PLANEJAMENTO DE CAPACITAÇÃO DOS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR – UMA ANÁLISE À LUZ DO MÉTODO PDCA SOBRE OS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO UNIFESO
Palavras-chave:
Ciclo PDCA. Qualidade. Ensino Superior.Resumo
Na busca de uma melhor formação dos estudantes universitários dos cursos de Administração e Ciências
Contábeis do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), Teresópolis – RJ, o presente trabalho tem
o objetivo de avaliar o planejamento de capacitação dos estudantes dos cursos supracitados, à luz da metodologia
ciclo PDCA, através do qual busca-se melhorar o desempenho dos discentes com a realização do Projeto Egresso
organizado pelos docentes participantes – Núcleo Docente Estruturante (NDE) juntamente com a Coordenação dos
cursos. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória e qualitativa, na qual fez-se necessário um estudo de caso,
tendo sido coletado dados por meio de realização de entrevista que permitiu chegar à conclusão do que se trata e
como funciona o projeto de capacitação dos discentes da Instituição, o Projeto Egresso, e a partir da discussão dos
dados foram sugeridas melhorias através do método PDCA, por meio do qual uma avaliação crítica foi feita seguindo
os 4 (quatro) passos desta metodologia de qualidade, atingindo-se, portanto, o objetivo geral deste trabalho.
Referências
BOBBIO, Vitor Pinheiro et al. Gestão da Qualidade
Aplicada a Instituições de Ensino Superior.
Research, Society And Development, São
Paulo, v. 9, n. 7, p. 01-32, 2018. Mensal. Disponível
em: https://rsdjournal.org/index.php/
rsd/issue/view/74. Acesso em: 08 dez. 2020.
BOAVENTURA, P. S. M.; SOUZA, L. L. F.;
GERHARD, F.; BRITO, E. P. Z. Desafios na
formação de profissionais em administração
no Brasil. Revista de Administração: Ensino
e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p.1-31,
Disponível em: https://raep.emnuvens.
com.br/raep/article/view/775/pdf. Acesso em:
ago. 2021.
CAMELO, M. R.; MARCIÃO, M. I. R. A
gestão da qualidade aplicada às instituições
de ensino superior. In: CONFERÊNCIA FORGES,
, 2017, Maputo, Anais eletrônicos...
Maputo, Universidade Eduardo Mondlane,
Disponível em: https://www.aforges.
org/wp-content/uploads/2017/03/22-MCamelo_
MMarciao_A-Gestao-da-Qualidade-Aplicadas-
as-IES.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.
COSTA, S. P. A. Passos para a implementação
de um sistema de gestão da qualidade
numa instituição de ensino superior. 2013.
Dissertação (Mestrado em Gestão da Qualidade)
- Faculdade de Ciência e Tecnologia,
Universidade Fernando Pessoa. Porto.
Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/
bitstream/10284/4018/1/Disserta%c3%a7%-
c3%a3o%20V.%20Final%20SC%206%20
x%20cor%20so%20frente%20%2b%203%20
cds.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.
DOXPLAN. Ciclo PDCA, uma ferramenta
imprescindível ao gerente de projetos. 2019.
Disponível em: https://www.doxplan.com/
Noticias/Post/Ciclo-PDCA,-uma-ferramenta-
imprescindivel-ao-gerente-de-projetos#.
Acesso em: 18 maio 2021.
DUARTE, André Luís de Castro Moura;
RIEG, Denise Luciana; SCRAMIM, Fernando
Cezar Leandro. Administração da produção
e operações: uma abordagem inovadora com
desafios práticos. São Paulo, Empreende Fazendo
Acontecer. 2019. 1 recurso online ISBN
EBERLE, L.; MILAN, G. S.; LAZZARI, F.
Identificação das dimensões da qualidade em
serviços: um estudo aplicado em uma instituição
de ensino superior. RAE eletrônica, São
Paulo, v.9, n. 2, art. 7, 2010. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/raeel/a/FKTVvYsn-
VdzDRJdTthG3HBw/?format=pdf&lang=pt.
Acesso em: 12 jul. 2021.
FÁVERO, M. L. A.; SGUISSARDI, V. Quantidade/
qualidade e educação superior. Revista
Educação em Questão, Natal, v. 42, n. 28,
p. 61-88, 2012. Disponível em: https://periodicos.
ufrn.br/educacaoemquestao/article/
view/4053/3320. Acesso em: 18 ago. 2021.
GOUVÊA, Maria Aparecida et al. Qualidade
e lealdade ao curso no ensino superior. Rev.
Adm. Ufsm, Santa Maria, v. 9, n. 1, p. 26-
, 2016. Trimestral. Disponível em: https://
www.redalyc.org/pdf/2734/273445396003.
pdf. Acesso em: 02 abr. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos
de pesquisa. 6. Rio de Janeiro, Atlas. 2017. 1
recurso online ISBN 9788597012934.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade
total em serviços: conceitos, exercícios, casos
práticos. 7. Rio de Janeiro, Atlas. 2019. 1 recurso
online ISBN 9788597023404.
LINS, Maria Teresa Gomes; TEIXEIRA,
Rivanda Meira; BARBOSA, Jenny Dantas.
Gestão da qualidade em instituição de ensino
superior: percepção das ações estratégicas
e operacionais pelos discentes, docentes
e gestores. In: V COLOQUIO INTERNACIONAL
SOBRE GESTIÓN UNIVERSITARIA
EN AMÉRICA DEL SUR, 5., 2005,
Mar del Plata. Poder, Gobierno y estrategias
en las Universidades de America del Sur. Mar
del Plata: Unesco, 20051. p. 1-17. Disponível
em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/
handle/123456789/96975/MARIA%20TERESA%
GOMES%20LINS.pdf?sequence=
&isAllowed=y. Acesso em: 11 maio
LOURENÇO, Cléria Donizete da Silva. Formação
ou instrução: reflexões sobre qualidade
no ensino superior de administração. Race,
Chapecó, n., p. 81-120, 2013. Mensal. Disponível
em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/
articulo?codigo=5160907. Acesso em: 31 mar.
