PLANEJAMENTO DE CAPACITAÇÃO DOS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR – UMA ANÁLISE À LUZ DO MÉTODO PDCA SOBRE OS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO UNIFESO

Autores

  • Glasiele Ferreira da Silveira UNIFESO
  • Rafael Cezar Menezes UNIFESO

Palavras-chave:

Ciclo PDCA. Qualidade. Ensino Superior.

Resumo

Na busca de uma melhor formação dos estudantes universitários dos cursos de Administração e Ciências
Contábeis do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), Teresópolis – RJ, o presente trabalho tem
o objetivo de avaliar o planejamento de capacitação dos estudantes dos cursos supracitados, à luz da metodologia
ciclo PDCA, através do qual busca-se melhorar o desempenho dos discentes com a realização do Projeto Egresso
organizado pelos docentes participantes – Núcleo Docente Estruturante (NDE) juntamente com a Coordenação dos
cursos. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória e qualitativa, na qual fez-se necessário um estudo de caso,
tendo sido coletado dados por meio de realização de entrevista que permitiu chegar à conclusão do que se trata e
como funciona o projeto de capacitação dos discentes da Instituição, o Projeto Egresso, e a partir da discussão dos
dados foram sugeridas melhorias através do método PDCA, por meio do qual uma avaliação crítica foi feita seguindo
os 4 (quatro) passos desta metodologia de qualidade, atingindo-se, portanto, o objetivo geral deste trabalho.

Referências

BOBBIO, Vitor Pinheiro et al. Gestão da Qualidade

Aplicada a Instituições de Ensino Superior.

Research, Society And Development, São

Paulo, v. 9, n. 7, p. 01-32, 2018. Mensal. Disponível

em: https://rsdjournal.org/index.php/

rsd/issue/view/74. Acesso em: 08 dez. 2020.

BOAVENTURA, P. S. M.; SOUZA, L. L. F.;

GERHARD, F.; BRITO, E. P. Z. Desafios na

formação de profissionais em administração

no Brasil. Revista de Administração: Ensino

e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p.1-31,

Disponível em: https://raep.emnuvens.

com.br/raep/article/view/775/pdf. Acesso em:

ago. 2021.

CAMELO, M. R.; MARCIÃO, M. I. R. A

gestão da qualidade aplicada às instituições

de ensino superior. In: CONFERÊNCIA FORGES,

, 2017, Maputo, Anais eletrônicos...

Maputo, Universidade Eduardo Mondlane,

Disponível em: https://www.aforges.

org/wp-content/uploads/2017/03/22-MCamelo_

MMarciao_A-Gestao-da-Qualidade-Aplicadas-

as-IES.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.

COSTA, S. P. A. Passos para a implementação

de um sistema de gestão da qualidade

numa instituição de ensino superior. 2013.

Dissertação (Mestrado em Gestão da Qualidade)

- Faculdade de Ciência e Tecnologia,

Universidade Fernando Pessoa. Porto.

Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/

bitstream/10284/4018/1/Disserta%c3%a7%-

c3%a3o%20V.%20Final%20SC%206%20

x%20cor%20so%20frente%20%2b%203%20

cds.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.

DOXPLAN. Ciclo PDCA, uma ferramenta

imprescindível ao gerente de projetos. 2019.

Disponível em: https://www.doxplan.com/

Noticias/Post/Ciclo-PDCA,-uma-ferramenta-

imprescindivel-ao-gerente-de-projetos#.

Acesso em: 18 maio 2021.

DUARTE, André Luís de Castro Moura;

RIEG, Denise Luciana; SCRAMIM, Fernando

Cezar Leandro. Administração da produção

e operações: uma abordagem inovadora com

desafios práticos. São Paulo, Empreende Fazendo

Acontecer. 2019. 1 recurso online ISBN

EBERLE, L.; MILAN, G. S.; LAZZARI, F.

