DIREITO À EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PRECARIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA À LUZ DO PRINCÍPIO DA IGUALDADE MATERIAL
Resumo
O presente artigo científico estuda a educação enquanto direito fundamental social assegurado pela
Constituição Federal de 1988, especificamente no que tange a educação básica efetivada por meio dos serviços
públicos e sua ligação com a garantia da igualdade constitucional. Para tanto, busca retratar de que forma esse
direito é positivado no Brasil e seguidamente, analisa a sua concretização ao abordar a aplicação dos recursos
públicos por meio de políticas públicas. Por fim, apresenta o conflito entre o papel essencial do direito à educação
enquanto fomentador da igualdade material e sua prestação de forma precária, com desafios no acesso ao ensino
de qualidade e inclusão de determinados grupos, como as pessoas com deficiência, desafios esses ampliados pelo
cenário da pandemia da COVID-19. A presente pesquisa utiliza-se do método dedutivo, com finalidade estratégica
e objetivo descritivo, tendo informações buscadas em fontes secundárias, que são apresentadas de modo qualitativo
e quantitativo.
Referências
ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos
Fundamentais. [Trad. de: Virgílio Afonso
da Silva]. São Paulo: Malheiros, 2015.
AVELINO, Wagner Feitosa; MENDES,
Jéssica Guimarães. A realidade da educação
brasileira a partir da COVID-19. Boletim
de Conjuntura – Revista UFRR,
ano II, v. 2, n. 5. Boa Vista: UFRR,
Disponível em https://revista.ioles.
com.br/boca/index.php/revista/article/
view/137/136. Acesso em 19 abr. 2021.
ALVES, Pedro. Ministro da Educação
diz que há crianças com grau de deficiência
em que “é impossível a convivência”.
Portal G1, Pernambuco, 19 ago. 2021.
Disponível em https://g1.globo.com/pe/
pernambuco/noticia/2021/08/19/ministro-
-da-educacao-criancas-impossivel-convivencia.
ghtml. Acesso em 06 set. 2021.
BARRETO, Andreia Cristina Freitas;
ROCHA, Daniele Santos. COVID 19 e
educação: resistências, desafios e (im)possibilidades.
Revista Encantar – Educação
Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-11,
Bom Jesus da Lapa, 2020. Disponível em
https://www.revistas.uneb.br/index.php/
encantar/article/view/8480. Acesso em 19
abr. 2021.
BARROSO, Luís Roberto. Curso de Direito
Constitucional contemporâneo: os
conceitos fundamentais e a construção do
novo modelo. 6ª ed. São Paulo: Saraiva,
BES, Pablo. Plano Nacional de Educação.
In: LIMA, Caroline Costa Nunes, et. al
(orgs.). Políticas Públicas e educação.
Porto Alegre: SAGAH, 2018, pp. 155-
[recurso eletrônico]
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos.
[Trad. de: Carlos Nelson Coutinho]. Nova
ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito
Constitucional. 28ª ed. atual. São Paulo:
Malheiros Editores, 2013.
BRASIL. Congresso Nacional. Comissão
Externa de Acompanhamento do Ministério
da Educação. Nota de posicionamento
contrário ao remanejamento do
orçamento do MEC presente no PLN nº
/2020. Brasília, 4 nov. 2020. Disponível
em https://www.feliperigoni.com/blog/
nota-de-posicionamento-pln-n-30-2020.
Acesso em 05 abr. 2021.
______. [Constituição (1988)]. Constituição
da República Federativa do Brasil.
Diário Oficial [da] República Federativa
do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5
out. 1988. Disponível em http://www.planalto.
gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.
htm. Acesso em 19 abr. 2021.
______. [Constituição (1988)]. Emenda
Constitucional nº 53, de 19 de dezembro
de 2006. Dá nova redação aos arts. 7º, 23,
, 206, 208, 211 e 212 da Constituição
Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições
Constitucionais Transitórias. Diário
Oficial [da] República Federativa do Brasil,
Poder Executivo, Brasília, DF, 20 dez.
Disponível em http://www.planalto.
gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/
Emc/emc53.htm#art2. Acesso em 19 out.
