LETRAMENTOS, INTERAÇÃO E DISCURSO NA SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES

Autores

  • Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Educação, Letramento, Discurso Literário

Resumo

Neste artigo, tenho como objetivo construir uma reflexão sobre as práticas de leitura na escola. São consideradas para fins de reflexão as concepções de letramento e literatura como práticas sociais que fundamentam um trabalho crítico em sala de aula. Em seguida, são descritas e analisadas três aulas de Literatura geradas em um estudo de cunho etnográfico. Os resultados apontam o caráter híbrido das práticas leitoras na escola, cujas mudanças perpassam ações que vão de condições de trabalho a políticas públicas de formação docente.

Biografia do Autor

Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Estudos da Linguagem - UFF.

Professor Adjunto do Departamento de Educação - UFJF

Referências

ABREU, M. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora Unesp, 2006.

ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

CADILHE, A.J. Letramento e Literatura no ensino médio noturno: um estudo de caso etnográfico. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2007.

BARTON, D. Directions for literacy research: analysing language and social practices in a textually mediated Word. In Language ande Education, v.5, n.2 & 3, 2001.

_____ & HAMILTON, M. Literacy, reification and the dynamics of social interaction. In _____ & TUSTING, K. (eds.). Beyong communities of practice: language, power and social context. Cambridge University Press, 2005.

_____ & LEE, C. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola, 2015.

BLOOME, D. Necessary indetermination and the microethnography study of reading as social process.Journal of research in reading, 16(2), 1993.

_____. & BAILEY, F.M. Studying language and literacy through events, particularity and intertextuality. In BEACH, J; GREEN, M; SHANAHAN, T. (eds.) Multiple disciplinary perspectives on literacy research. Urban, NCRT, 1992.

_____. Reading as social event. Advances in Reading / Language Research, v.2, 1983.

CARTER, R. Literature and Language Teaching 1986-1996: a review. International Journal of Applied Linguistics, v. 17, n.1, p.01-13, 2007.

_____ ; NASH, W. Language and Literariness. Prose Studies 6 (2), p.123-41, 1983.

EAGLETON, T. Teoria da Literatura: uma introdução. 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FISH, S. Is there a text in this classe? The autorithy of interpretative communities. Cambridge / Londres: Harvard University Press, 1980.

KLEIMAN, A. Modelos de letramento e a prática de alfabetização na escola. In _____ (org.). Os significados do letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

LAJOLO, M. Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 2001.

_____; ZILBERMAN, R. A Leitura Rarefeita: leitura e livro no Brasil. São Paulo: Ática, 2002.

LEMKE, J.L. Making Texts Talk. Theory into practice, 28 (2), 1989.

______. Letramento e oralidade nos contextos de práticas sociais e eventos comunicativos. In SIGNORINI, I. (org.). Investigando a relação oral / escrito e as teorias do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001,

MAYBIN, J. & MOSS, G. Talk about texts: reading as a social event. Journal of research in reading, 16 (2), 1993.

Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

PNLEM / 2005: Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEMTEC, FNEDE, 2004.

ROJO, R. (org.). A prática de linguagem na sala de aula: praticando os PCN’s. Campinas: Mercado de Letras, 2000.

SILVA, E.T. Criticidade e leitura: ensaios. Campinas: Mercado de Letras, 1998.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SOUZA, L.M. O conflito de vozes na sala de aula. In CORACINI,M.J. (org.) O jogo discursivo na sala de aula. Campinas: Pontes, 2002.

Downloads

Publicado

2016-04-07