FILOSOFIA HUMANISTA NOS GINÁSIOS VOCACIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO PERÍODO DITATORIAL MILITAR BRASILEIRO

Autores

  • Marcio Ercilo Gonçalves de Oliveira PPGE/UNESA
  • Jacqueline Lima UNESA/UENF/UIFESO

Resumo

Este artigo é parte da Dissertação intitulada “A “Democracia Perdida”: A Experiência dos Ginásios Vocacionais no período entre 1962-1969” e se propõe a discutir de modo crítico a questão da democracia no âmbito escolar, buscando uma experiência pedagógica que reuniu no ensino, experiências como o Humanismo e a formação do pensamento crítico junto aos alunos. O objeto de pesquisa foi a experiência dos Ginásios Vocacionais entre 1962 e 1969, durante a ditadura militar, o que se fez compreender como foi possível uma pedagogia democrática num período onde a democracia estava em recuo. Devido à natureza dessa questão, a pesquisa precisou levar em conta o poder transformador da realidade social que uma educação nesse modelo específico, além da relação entre o poder constituído e tal experiência educacional. A referência pensada para esta discussão baseou-se em Siloé Pereira Neves Pretto e na filosofia de Michel Foucault objetivando tecer uma compreensão sobre a relação entre democracia escolar, Humanismo, poder e sociedade. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica e documental, de modo a estabelecer a ideia de memória e sociedade como relação desenvolvida nos Ginásios Vocacionais. A partir desta pesquisa, podemos tirar algumas conclusões importantes. Em relação à pergunta central — como se deu a gestão democrática nos Ginásios Vocacionais — ficou claro que essa gestão foi amplamente participativa, envolvendo alunos, professores e pais de maneira efetiva, o que rendeu o conceito de escola humanista e, portanto de caráter provocador, incentivando o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes. Desta feita, a educação humanista se revelou uma relação de poder entre os militares, que viam os Ginásios como uma ameaça à ordem estabelecida e à nítida ideia de que tais Ginásios estavam à frente de seu tempo, desafiando práticas e métodos pedagógicos e administrativos.

Palavras-Chave: Humanismo; Ginásios Vocacionais; Ditadura Militar.

 

Biografia do Autor

Marcio Ercilo Gonçalves de Oliveira, PPGE/UNESA

Mestre em Educação pelo PPGE/UNESA.

Jacqueline Lima, UNESA/UENF/UIFESO

Pós-Doutora em História, pela UERJ. Pós-Doutora em Cognição e Linguagem, pela UENF. Doutora em Sociologia pelo IUPERJ, com Estágio Sanduiche no Instituto de Urbanismo de Paris - Paris XII. Mestre em História, pela PUC-Rio. Bacharel e Licenciada em História, pela UERJ. Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ (2014-2018). Professora do PPGE/UNESA (Coordenadora da Linha Políticas, Gestão e Formação de Educadores). Professora do PPGDesP/USU. Pesquisadora Visitante do PPGCL/UENF. Professora da Graduação da UNIFESO.

 

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Publicado

2025-08-29