NOVO ENSINO MÉDIO E VELHAS CONTRADIÇÕES: ENTRE A RETÓRICA DA REFORMA E A REALIDADE DA DOCÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Alexandre Figueiredo Pereira Unesa
  • Marcelo Mocarzel Unifeso/UCP/Unesa

Resumo

A pesquisa analisa os impactos do Novo Ensino Médio sobre a prática docente na disciplina de Língua Portuguesa, com ênfase nas contradições entre o discurso oficial de modernização e as realidades enfrentadas pelos professores na escola pública brasileira. O estudo tem como objetivo compreender como a flexibilização curricular, os itinerários formativos e a centralidade da Base Nacional Comum Curricular têm afetado o ensino da linguagem em sua dimensão crítica, estética e identitária. A investigação utiliza abordagem qualitativa de caráter teórico e bibliográfico, fundamentando-se na análise de documentos legais, artigos científicos e reflexões acadêmicas produzidas nos últimos anos. A pesquisa observa que a retórica da reforma oculta processos de fragmentação do conhecimento, precarização das condições de trabalho e esvaziamento dos conteúdos formativos da disciplina. A análise revela que a autonomia docente vem sendo enfraquecida por políticas normativas que impõem padrões pedagógicos e administrativos distantes do contexto escolar. Identifica também a exclusão progressiva da leitura literária e da literatura regional nos espaços escolares, comprometendo a valorização das identidades e das experiências locais. Conclui-se, de forma preliminar, que o Novo Ensino Médio tem operado como instrumento de padronização e controle curricular, em contraste com os princípios democráticos e formativos que deveriam orientar a escola pública. A valorização do ensino da linguagem, em especial de sua dimensão simbólica e cultural, emerge como um caminho possível de resistência às imposições tecnocráticas da política educacional contemporânea.

Palavras-chave: Currículo; Docência; Ensino de Língua Portuguesa; Identidade; Reforma educacional. 

Biografia do Autor

Alexandre Figueiredo Pereira, Unesa

Mestre em Educação (Unesa); pós-graduado em Língua Latina (2001) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); pós graduado em Filosofia Geral pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro (2006); pós-graduado em Educação no Ensino Superior pela Faculdade CCAA-RJ (2008) graduado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e licenciado pela mesma instituição (2000). Tem experiência na área de Letras, Filosofia, Religião e Cultura. Atuou como professor na UEA (Universidade do Estado do Amazonas) como professor de Língua Latina, Literatura Latina, Comunicação e Expressão e Leitura e Produção Textual. Lecionou na UNIP (Universidade Paulista), nas disciplinas: Teoria do Texto, Gêneros Textuais, Teoria Literária, Comunicação e Expressão, Poesia Portuguesa e Língua e Cultura Latinas. Lecionou no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Amazonas (curso de Ciências Militares) oferecido pela UEA. Atuou como professor supervisor do PIBID - UFAM (2014). Além disso, é professor concursado da rede pública do estado do Amazonas desde 2012. 

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Publicado

2025-08-29