______. [Constituição (1988)]. Emenda
Constitucional nº 95, de 15 de dezembro
de 2016. Altera o Ato das Disposições
Constitucionais Transitórias, para instituir
o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências.
Diário Oficial [da] República
Federativa do Brasil, Poder Executivo,
Brasília, DF, 15 dez. 2016. Disponível
em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/
constituicao/emendas/emc/emc95.htm.
Acesso em 19 out. 2020.
______. [Constituição (1988)]. Emenda
Constitucional nº 108, de 26 de agosto
de 2020. Altera a Constituição Federal
para estabelecer critérios de distribuição
da cota municipal do Imposto sobre Operações
Relativas à Circulação de Mercadorias
e sobre Prestações de Serviços de
Transporte Interestadual e Intermunicipal
e de Comunicação (ICMS), para disciplinar
a disponibilização de dados contábeis
pelos entes federados, para tratar do planejamento
na ordem social e para dispor
sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento
da Educação Básica e de Valorização
dos Profissionais da Educação
(Fundeb); altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; e dá outras
providências. Diário Oficial [da] República
Federativa do Brasil, Poder Executivo,
Brasília, DF, 27 ago. 2020. Disponível
em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/
constituicao/emendas/emc/emc108.htm.
Acesso em 19 out. 2020.
______. Decreto Legislativo nº 6, de
Reconhece, para os fins do art. 65
da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio
de 2000, a ocorrência do estado de calamidade
pública, nos termos da solicitação
do Presidente da República encaminhada
por meio da Mensagem nº 93, de 18 de
março de 2020. Diário Oficial [da] República
Federativa do Brasil, Poder Executivo,
Brasília, DF, 20 mar. 2020. Disponível
em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/
portaria/DLG6-2020.htm. Acesso em 30
maio 2021.
______. Decreto nº 591, de 6 de julho de
Atos Internacionais. Pacto Internacional
sobre Direitos Econômicos, Sociais
e Culturais. Promulgação. Diário Oficial
[da] República Federativa do Brasil, Poder
Executivo, Brasília, DF, 7 jul. 1992. Disponível
em http://www.planalto.gov.br/
ccivil_03/decreto/1990-1994/d0591.htm.
Acesso em 05 out. 2020.
______. Decreto nº 678, de 6 de novembro
de 1992. Promulga a Convenção Americana
sobre Direitos Humanos (Pacto de
São José da Costa Rica), de 22 de novembro
de 1969. Diário Oficial [da] República
Federativa do Brasil, Poder Executivo,
Brasília, DF, 6 nov. 1992. Disponível em
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/
d0678.htm. Acesso em 5 out. 2020.
______. Decreto nº 10.502, de 30 de setembro
de 2020. Institui a Política Nacional
de Educação Especial: Equitativa,
Inclusiva e com Aprendizado ao Longo
da Vida. Diário Oficial da União, Poder
Executivo, Brasília, DF, 1 out. 2020. Disponível
em https://www.in.gov.br/en/web/
dou/-/decreto-n-10.502-de-30-de-setembro-
de-2020-280529948. Acesso em 5 set.
______. Decreto nº 11.310, de 1º de janeiro
de 2023. Revoga o Decreto nº 10.502,
de 30 de setembro de 2020, que institui a
Política Nacional de Educação Especial:
Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado
ao Longo da Vida. Diário Oficial da União,
Poder Executivo, Brasília, DF, 2 jan.
Disponível em http://www.planalto.
gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/
decreto/D11370.htm#:~:text=D11370&-
text=Revoga%20o%20Decreto%20n%-
C2%BA%2010.502,Aprendizado%20
ao%20Longo%20da%20Vida. Acesso em
mar. 2023.
______. INEP – Instituto Nacional de Estudos
e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira. Relatório do 3º ciclo de monitoramento
das metas do Plano Nacional
de Educação – 2020: sumário executivo.
Brasília, 2020. Disponível em http://
portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/
asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/
document/id/6974122. Acesso em 18 abr.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro
de 1996. Estabelece as diretrizes e
bases da educação nacional. Diário Oficial
[da] República Federativa do Brasil, Poder
Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
Disponível em http://www.planalto.gov.
br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 5
out. 2020.
