LETRAMENTOS, INTERAÇÃO E DISCURSO NA SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES
Palavras-chave:
Educação, Letramento, Discurso LiterárioResumo
Neste artigo, tenho como objetivo construir uma reflexão sobre as práticas de leitura na escola. São consideradas para fins de reflexão as concepções de letramento e literatura como práticas sociais que fundamentam um trabalho crítico em sala de aula. Em seguida, são descritas e analisadas três aulas de Literatura geradas em um estudo de cunho etnográfico. Os resultados apontam o caráter híbrido das práticas leitoras na escola, cujas mudanças perpassam ações que vão de condições de trabalho a políticas públicas de formação docente.
Referências
ABREU, M. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora Unesp, 2006.
ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
CADILHE, A.J. Letramento e Literatura no ensino médio noturno: um estudo de caso etnográfico. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2007.
BARTON, D. Directions for literacy research: analysing language and social practices in a textually mediated Word. In Language ande Education, v.5, n.2 & 3, 2001.
_____ & HAMILTON, M. Literacy, reification and the dynamics of social interaction. In _____ & TUSTING, K. (eds.). Beyong communities of practice: language, power and social context. Cambridge University Press, 2005.
_____ & LEE, C. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola, 2015.
BLOOME, D. Necessary indetermination and the microethnography study of reading as social process.Journal of research in reading, 16(2), 1993.
_____. & BAILEY, F.M. Studying language and literacy through events, particularity and intertextuality. In BEACH, J; GREEN, M; SHANAHAN, T. (eds.) Multiple disciplinary perspectives on literacy research. Urban, NCRT, 1992.
_____. Reading as social event. Advances in Reading / Language Research, v.2, 1983.
CARTER, R. Literature and Language Teaching 1986-1996: a review. International Journal of Applied Linguistics, v. 17, n.1, p.01-13, 2007.
_____ ; NASH, W. Language and Literariness. Prose Studies 6 (2), p.123-41, 1983.
EAGLETON, T. Teoria da Literatura: uma introdução. 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FISH, S. Is there a text in this classe? The autorithy of interpretative communities. Cambridge / Londres: Harvard University Press, 1980.
KLEIMAN, A. Modelos de letramento e a prática de alfabetização na escola. In _____ (org.). Os significados do letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
LAJOLO, M. Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 2001.
_____; ZILBERMAN, R. A Leitura Rarefeita: leitura e livro no Brasil. São Paulo: Ática, 2002.
LEMKE, J.L. Making Texts Talk. Theory into practice, 28 (2), 1989.
______. Letramento e oralidade nos contextos de práticas sociais e eventos comunicativos. In SIGNORINI, I. (org.). Investigando a relação oral / escrito e as teorias do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001,
MAYBIN, J. & MOSS, G. Talk about texts: reading as a social event. Journal of research in reading, 16 (2), 1993.
Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000.
PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
PNLEM / 2005: Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEMTEC, FNEDE, 2004.
ROJO, R. (org.). A prática de linguagem na sala de aula: praticando os PCN’s. Campinas: Mercado de Letras, 2000.
SILVA, E.T. Criticidade e leitura: ensaios. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SOUZA, L.M. O conflito de vozes na sala de aula. In CORACINI,M.J. (org.) O jogo discursivo na sala de aula. Campinas: Pontes, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista UNIFESO - Humanas e Sociais, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/