Autores
-
Anna Lydia Collares dos Reis Favieri Ferreira
UCP
-
Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel
Unifeso/UCP/Unesa
Resumo
Com base neste novo e desconhecido cenário, o objetivo central desta pesquisa, derivada de uma pesquisa de Mestrado em Educação, foi analisar os caminhos da gestão educacional de cinco escolas privadas de Niterói, no que se refere ao clima organizacional vivenciado durante a oferta do ensino remoto emergencial (ERE) no período pandêmico, a partir da aplicação de questionários com gestores e funcionários. A pesquisa em tela é qualitativa e exploratória, com estudo de campo, ainda que tenha feito uso de dados quantitativos das escolas. Como resultados, a pesquisa identificou a importância das políticas públicas para manutenção de um bom clima organizacional, bem como a centralidade do papel de liderança do gestor escolar durante momentos de crise, ainda que tenha havido percepções distintas entre funcionários e gestores.
DOI: 10.29327/2442006.10.1-3
Biografia do Autor
Anna Lydia Collares dos Reis Favieri Ferreira, UCP
Mestre em Educação pela UCP. Pós-graduada em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes - AVM. Pós-graduada em Obstetrícia e Graduada em Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho. Formada no Curso Normal (Magistério) pelo Colégio Salesiano Santa Rosa - Niterói. É professora e gestora escolar há mais de 25 anos. Atualmente é presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (Sinepe-RJ). É gestora regional (Rio de Janeiro) do Instituto ELA - Educadoras do Brasil. Foi conselheira do Conselho Municipal de Educação de Niterói entre 2013 e 2015. Pesquisa temas relacionados à educação, gestão educacional, gestão escolar, políticas educacionais, educação em saúde e empreendedorismo.
Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Unifeso/UCP/Unesa
Jovem Cientista do Nosso Estado (Faperj-2023). É professor titular A e Diretor de Educação a Distância do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). É professor e coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. É Doutor em Comunicação Social pela PUC-Rio e Mestre em Educação pela UFF, onde realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação entre 2018 e 2019. É graduado em Pedagogia (Unilasalle-RJ) e em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda (PUC-Rio). Teve mais de 15 de anos de experiência como gestor escolar e professor da educação básica. É líder do grupo de pesquisas PAGE/UCP (Políticas, Avaliação e Gestão da Educação). É pesquisador do NUGEPPE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação (UFF). Atualmente, é Conselheiro do CEE/RJ - Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, onde preside a Câmara de Educação Básica, sendo ainda representante suplente indicado no Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb-RJ. É editor-chefe da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Qualis A1), membro da comissão editorial da Revista Brasileira de Educação (Qualis A1), editor associado da Revista Educação e Cultura Contemporânea (Qualis A2) e editor associado da Formação em Movimento - Revista da Anfope (Qualis B1). Seus interesses de pesquisa são: política e gestão da educação, relações entre público e privado na educação; tecnologia, comunicação, juventude e educação.
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista UNIFESO - Humanas e Sociais, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/