______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de
Aprova o Plano Nacional de Educação
- PNE e dá outras providências. Diário
Oficial [da] República Federativa do Brasil,
Poder Executivo, Brasília, DF, 25 jun.
Disponível em: http://www.planalto.
gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/
lei/l13005.htm. Acesso em 5 abr. 2021.
______. Lei nº 13.987, de 7 de abril de
Altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho
de 2009, para autorizar, em caráter
excepcional, durante o período de suspensão
das aulas em razão de situação de
emergência ou calamidade pública, a distribuição
de gêneros alimentícios adquiridos
com recursos do Programa Nacional
de Alimentação Escolar (Pnae) aos pais
ou responsáveis dos estudantes das escolas
públicas de educação básica. Diário
Oficial [da] República Federativa do Brasil,
Poder Executivo, Brasília, DF, 7 abr.
Disponível em http://www.planalto.
gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/
l13987.htm. Acesso em 31 maio 2020.
______. Lei nº 14.040, de 18 de agosto
de 2020. Estabelece normas educacionais
excepcionais a serem adotadas durante o
estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de
março de 2020; e altera a Lei nº 11.947,
de 16 de junho de 2009. Diário Oficial
[da] República Federativa do Brasil, Poder
Executivo, Brasília, DF, 18 ago. 202.
Disponível em http://www.planalto.gov.
br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/
L14040.htm. Acesso em 31 maio 2021.
______. Lei nº 14.077, de 11 de novembro
de 2020. Abre aos Orçamentos Fiscal
e da Seguridade Social da União, em favor
de diversos órgãos do Poder Executivo,
crédito suplementar no valor de R$
118.751.868,00, para reforço de dotações
constantes da Lei Orçamentária vigente.
Diário Oficial [da] República Federativa
do Brasil, Poder Executivo, Brasília,
DF, 11 nov. 2020. Disponível em http://
www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-
/2020/lei/L14077.htm. Acesso em 5
abr. 2021.
______. Lei nº 14.113 de 25 de dezembro
de 2020. Regulamenta o Fundo de Manutenção
e Desenvolvimento da Educação
Básica e de Valorização dos Profissionais
da Educação (Fundeb), de que trata o art.
-A da Constituição Federal; revoga dispositivos
da Lei nº 11.494, de 20 de junho
de 2007; e dá outras providências. Diário
Oficial [da] República Federativa do Brasil,
Poder Executivo, Brasília, DF, 25 dez.
Disponível em: http://www.planalto.
gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/
Lei/L14113.htm. Acesso em 05 abr. 2021.
______. Ministério da Educação. Conselho
Nacional de Educação. Resolução
CNE/CP nº 2, de 10 de dezembro de
Institui Diretrizes Nacionais orientadoras
para a implementação dos dispositivos
da Lei nº 14.040, de 18 de agosto
de 2020, que estabelece normas educacionais
excepcionais a serem adotadas pelos
sistemas de ensino, instituições e redes escolares,
públicas, privadas, comunitárias e
confessionais, durante o estado de calamidade
reconhecido pelo Decreto Legislativo
nº 6, de 20 de março de 2020. Brasília:
Ministério da Educação, 10 dez. 2020.
Disponível em http://portal.mec.gov.br/
index.php?option=com_docman&view=-
download&alias=167141-rcp002-20&-
category_slug=dezembro-2020-pdf&Itemid=
Acesso em 29 maio 2020.
______. Ministério da Educação. Fundo
Nacional de Desenvolvimento da Educação.
FUNDEB. Histórico. Brasília, DF,
Disponível em https://www.fnde.
gov.br/index.php/financiamento/fundeb/
sobre-o-plano-ou-programa/historico.
Acesso em 19 out. 2020.
______. Ministério da Educação. Fundo
Nacional de Desenvolvimento da Educação.
FUNDEB. Promulgada a PEC que
torna o Fundeb permanente. Brasília,
DF, 2020. Disponível em https://www.
fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/
institucional/area-de-imprensa/noticias/
item/13785-promulgada-a-pec-que-
-torna-o-fundeb-permanente. Acesso em
out. 2020.
