PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO GONÇALO (RJ): A INSERÇÃO DO EDUCADOR SOCIAL NA META SOBRE ‘EDUCAÇÃO INTEGRAL’

Autores

  • Arthur Vianna Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcio Bernardino Sirino Universidade Castelo Branco - UCB
  • Patricia Flavia Mota Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Resumo

Num panorama de instabilidade política e econômica, vivenciada no país desde 2016, trazemos o presente artigo, que tem como objetivo geral analisar as relações entre o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Municipal de Educação de São Gonçalo (PME-SG) no que se refere à inserção da categoria profissional ‘Educadores Sociais’ e os principais questionamentos a serem levados em consideração na implantação dessa medida na realidade socioeducacional desse município. O estudo se constitui, metodologicamente, de uma investigação bibliográfica de ressonâncias práticas nas discussões realizadas nos grupos de ‘estudo-formação’ propostas pelo Projeto de Extensão Fora da Sala de Aula: Formações, Representações e Práticas educativas não escolares e/ou extracurriculares no município de São Gonçalo (UERJ-FFP/São Gonçalo). Como considerações parciais dessa investigação, evidencia-se a proposta do PME-SG (2015-2024) sobre a criação de um concurso público para Educadores Sociais (Cf. SÃO GONÇALO, 2015, Meta 6: Estratégia 6.16) o que nos leva a questionar dois aspectos significativos: a não viabilização concreta dessa proposta em tempos de crise econômica e política vivida pelo município; e, um quadro de desvalorização profissional da educação pública no campo da “Educação Integral” – lócus no qual está destinado esse profissional da educação.

Biografia do Autor

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Psicologia da Educação pela PUC SP. Professor Adjunto de Didática na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Coordenador do Grupo de Estudos Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula: Formações, Representações e Práticas educativas não escolares com camadas empobrecidas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Marcio Bernardino Sirino, Universidade Castelo Branco - UCB

Mestre em Educação (UNIRIO); Professor da Universidade Castelo Branco (UCB);Pesquisador Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula (UERJ/FFP); Membro do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO);

Patricia Flavia Mota, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutoranda no Programa de Pós- Graduação em Educação  da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGedu - UNIRIO); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação  em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu - UERJ/FFP); Bacharel e Licenciada em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ); Professora da rede Municipal de Duque de Caxias; Pesquisadora do Projeto de Extensão, Estudos e Pesquisas Fora da Sala de Aula - UERJ/FFP; Integrante do Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral  (NEEPHI/ UNIRIO); Integrante do Grupo de Pesquisas Políticas, Gestão e Financiamento da Educação (UNIRIO)

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Publicado

2020-02-27