PINTORES E MÚSICOS COMO DISPARADORES DE DISCUSSÃO DE TEMAS MÉDICOS
Resumo
O curso de graduação em medicina do Unifeso–Teresópolis – RJ utiliza metodologias ativas de aprendizado. Situações- problemas (SPs) geradoras de perturbações intelectuais resultam em busca ativa do estudante pelo conhecimento verificado através de avaliações cognitivas integradas (ACI’s). Deve-se destacar que a verossimilhança com a realidade prepara os estudantes para os desafios da carreira médica. Assim, são hipóteses: a utilização de personagens reais ícones das artes potencializa as SPs, representa uma ferramenta transdisciplinar de humanização médica, ampliando, passivamente, a cultura do estudante. Integrando um projeto maior, este trabalho veio verificar se a inserção de ícones da arte em ACIs/SPs simuladas apresenta impacto positivo em estudantes de períodos avançados. O currículo do 4º. período do curso foi objeto para a construção deste trabalho. A partir deste recorte, escolheu-se os pacientes/ícones personagens de acordo com os aspectos médicos de suas biografias. Construiu-se narrativas médicas enquadrando aspectos da história da medicina compatíveis com estes períodos da história e questionários previamente aprovados pelo CEP. Ambos foram distribuídos a estudantes de quarto, quinto e sexto períodos. 40 em 240 estudantes compõem o espaço amostral analisado. 92,5% aprovaram a iniciativa e afirmaram que não prejudicaria seu desenvolvimento na ACI. 97,5% acreditam não prejudicar as SP’s; 90% pensam o paciente se tornar mais real e humanizado com essa articulação; 40% se sentiram estimulados a procurar mais informações artístico-culturais. Conclui-se que a utilização de ícones da arte como disparadores de temas médicos é aprovada pelos estudantes, é apontada como positiva, tornando o aprendizado transdisciplinar, mais real e humanizado.Downloads
Publicado
2016-06-07
Edição
Seção
Artigos DACS
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