UTILIZAÇÃO DO ROCURONIO COMO BLOQUEADOR NEUROMUSCULAR PROFUNDO NA TÉCNICA CIRÚRGICA DE VIDEOLAPAROSCOPIA
Resumo
Introdução: A obtenção do bloqueio neuromuscular profundo tem apresentado impacto clínico positivo no pós operatórios de cirurgias de videolaparoscopia segundo a literatura, sendo que o Rocuronio se destaca como droga utilizada pela sua capacidade de se ligar ao receptor nicotínico de acetilcolina. Objetivo: Descrever os efeitos clínicos positivos pós-operatórios da utilização do Rocuronio como promotor do bloqueio neuromuscular profundo, na técnica cirúrgica de videolaparoscopia. Métodos: O estudo trata-se de uma revisão integrativa de literatura (RIL) realizada através de busca por publicações indexadas nas bases de dados eletrônicas: SciELO, Lilacs, Pubmed e Google acadêmico, no período entre 2014 e 2021, nos idiomas português, inglês e espanhol, disponíveis em texto completo e online. Resultados: Foram encontrados 169 artigos na literatura, sendo 50 na base de dados SciELO, 63 na base dados Lilacs, 28 na Pubmed e 28 no Google Acadêmico. Foram excluídos da amostra 10 artigos duplicados, 50 que não foram indexados no período entre 2014 e 2021 e 103 que não faziam relação com o tema em questão. Após a leitura completa dos pré-selecionados e a aplicação dos critérios de elegibilidade, foram escolhidos 6 artigos como amostra final para elaboração deste trabalho. Conclusões: A utilização do Rocuronio como BNM profundo tem apresentado bons resultados clínicos nos pós operatórios de cirurgias de videolaparoscopia, apresentando efeitos clínicos positivos, como: efeitos anti-inflamatórios mais profundos em comparação ao bloqueio padrão, maior segurança intraoperatória, prevenindo totalmente qualquer movimento do paciente (contração, tosse ou contração dos músculos abdominais) e assim, reduzindo os riscos de danos teciduais, além de exigir menores pressões de insuflação peritoneais e assim minimizar efeitos indesejados, como a dor. Como efeitos positivos pós operatórios, pode-se citar: menos infecções e redução da taxa de readmissões não planejadas dentro de 30 dias após a cirurgia.
Descritores: Anestesiologia; Rocuronio; Videolaparoscopia; Bloqueador neuromuscular.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.