiro semiestruturado, desenvolvido com base na teoria de criação do conhecimento proposto por Takeuchi e Nonaka. 

DOI:  10.29327/2442006.10.1-1

Biografia do Autor

FAVIO AKIYOSHI TODA, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Doutorado em Administração pela PUC-Rio. Mestrado em Administração pelo COPPEAD/ UFRJ. Bacharelado em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas/ IBGE. Atualmente é professor do quadro da Universidade Federal Fluminense (UFF) no curso de graduação do Departamento de Empreendedorismo e Gestão (STE) e do Mestrado Acadêmico da Faculdade de Administração (PPGAD/ UFF), e professor convidado do quadro de professores permanente do curso de Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ( MPGE/ UFRRJ). Anteriormente lecionou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Escola Superior de Propaganda e Marketing, entre outras IES. Experiência profissional nas áreas de Planejamento e Gestão, Administração Pública, Marketing, RH, Saúde e Educação. Trabalhou em empresas como executivo no Banco HSBC, Jornal O Globo, Intelig Telecomunicações, além de prestação de serviços como consultor entre elas PETROBRAS/ CENPES, BDO Trevisan, Icatu Hartford Capitalizações, entre outras. Atuou como pesquisador na FIOCRUZ e na ECEME (Escola do Comando do Estado Maior do Exército). Foi Coordenador de Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais. Principal interesse de pesquisa: Gestão da Inovação, Gestão Pública da Saúde, Educação, Marketing e Vendas.

Referências

ARDNER, W. L. et al. Authentic leadership: A review of the literature and research agenda. The Leadership Quarterly, v. 22, n. 6, p. 1120–1145, 2011.

BARNEY, J. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v. 17, n. 1, p. 99-120, 1991.

BOWER, J. L. Managing the Resource Allocation Process. Boston: Harvard Business School, 1970.

CHESBROUGH, H. W. The era of open innovation. MIT Sloan Management Review, v. 44, n. 3, p. 34-41, 2003.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3a. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DRUCKER, P. F. A sociedade pós-capitalista. 3a. ed. São Paulo: Pioneira, 1993.

EMERSON. Social exchange theory. Annual Review of Sociology, v. 2, n. 1, p. 335–362, 1976.

ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do consumidor. 8a. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

FLOYD, S. W.; LANE, P. J. Strategizing throughout the organization: Managing role conflict in strategic renewal. Academy of Management Review, v. 25, n. 1, p. 154–177, 2000.

FLOYD, S. W.; WOOLDRIDGE, B. The strategy process, middle management involvement, and organizational performance. Strategic Management Journal, v. 11, n. 3, p. 231-241, 1990.

FLOYD, S. W.; WOOLDRIDGE, B. Middle Management Involvement in Strategy and Its Association with Strategic Type: A Research Note. Strategic Management Journal, v. 13, p. 153-167, 1992.

FOURNE, S.P.; JANSEN, J.J.; MOM, T.J. Strategic agility in MNEs: managing tensions to capture opportunities across emerging dan established markets. California Management Review, v. 56, n. 3, p. 13-38, 2014.

FRAZIER, M. L.; BOWLER, W. M. Voice climate, supervisor undermining, and work outcomes: A group-level examination. Journal of Management, v. 41, n. 3, p. 841–863, 2015.

GEHARDT, T. E.; AMP; Silveira, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

GUAN, J.; MA, N. Innovative capability and export performance of Chinese firms. Technovation, v. 23, n. 9, p. 737-747, 2003.

GUO, Y.; HUY, Q. N.; XIAO, Z. How middle managers manage the political environment to achieve market goals: Insights from China's stateowned enterprises. Strategic Management Journal, v. 38, n. 3, 2017.

HUY, Q. N. Emotional balancing of organizational continuity and radical change: The contribution of middle managers. Administrative Science Quarterly, v. 47, n. 1, p. 31-69, 2002.

HUY, Q. N. Emotional balancing of organizational continuity and radical change: the contribution of middle managers. Administrative Science Quarterly, v. 47, n. 1, p. 31-69, 2002.

HUY, Q. N. How middle managers’ group-focus emotions and social identities influence strategy implementation. Strategic Management Journal, v. 32, n. 13, p. 1387-1410, 2011.