Identificação das dimensões da qualidade em

serviços: um estudo aplicado em uma instituição

de ensino superior. RAE eletrônica, São

Paulo, v.9, n. 2, art. 7, 2010. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/raeel/a/FKTVvYsn-

VdzDRJdTthG3HBw/?format=pdf&lang=pt.

Acesso em: 12 jul. 2021.

FÁVERO, M. L. A.; SGUISSARDI, V. Quantidade/

qualidade e educação superior. Revista

Educação em Questão, Natal, v. 42, n. 28,

p. 61-88, 2012. Disponível em: https://periodicos.

ufrn.br/educacaoemquestao/article/

view/4053/3320. Acesso em: 18 ago. 2021.

GOUVÊA, Maria Aparecida et al. Qualidade

e lealdade ao curso no ensino superior. Rev.

Adm. Ufsm, Santa Maria, v. 9, n. 1, p. 26-

, 2016. Trimestral. Disponível em: https://

www.redalyc.org/pdf/2734/273445396003.

pdf. Acesso em: 02 abr. 2021.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos

de pesquisa. 6. Rio de Janeiro, Atlas. 2017. 1

recurso online ISBN 9788597012934.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade

total em serviços: conceitos, exercícios, casos

práticos. 7. Rio de Janeiro, Atlas. 2019. 1 recurso

online ISBN 9788597023404.

LINS, Maria Teresa Gomes; TEIXEIRA,

Rivanda Meira; BARBOSA, Jenny Dantas.

Gestão da qualidade em instituição de ensino

superior: percepção das ações estratégicas

e operacionais pelos discentes, docentes

e gestores. In: V COLOQUIO INTERNACIONAL

SOBRE GESTIÓN UNIVERSITARIA

EN AMÉRICA DEL SUR, 5., 2005,

Mar del Plata. Poder, Gobierno y estrategias

en las Universidades de America del Sur. Mar

del Plata: Unesco, 20051. p. 1-17. Disponível

em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/

handle/123456789/96975/MARIA%20TERESA%

GOMES%20LINS.pdf?sequence=

&isAllowed=y. Acesso em: 11 maio

LOURENÇO, Cléria Donizete da Silva. Formação

ou instrução: reflexões sobre qualidade

no ensino superior de administração. Race,

Chapecó, n., p. 81-120, 2013. Mensal. Disponível

em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/

articulo?codigo=5160907. Acesso em: 31 mar.

LIMA, L. A.; ANDRIOLA, W. B. Acompanhamento

de egressos: subsídios para a avaliação

de Instituições de Ensino Superior (IES).

Revista de Avaliação da Educação Superior,

Campinas, v. 23, n. 1, p. 104-125, 2018. Disponível

em: https://www.scielo.br/j/aval/a/

thtJxftVXVGK4MMVCKGb6Dy/?format=pdf&

lang=pt. Acesso em: 25 ago. 2021.

MILAN, Gabriel Sperandio et al. Atributos de

qualidade dos serviços prestados por uma IES

e os fatores que impactam na satisfação dos

alunos do Curso de Graduação em Administração.

Revista Gual, Florianópolis, v. 7, n. 3, p.

-312, 2014. Mensal. Disponível em: https://

www.redalyc.org/pdf/3193/319332709016.

pdf. Acesso em: 02 abr. 2021.

MAINARDES, Emerson Wagner; DOMINGUES,

Maria José Carvalho de Souza;

DESCHAMPS, Marcelo. Avaliação da qualidade

nos serviços educacionais das instituições

de ensino superior em Joinville, SC.

Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 16, n.

, p. 17-32, 2009. Trimestral. Disponível

em: https://www.revistas.usp.br/rege/article/

view/36659/39380. Acesso em: 02 jun. 2021.

MACHADO, M. R.; KALNIN, G.; MORAES,

M. C. B. Planejamento estratégico no ensino

superior: uma análise do monitoramento estratégico

em instituições de Santa Catarina. Revista

Gestão Universitária na América Latina

- GUAL. Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 210-231.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.

br/index.php/gual/article/view/72491. Acesso

em: 16 ago. 2021.