______. Ministério da Educação. Fundo
Nacional de Desenvolvimento da Educação.
FUNDEB. Sobre o Fundeb. Brasília,
DF, 2020. Disponível em: https://www.
fnde.gov.br/index.php/financiamento/fundeb/
sobre-o-plano-ou-programa/sobre-o-
-fundeb. Acesso em 19 out. 2020.
______. Ministério da Educação. Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira. Sistema de Avaliação
de Educação Básica. Brasília, DF,
Disponível em https://www.gov.br/
inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-
-exames-educacionais/saeb. Acesso em 19
out. 2020.
______. Ministério da Educação. Secretaria
da Educação Básica. Base nacional
comum curricular. Brasília, DF, 2020.
Disponível em http://basenacionalcomum.
mec.gov.br/. Acesso em 19 out. 2020.
______. Presidência da República. Mensagem
nº 460, de 18 de agosto de 2020.
Brasília, DF, 19 ago. 2020. Disponível
em https://www2.camara.leg.br/legin/
fed/lei/2020/lei-14040-18-agosto-2020-
-veto-161319-pl.html. Acesso em
maio 2021.
______. Supremo Tribunal Federal. Referendo
na Medida Cautelar na ADI 6590.
Requerente: Partido Socialista Brasileiro –
PSB. Interpelado: Presidente da República.
Relator: Ministro Dias Toffoli. Brasília,
DF, 12 fev. 2021. Disponível em https://
jurisprudencia.stf.jus.br/pages/search?-
classeNumeroIncidente=%22ADI%20
%22&base=acordaos&sinonimo=-
true&plural=true&page=1&pageSize=
&sort=_score&sortBy=desc&isAdvanced=true. Acesso em 05 set. 2021.
______. Supremo Tribunal Federal. Ag.
Reg. no Recurso Extraordinário nº
Agravante: Município de Santo
André. Agravado: Ministério Público de
São Paulo. Relator: Ministro Celso de
Mello. Brasília, DF, 03 fev. 2006. Disponível
em https://jurisprudencia.stf.jus.br/
pages/search/sjur95128/false. Acesso em
nov. 2020.
______. Supremo Tribunal Federal. Ag.
Reg. no Recurso Extraordinário com
Agravo nº 1230668. Agravante: Município
de Manaus. Agravado: Minstério
Público do Estado de Amazonas. Relator:
Ministro Roberto Barroso. Brasíli, DF, 06
jul. 2020. Disponível em: https://jurisprudencia.
stf.jus.br/pages/search/sjur427780/
false. Acesso em 09 nov. 2020.
CARA, Daniel; PELLANDA, Andressa.
Avanços e retrocessos na Educação Básica:
da Constituição de 1988 à Emenda
Constitucional 95. In: ROSSI, Pedro;
DWECK, Esther; OLIVEIRA, Ana Luíza
Matos (orgs.). Economia para poucos:
impactos sociais da austeridade e alternativas
para o Brasil. São Paulo: Autonomia
Literária, 2018, pp. 98-126. Disponível
em http://pedrorossi.org/wp-content/
uploads/2019/09/Economia-para-Poucos.
pdf. Acesso em 19 out. 2020.
CAVALCANTE FILHO, João Trindade.
A Constituição de 1988 como matriz de
políticas públicas: direitos, deveres e objetivos
no campo dos direitos sociais. In:
MENDES, Gilmar; PAIVA, Paulo (orgs.).
Políticas Públicas no Brasil: uma abordagem
institucional. 1ª ed. São Paulo: Saraiva,
, pp.33-48.
COSTIN, Claudia. Educação como Política
Pública. In: MENDES, Gilmar; PAIVA,
Paulo (orgs.). Políticas Públicas no
Brasil: uma abordagem institucional. 1ª
ed. São Paulo: Saraiva, 2017, pp. 233-260.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação
básica como direito. Cadernos de Pesquisa,
v. 38, n.134, São Paulo: Fundação Carlos
Chagas, 2008. Disponível em https://www.
scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&-
pid=S0100-15742008000200002&lang= -
pt. Acesso em 19 out. 2020.