KNIGHT, K. A descriptive model of the intra- firm innovation process. Journal of Business, v. 40, n. 4, p. 479-496, 1967.

LAKATOS, E. M.; AMP; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

LAWSON, B.; SAMSON, D. Developing innovation capability in organisations: A dynamic capabilities approach. International Journal of Innovation Management, v. 5, n. 3, p. 377-400, 2001.

LEMOS, C. Inovação na era do conhecimento. In: LASTRES, H.; ALBAGLI, S. Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999. p. 157-79

LI, Y.; SUN, J. M. Traditional chinese leadership and employee voice behavior: A cross-level examination. Leadership Quarterly, v. 26, n. 2, p. 172–189, 2015.

LIU, D.; LIAO, H.; LOI, R. The dark side of leadership: A three-level investigation of the cascading effect of abusive supervision on employee creativity. Academy of Management Journal, v. 55, n. 5, p. 1187-1212, 2012.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO -OCDE. Manual de Oslo: Diretrizes para a Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação. 3a. ed. Rio de Janeiro: FINEP, 2005. Disponível em: http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf . Acesso em: 18 jan. 2022.

MARTES, A. C. B. Weber e Schumpeter: a ação econômica do empreendedor. Revista de Economia Política, v. 30, n. 2, p. 254-70, 2010.

MAWRITZ, M. B. et al. A trickle-down model of abusive supervision. Personnel Psychology, v. 65, n. 2, p. 325-357, 2012.

MOREIRA, D.; QUEIROZ, A. C. Inovação: conceitos fundamentais. In: MOREIRA, D.; QUEIROZ, A. (Orgs.). Inovação Organizacional e Tecnológica. São Paulo: Thomson, 2007. p. 326-12

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Teoria da criação do conhecimento organizacional. In: TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Tradução de Ana Thorell. Porto Alegre: Bookman, 2008. p. 1-3

NONAKA, I; TAKEUCHI, H. Criação do conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. São Paulo: Elsevier, 1997

POLANYI, M. The tacit dimension. London: Routdedge & Kegan Paul, 1966.

PORTER, M. E. Competitive advantage: creating and sustaining superior performance. New York: The Free Press, 1985.

RAES, A. M. et al. The interface of the top management team and middle managers: A process model. Academy of Management Review, v. 36, n. 1, p. 102-126, 2011.

RASMUSSEN, L.; HALL, H. The adoption process in management innovation: A Knowledge Management case study. Journal of Information Science, 2016.

ROGERS, E. M., Diffusion of Innovations. 4a ed. The Free Press, 1995.

SCHILIT, W. K. An examination of the influence of middle-level managers in formulating and implementing strategic decisions. Journal of Management Studies, v. 24, n. 3, p. 271-293, 1987.

SCHUMPETER, J. A. Business Cycles: a theoretical, historical, a statistical analysis of the capitalist process. New York: McGraw-Hill, 1939.

SCHUMPETER, J. A. A Teoria do Desenvolvimento Econômico: uma investigação sobre lucro, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. Rio de Janeiro: Nova Cultural, 1982.

SCHUMPETER, J. A. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1988

SHARMA, G.; GOOD, D. The work of middle managers: sensemaking and sensegiving for creating positive social change. Journal of Applied Behavioral Science, v. 49, n. 1, p. 95-122, 2013.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4a. ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

TAKEUCHI, R.; CHEN, Z.; CHEUNG, S. Y. Applying uncertainty management theory to employee voice behavior: An integrative investigation. Personnel Psychology, v. 65, n. 2, p. 283-323, 2012.

TAYLOR, A.; HELFAT, C. E. Organizational linkages for surviving technological change: complementary assets, middle management, and ambidexterity. Organization Science, v. 20, n. 4, p. 718-739, 2008.

TIDD, J.; BESSANT, J. Managing innovation: integrating technological, market and organizational change, 3a. ed. Sussex: John Wiley & Sons, 2005.

ULRICH, D.; LAKE, D. Organizational capability: creating competitive advantage. Academy of Management Perspectives, v. 5, n. 1, p. 77-92, 1991.

VORONOV, M.; VINCE, R. Integrating emotions into the analysis of institutional work. Academy of Management Review, v. 37, n. 1, p. 58-81, 2012.

Downloads

Publicado

2024-09-04