NADAL, Juliana Moletta; KOVALESKI,

João Luiz; PILATTI, Luiz Alberto; PICININ,

Claudia Tania; FRANCO, Luciane Silva. Gestão

da Qualidade Total e Sistema Nacional de

Avaliação da Educação Superior: implantação

de um sistema em uma instituição de ensino

superior. Brazilian Journal Of Development,

[S.L.], v. 5, n. 11, p. 25468-25486, 2019. Brazilian

Journal of Development. http://dx.doi.

org/10.34117/bjdv5n11-209.

PACHECO, Ana Paula Reusing et al. O ciclo

PDCA na gestão do conhecimento: uma abordagem

sistêmica. Universidade Federal de

Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível

em: http://isssbrasil.usp.br/artigos/ana.pdf.

Acesso em: 04 jun. 2021.

SAMPAIO, Kleber Rocha. A gestão da qualidade

nas instituições de ensino superior.

Faculdades Cearenses, Fortaleza, v. 8, n. 2,

p. 1-17, 2014. Disponível em: https://www.

faculdadescearenses.edu.br/revista2/edicoes/

vol8-2-2014/artigo1.pdf. Acesso em: 05 abr.

SLACK, Nigel; BRANDON-JONES, Alistair;

JOHNSTON, Robert. Administração da

produção. 8. São Paulo, Atlas. 2018. 1 recurso

online ISBN 9788597015386.

SOUZA, Valdinei Costa. Qualidade na educação

superior: uma visão operacional do

conceito. Avaliação: Revista da Avaliação da

Educação Superior (Campinas), [S.L.], v. 22,

n. 2, p. 332-357, ago. 2017. FapUNIFESP

(SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1414-

SILVA, J. F.; CAEIRO, M. O ensino de Administração

no Brasil: uma reflexão sobre a

gestão simplista e palpável decorrente do pop-

management. Revista de Administração da

UNIFATEA, Lorena, v. 12, n. 12, p. 7-153,

Disponível em: http://unifatea.com.br/

seer3/index.php/RAF/article/view/750/763.

Acesso em: 06 ago. 2021.

SILVA, C. R. M. (org.). Elementos de Administração

Ponta Grossa: Atena Editora,

E-book. Disponível em: https://www.

atenaeditora.com.br/post-artigo/8321. Acesso

em: 08 ago. 2021.

SILVA, K. A. T.; ARANTES, I. C. S.; FREITAS,

R. C.; CAMPOS, R. C. Ensino de Administração:

reflexões críticas sobre a formação

do Administrador. Revista FOCO, São Paulo,

v. 12, n. 3, p. 161-178, 2019. Disponível em:

https://revistafoco.emnuvens.com.br/foco/article/

view/22. Acesso em: 06 ago. 2021.

STADTLOBER, C. S. Qualidade do ensino

superior no curso de administração: a avaliação

dos egressos. 2010. Tese (Doutorado em

Educação) - Faculdade de Educação, Pontifícia

Universidade Católica do Rio Grande

do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível

em: http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/

tede/3642/1/422042.pdf. Acesso em: 20 ago.

UNIFESO. Oficinas e Simulados do Projeto

Egresso. S.d. Disponível em: https://unifeso.

mrooms.net/course/view.php?id=17977.

Acesso em: 23 set. 2021.

ZANDAVALLI, Carla et al. O PDCA como

ferramenta de apoio à implementação do

planejamento estratégico em uma instituição

de ensino. Revista Gual, Florianópolis,

vol. 6, núm. 4, p. 68-91, 2013. Mensal.

Disponível em: https://www.redalyc.org/

pdf/3193/319329765006.pdf. Acesso em: 04

jun. 2021.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-09

Edição

Seção

Artigos