PIEX SALA VERDE 2018 - 2019: EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO UNIFESO

Autores

  • Luiz Antonio de Souza Pereira UNIFESO
  • Jaqueline da Costa Silva Cabral Estudante do curso de Pedagogia/UNIFESO
  • Maria Eduarda Gonçalves Silva Estudante do curso de Pedagogia/UNIFESO

Palavras-chave:

Educação socioambiental, Sala Verde, Projeto de extensão

Resumo

Em tempos de crise socioambiental, o projeto financiado pelo Plano de Incentivo à Extensão (PIEx) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) denominado “Sala Verde: Educação Socioambiental no UNIFESO” visa intensificar a produção, o debate e a divulgação de informações socioambientais na instituição, em especial, com os funcionários técnico-administrativos. O projeto, sob a chancela da Sala Verde, é pautado no diálogo e na participação ativa dos envolvidos. As ações desenvolvidas – apresentações na V e VI Semana de Meio Ambiente do Unifeso; apresentações no III e IV Confeso; encontros com funcionários de diferentes setores nos campus Sede, Pro Arte e Quinta do Paraíso; e produção de material informativo – visaram estimular mudanças de hábitos, valores e atitudes em prol da ecoeficiência e da sustentabilidade, via educação socioambiental, dentro (e fora) da instituição. De uma forma geral, percebe-se o interesse dos funcionários e setores por maiores conhecimentos e mudanças em relação a problemática socioambiental.

Biografia do Autor

Luiz Antonio de Souza Pereira, UNIFESO

Doutor e mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense ( 2014 e 2008, respectivamente), especialista em Planejamento e Uso do Solo Urbano pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ, 2005) e bacharel e licenciatura plena em Geografia na UFRJ (2005). Professor assistente no Centro Universitário Serra dos Órgãos (desde 2008/02) nos cursos de Pedagogia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção e Ciência da Computação e professor auxiliar na Universidade Castelo Branco (desde 2012/02) no curso de Geografia. Com experiência no ensino de Geografia nas redes pública e particular do Ensino Básico. Pesquisas nas áreas de educação e geografia urbana.

Referências

BRASIL. Lei no 9.795: Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, 1999.

_______ Projeto Salas Verdes. Disponível em: http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/educomunicacao/salas-verdes - Acesso em: 29 mai. 2016.

DIAS, Genebaldo. Educação ambiental: princípios e práticas. 9 ed. – São Paulo: Gaia, 2004.

_______________ Educação e Gestão Ambiental. São Paulo: Gaia, 2006.

LEFF, Enrique. Discursos sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010.

NAÇÕES UNIDAS. 17 objetivos para transformar nosso mundo. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/ - Acesso em: 03/03/2018.

PEREIRA, Luiz Antônio. Educação ambiental: por justiça social e equilíbrio ambiental In: CABRAL, Campista; PEREIRA, Luiz Antônio. Formação docente e práticas inovadoras. Teresópolis: TerêArt, 2016.

TRIGUEIRO, André (coord). Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. 4ed. Campinas: Armazém Ipê (Autores Associados), 2005.

UNIFESO. Centro Universitário Serra dos Órgãos. Disponível em: http://www.unifeso.edu.br/instituicao/index.html - Acesso em: 29 mai. 2016.

________ Sala Verde. Disponível em: http://www.unifeso.edu.br/sala_verde/ - Acesso em: 29 mai. 2016.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Artigos DACHT