LIMA, L. A.; ANDRIOLA, W. B. Acompanhamento
de egressos: subsídios para a avaliação
de Instituições de Ensino Superior (IES).
Revista de Avaliação da Educação Superior,
Campinas, v. 23, n. 1, p. 104-125, 2018. Disponível
em: https://www.scielo.br/j/aval/a/
thtJxftVXVGK4MMVCKGb6Dy/?format=pdf&
lang=pt. Acesso em: 25 ago. 2021.
MILAN, Gabriel Sperandio et al. Atributos de
qualidade dos serviços prestados por uma IES
e os fatores que impactam na satisfação dos
alunos do Curso de Graduação em Administração.
Revista Gual, Florianópolis, v. 7, n. 3, p.
-312, 2014. Mensal. Disponível em: https://
www.redalyc.org/pdf/3193/319332709016.
pdf. Acesso em: 02 abr. 2021.
MAINARDES, Emerson Wagner; DOMINGUES,
Maria José Carvalho de Souza;
DESCHAMPS, Marcelo. Avaliação da qualidade
nos serviços educacionais das instituições
de ensino superior em Joinville, SC.
Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 16, n.
, p. 17-32, 2009. Trimestral. Disponível
em: https://www.revistas.usp.br/rege/article/
view/36659/39380. Acesso em: 02 jun. 2021.
MACHADO, M. R.; KALNIN, G.; MORAES,
M. C. B. Planejamento estratégico no ensino
superior: uma análise do monitoramento estratégico
em instituições de Santa Catarina. Revista
Gestão Universitária na América Latina
- GUAL. Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 210-231.
Disponível em: https://periodicos.ufsc.
br/index.php/gual/article/view/72491. Acesso
em: 16 ago. 2021.
NADAL, Juliana Moletta; KOVALESKI,
João Luiz; PILATTI, Luiz Alberto; PICININ,
Claudia Tania; FRANCO, Luciane Silva. Gestão
da Qualidade Total e Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Superior: implantação
de um sistema em uma instituição de ensino
superior. Brazilian Journal Of Development,
[S.L.], v. 5, n. 11, p. 25468-25486, 2019. Brazilian
Journal of Development. http://dx.doi.
org/10.34117/bjdv5n11-209.
PACHECO, Ana Paula Reusing et al. O ciclo
PDCA na gestão do conhecimento: uma abordagem
sistêmica. Universidade Federal de
Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível
em: http://isssbrasil.usp.br/artigos/ana.pdf.
Acesso em: 04 jun. 2021.
SAMPAIO, Kleber Rocha. A gestão da qualidade
nas instituições de ensino superior.
Faculdades Cearenses, Fortaleza, v. 8, n. 2,
p. 1-17, 2014. Disponível em: https://www.
faculdadescearenses.edu.br/revista2/edicoes/
vol8-2-2014/artigo1.pdf. Acesso em: 05 abr.
SLACK, Nigel; BRANDON-JONES, Alistair;
JOHNSTON, Robert. Administração da
produção. 8. São Paulo, Atlas. 2018. 1 recurso
online ISBN 9788597015386.
SOUZA, Valdinei Costa. Qualidade na educação
superior: uma visão operacional do
conceito. Avaliação: Revista da Avaliação da
Educação Superior (Campinas), [S.L.], v. 22,
n. 2, p. 332-357, ago. 2017. FapUNIFESP
(SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1414-
SILVA, J. F.; CAEIRO, M. O ensino de Administração
no Brasil: uma reflexão sobre a
gestão simplista e palpável decorrente do pop-
management. Revista de Administração da
UNIFATEA, Lorena, v. 12, n. 12, p. 7-153,
Disponível em: http://unifatea.com.br/
seer3/index.php/RAF/article/view/750/763.
Acesso em: 06 ago. 2021.
SILVA, C. R. M. (org.). Elementos de Administração
Ponta Grossa: Atena Editora,
E-book. Disponível em: https://www.
atenaeditora.com.br/post-artigo/8321. Acesso
em: 08 ago. 2021.
SILVA, K. A. T.; ARANTES, I. C. S.; FREITAS,
R. C.; CAMPOS, R. C. Ensino de Administração:
reflexões críticas sobre a formação
do Administrador. Revista FOCO, São Paulo,
v. 12, n. 3, p. 161-178, 2019. Disponível em:
https://revistafoco.emnuvens.com.br/foco/article/
view/22. Acesso em: 06 ago. 2021.
STADTLOBER, C. S. Qualidade do ensino
superior no curso de administração: a avaliação
dos egressos. 2010. Tese (Doutorado em
Educação) - Faculdade de Educação, Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande
do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível
em: http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/
tede/3642/1/422042.pdf. Acesso em: 20 ago.
UNIFESO. Oficinas e Simulados do Projeto
Egresso. S.d. Disponível em: https://unifeso.
mrooms.net/course/view.php?id=17977.
Acesso em: 23 set. 2021.
ZANDAVALLI, Carla et al. O PDCA como
ferramenta de apoio à implementação do
planejamento estratégico em uma instituição
de ensino. Revista Gual, Florianópolis,
vol. 6, núm. 4, p. 68-91, 2013. Mensal.
Disponível em: https://www.redalyc.org/
pdf/3193/319329765006.pdf. Acesso em: 04
jun. 2021.