FONTE, Felipe de Melo. Políticas Públicas
e Direitos Fundamentais. 2ª ed. São
Paulo: Saraiva, 2015.
FREIRE, Paulo. Educação como prática
da liberdade. 46ª ed. São Paulo: Paz e
Terra, 2020.
HEHIR, Thomas, et al. Os Benefícios da
Educação Inclusiva para Estudantes com
e sem Deficiência. Instituto Alana, São
Paulo: Cambridge: Abt Associates, 2016.
Acesso em https://alana.org.br/wp-content/
uploads/2019/10/os-beneficios-da-educacao-
inclusiva.pdf. Acesso em 6 set.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia
e Estatística. Síntese dos Indicadores sociais:
Uma análise das condições de vida
da população brasileira. Rio de Janeiro:
IBGE, 2018. Disponível em: https://biblioteca.
ibge.gov.br/visualizacao/livros/
liv101629.pdf. Acesso em 18 abr. 2021.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra
de Domicílios: PNAD COVID-19,
novembro/2020. Rio de Janeiro: IBGE,
Diponível em https://biblioteca.
ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101778.
pdf. Acesso em 30 maio 2021.
MALISKA, Marcos Augusto. Da educação,
da cultura e do desporto. In: CANOTILHO,
J.J. Gomes, et. al. (coordenadores).
Comentários à Constituição do
Brasil. 2ª ed. São Paulo: Saraiva Educação,
MENDES, Gilmar Ferreira. Direitos fundamentais
e controle de constitucionalidade:
estudos de Direito Constitucional.
ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Saraiva,
NOVELINO, Marcelo. Curso de Direito
Constitucional. 11ª ed. rev., ampl. e atual.
Salvador: JusPodvm, 2016.
NUNES, Alex Ribeiro. A legislação educacional
contemporânea: a LDB. In: LIMA,
Caroline Costa Nunes, et. al (orgs.). Políticas
Públicas e educação. Porto Alegre:
SAGAH, 2018, pp. 141-154. [recurso eletrônico]
ONU. Declaração Universal dos Direitos
Humanos. Adotada e proclamada pela
resolução 217 A (III) da Assembléia Geral
das Nações Unidas em 10 de dezembro de
Disponível em https://www.un.org/
en/about-us/universal-declaration-of-human-
rights. Acesso em 16 set. 2021.
OPAS – Organização Pan-Americana da
Saúde. OMS afirma que COVID-19 agora é caracterizada como pandemia. Brasília,
mar. 2020. Disponível em https://
www.paho.org/pt/news/11-3-2020-who-
-characterizes-covid-19-pandemic. Acesso
em 30 maio 2021.
PIAGET, Jean. Para onde vai a educação?
[Trad. de: Ivette Braga]. 22ª ed. Rio
de Janeiro: José Olympio, 2015.
ROUSSEAU, Jean Jacques. A origem das
desigualdades entre os homens. [Trad.
de: Eduardo Brandão]. 1ª ed. São Paulo:
Peguin Classics, Companhia das Letras,
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos
direitos fundamentais: uma teoria geral
dos direitos fundamentais na perspectiva
constitucional. 11ª ed. rev. e atual. Porto
Alegre: Livraria do Advogado Editora,
______, Ingo Wolfganf. Dignidade (da
pessoa) humana e direitos fundamentais
na Constituição Federal de 1988. 10ª ed.
ver., atual. e ampl. Porto Alegre: Livraria
do Advogado Editora, 2019.
TEIXEIRA, Anísio. Autonomia para a
educação. In: ROCHA, João Augusto de
Lima (org.). Anísio em movimento. Biblioteca
digital do Senado Federal. Brasília:
Senado Federal, Conselho Editorial,
Disponível em https://www2.senado.
leg.br/bdsf/handle/id/1060. Acesso em
abr. 2021.
VICTOR, Rodrigo Albuquerque de. Judicialização
de políticas públicas para a
educação infantil: características, limites
e ferramentas para um controle judicial legítimo.
São Paulo: Saraiva, 2011.