Diretrizes para Autores
1. CABEÇALHO (PRIMEIRA PÁGINA)
Título do trabalho: O título deve ser escrito nos idiomas Português e Inglês, deve ser conciso e informativo, com no máximo 150 caracteres com espaços. Use negrito e apenas a primeira letra deve ser maiúscula.
Os nomes dos autores devem constar logo abaixo do título, por extenso e separados por vírgula, onde cada autor receberá um número sobrescrito ao final do seu nome. Finalmente, os números deverão ser dispostos consecutivamente à esquerda, com o endereço de cada um dos autores (Função, instituição e local).
No rodapé da página, o autor para correspondência deve fornecer o seu endereço completo, incluindo o eletrônico.
2. RESUMO (SEGUNDA PÁGINA)
Deve ser escrito no idioma original do artigo, em formato estruturado IMRD (Introdução, Métodos, Resultados e Discussão) com até 300 palavras; deve estar justificado e sem parágrafos.
3. ABSTRACT (TERCEIRA PÁGINA)
Deve ser escrito no idioma inglês, seguindo as mesmas especificações do resumo.
4. PALAVRAS-CHAVE
Devem ser escritas no idioma original do artigo, mínimo de 3 e máximo de 6, sendo obrigatoriamente termos DeCS (http://decs.bvs.br) ou MeSH (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh).
5. ELEMENTOS TEXTUAIS
O texto do artigo original deve seguir a estrutura IMRD.
6. QUANTIDADE DE PALAVRAS
O artigo deve conter até 4.000 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências), não havendo limite mínimo e/ou máximo de páginas.
7. ILUSTRAÇÕES
O artigo poderá ter até 5 ilustrações (gráficos, tabelas, fórmulas químicas, equações, mapas, figuras, fotografias, etc.). As ilustrações devem ser incluídas no decorrer do texto, sendo citadas no último parágrafo imediatamente antes da sua inserção. Mapas, figuras e fotografias devem ser, também, apresentados em arquivos separados e reproduzidas em alta resolução (800 dpi/bitmap para traços) com extensão .tif e/ou .bmp. As tabelas e figuras devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos, seguidos do título. Tabelas devem ter sua descrição acima da ilustração; figuras, no seu rodapé.
8. REFERÊNCIAS
As referências devem ser numeradas de forma consecutiva de acordo com a ordem em que forem sendo citadas no texto. Devem ser identificadas por números arábicos sobrescritos (p. ex.: citadas no texto.1). As referências citadas somente em tabelas e figuras devem ser numeradas a partir do número da última referência citada no texto. As referências citadas deverão ser listadas ao final do artigo, em ordem numérica, seguindo as normas gerais de acordo com o estilo Vancouver (Requisitos Uniformes para Manuscritos Apresentados a Periódicos Biomédicos.). O número máximo de referências será 30 (trinta).
9. ORIENTAÇÕES TEXTUAIS GERAIS
- Margens: todas com 2,5 cm;
- Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
- Fonte: Arial;
- Tamanho: 12, para todo o texto.
- Os tópicos do trabalho NÃO são numerados.
- O arquivo deve ser submetido em formato Word (.doc ou .docx).
10. CONFLITO DE INTERESSE
Os autores devem declarar se há qualquer conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes. Este tópico deve vir logo após à conclusão do trabalho.
11. AGRADECIMENTOS
Possíveis menções em agradecimentos incluem instituições que de alguma forma possibilitaram a realização da pesquisa e/ou pessoas que colaboraram com o estudo, mas que não preencheram os critérios para serem coautores. Devem vir logo após o tópico de conflito de interesse.
OUTRAS QUESTÕES ESPECÍFICAS
NORMAS DE SUBMISSÃO
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados acima. Os trabalhos que porventura não estejam de acordo com tais normas serão devolvidos.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
QUESTÕES ÉTICAS
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP) E COMISSÃO DE ÉTICA NA UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS (CEUA)
Em conformidade com as diretrizes e normas regulamentares das resoluções nº 466/12 e nº 510/16, ambas do Conselho Nacional de Saúde, os trabalhos classificados como “pesquisas em seres humanos ou pesquisas animais”, deverão obrigatoriamente possuírem as aprovações dos respectivos CEP/CEUA. Ainda de acordo com as resoluções, pesquisas que lançam mão de dados 100% secundários (prontuários médicos, sistemas eletrônicos, estudos publicados, etc.) estão dispensados de submissão a estes órgãos.
Observação: apesar de prevalecer o que discorre a resolução nº 510/16, nos casos específicos, onde a fonte de coleta de dados constituir prontuário médico e/ou base de dados de acesso restrito, será exigida, por parte dos autores, a assinatura do Termo de Compromisso de Utilização de Dados (TCUD), de acordo com o preconizado em documento institucional, divulgado pela Diretoria de pós-graduação, pesquisa e extensão. Juntamente com o projeto de pesquisa e demais documentos necessários, O TCUD deverá ser anexado à Plataforma Brasil, assinado pelo pesquisador responsável e por sua equipe. O objetivo do documento é assegurar a manutenção do anonimato e sigilo das informações pessoais acessadas, além do compromisso de uso dos dados apenas para fins da pesquisa ora apresentada.
DIREITOS AUTORAIS E PLÁGIO ACADÊMICO
No ato da submissão do artigo à plataforma, será exigida do pesquisador responsável, a assinatura da Declaração de Direito Autoral, conforme consta o texto modelo, abaixo:
Declaro que o trabalho submetido à PLATAFORMA DE SUBBMISSÃO DE TCC do curso de graduação em Farmácia, foi escrito por mim, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada. Declaro, também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e ideias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no trabalho, estão corretamente referenciadas. Estou ciente que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira ou internacional, das quais o Brasil seja signatário. Na mesma direção, estou ciente que a exata transcrição de material de terceiros, ainda que sendo devidamente creditada aos mesmos, incorre o fenômeno de plágio acadêmico.