A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS PARA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Autores

  • Vinicius Zanchet de Lima Universidade de Caxias do Sul
  • Daniela Baggio Universidade do vale do Rio dos Sinos
  • Antônio Jorge Fernandes Universidade de Aveiro, Portugal

Palavras-chave:

Gestão de pessoas, motivação, qualidade de vida.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade abordar a relação da Gestão de Pessoas com a qualidade de vida no trabalho. O estudo é caracterizado como uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, para coleta de dados foi aplicada entrevistas semiestruturadas com dois gestores de empresas de médio porte. Dessa forma, percebe-se que, o papel dos Recursos Humanos é imprescindível para a qualidade de vida no trabalho. 

Biografia do Autor

Vinicius Zanchet de Lima, Universidade de Caxias do Sul

Aluno do Doutorado em Administração na Universidade de Caxias do Sul, Bolsista PROSUP/ CAPES. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2015). Bacharel em Administração com linha de formação específica em Marketing (2013). Curso superior de tecnologia em Processos Gerenciais (2014). Bacharel em ciências Contábeis, em andamento (início 2016). Interesse em pesquisa nas áreas de marketing de relacionamento e comportamento do consumidor. Membro do GPEM - Grupo de Pesquisa em Estratégia e Mercado (cadastrado junto ao CNPq).

Daniela Baggio, Universidade do vale do Rio dos Sinos

Bacharelado em Administração de Empresas com linha de formação específica em Finanças e Controladoria (2013). Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) (2016). Tem experiência na área de Administração. Interesse em pesquisas nas áreas de estratégia e inovação em práticas colaborativas. Professora de pós graduação nos cursos de Administração estratégica, mercadológica e de pessoas no Centro Universitário Leonardo da Vinci, e do curso profissionalizante de matemática e estatística.

Antônio Jorge Fernandes, Universidade de Aveiro, Portugal

Doutor em Economia Internacional e Desenvolvimento pela Universidade de Barcelona (1996 - reconhecido pela UFMG em 2008), Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1985) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1980). Pesquisador e conferencista em congressos nacionais e internacionais em Economia do Turismo, Economia da Energia, Impactos Econômicos do Turismo, Gestão de Atrações Turísticas, Turismo e Sustentabilidade, Competitividade das Empresas e Energia, Avaliação e Custos de Projetos de Energia Eólica. Foi Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA e Programa de Pós-Graduação em Turismo- PPGTUR da Universidade de Caxias do Sul (UCS), nas linha de pesquisa de Gestão da Inovação e Competitividade e Turismo, Organizações e Sustentabilidade no ano de 2014. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar em Natal. Professor do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro - Portugal. Experiência profissional na gestão acadêmica e administrativa no setor de ensino superior. Pesquisador da Unidade de Investigação Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da Universidade de Aveiro - Portugal.

Referências

CARVALHO, M. F. S. Gestão de pessoas: implantando qualidade de vida no trabalho sustentável nas organizações. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v. 7, n. 1, pub. 6, 2014.

CRESWELL, J. W. Research Design: Qualitative, quantitative and mixed methods approaches . 2nd, edition. Sage Thousand Oaks, 2003.

HACKMAN E LAWER. Gestão de Pessoas. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

HUSE, E. ; CUMMINGS, E. T. Organization development and change. 3 ed , st. Paul: west 1985.

LIMA Z. V.; DE OLIVEIRA SOUZA, A. V., ALANO, J., GANZER, P. P.; MUNHOZ, P. O. L. E. A., DORION, E. C. H., NODARI, C. H.; PRODANOV, C. C. Indicadores da Qualidade de Vida no Trabalho e Sua Relação com o Ensino-Aprendizagem. Revista Espacios, v.ol. 37.; n; 01, 2016.

LIMONGI-FRANÇA, A. C. Qualidade de vida no trabalho: conceitos e práticas na sociedade pós-industrial. Atlas. São Paulo, 2004.

RODRIGUES, M. V. C.. Qualidade de vida no trabalho: evolução e análise no nível gerencial. Fortaleza: UNIFOR, 1991.

RODRIGUES, M. V. C. Qualidade de vida no trabalho: Evolução e análise no nível gerencial. Petrópolis: Vozes, 1994.

Downloads

Publicado

2018-03-20