AÇÕES EDUCATIVAS DE CONHECIMENTO E PREVENÇÃO NA MEDICINA VETERINÁRIA, ELABORADAS PELOS DISCENTES DA DISCIPLINA IETC ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS
Palavras-chave:
Educação-preventiva, Mídias-sociais, Animais-de-estimaçãoResumo
A medicina veterinária vem se tornando cada vez mais reconhecida no âmbito de saúde pública e com o uso das redes sociais, essas fontes de informações têm maior visibilidade favorecendo a distribuição de informação com a comunidade. O médico veterinário desempenha importante papel na defesa sanitária animal e humana, como agente de saúde pública, englobando zoonoses, epidemiologia e bem-estar animal. Informações sobre doenças nos animais e zoonoses nem sempre alcançam a população exposta. O presente projeto teve por objetivo implementar ações de educação em medicina veterinária, informando a comunidade e atuando de forma remota. Os discentes da disciplina Integração, Ensino, Trabalho e Cidadania (IETC) do UNIFESO, desenvolveram materiais informativos para a rede social Instagram, totalizando 45 assuntos diversos que englobam temas como zoonoses, saúde animal, bem-estar animal e saúde púbica. Assim, ocorreu a integração dos estudantes da disciplina com a comunidade externa, ainda que de forma virtual, agregando e disseminando informações relevantes sobre diversos temas em medicina veterinária. É de suma importância a comunicação e integração dos estudantes de Medicina Veterinária com a comunidade virtual, gerando inclusão e conscientização da comunidade sobre os diversos temas abordados na medicina veterinária.
Referências
ALVES, A. L.; TAVARES, T. P. O Instagram no processo de engajamento das práticas educacionais: A dinâmica para a socialização do ensino-aprendizagem. Revista Científica da FASETE. p.25 – 43, 2018.
ALVES, W. E. Vigilância em Saúde Pública. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (Série Saúde & Cidadania), v.7, 1998.
BARBOSA, J. S. D.; BATISTA, D. L. As mídias sociais na educação. V Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. São Cristóvão, SE. 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Diário Oficial Da União. Ed.158, Seção 1,p.199, 2019.
CIRILO, S. S.; SANTOS, L.; SANTOS, V. V. As redes sociais no processo ensino-aprendizagem. Disponível em: https://silo.tips/download/as-redes-sociais-no-processo-ensino-aprendizagem. Acesso em 09 set. 2020.
CORCINI, C.D.; MENDONÇA, F. R.; ZANIN, M.; KOMNINOU, E. R.; VARELA JUNIOR, A. S. Interação com a comunidade de médicos veterinários por meio da extensão em tempos de distanciamento físico durante a Pandemia por covid-19. Expressa Extensão. v. 26, n. 1, p. 206-214, 2021.
GARCIA, P. S. A internet como nova mídia na educação. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EAD/NOVAMIDIA.PDF. Acesso em: 09 set. 2020.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censos 2019. Domicílios com algum cachorro, por situação de domicílio. Domicílios com algum gato, por situação de domicílio: IBGE, 2019.
LIMA, A. M. A.; ALVES, L. C.; FAUSTINO, M. A. G; DE LIRA, N. M. S. Percepção sobre o conhecimento e profilaxia das zoonoses e posse responsável em pais de alunos do pré-escolar de escolas situadas na comunidade localizada no bairro de Dois Irmãos na cidade do Recife (PE). Ciência & Saúde Coletiva, v.15, Supl. 1, p.1457-1464, 2010.
MACÊDO, H. L. R. Q. et al. Aplicação das redes sociais na sensibilização para a guarda responsável e incentivo à adoção. Anais da X Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo, UFPR. p.123, 2021.
MILANO, L.S.; OSCHEROV, E.B. Contaminación por parásitos caninos de importância zoonótica em playas de laciudad de Corrientes, Argentina. Parasitología Latinoamericana. v.57, n. 3-4, p.119-123, 2002.
MIRANDA, M. A contribuição do médico veterinário a saúde única - OneHealth. Psicologia e Saúde em debate, v. 4, (Supl1), p.34-34, 2018.
NASCIMENTO, R. K., et al. Saúde única através das mídias digitais. Anais da X Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo, UFPR. p.102, 2021.
OLIVEIRA, P. P. M.; BRASILEIRO, B. G.; RODRIGUES, F. L. A.; FERREIRA, M. E. R.
Utilização pedagógica da rede social Instagram. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, ed. 02, v. 13, p. 05-17, 2021.
PISSINATTI, A.; FERREIRA, A. C. C.; MARTINS, A. V.; FERRER, D. M. V.; BOBÁNY, D. M.;IFF, E.T.; AMARAL, J. A.; ARCURI, M. B.; GUTTMANN, P. M. Plano pedagógico de curso – Medicina Veterinária: PPC/2016/ Fundação Educacional Serra dos Órgãos. Programa de Capacitação do UNIFESO. --- Teresópolis: UNIFESO, 2016, 73f.
TANCIONI, I. Promovendo conceitos associados à abordagem fear-free e ao bem-estar de coelhos através de ferramentas online. Anais da X Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo, UFPR. p.91, 2021.
TONIN, F.; DEL CARLO, R. J. Tem médico veterinário na saúde da família. Revista CFMV, Ano XXII, n.69, p.18-25, 2016.
WILSON, C. C. The pet as an anxiolytic intervention. The Journal of nervous and mental disease. v. 179, n.8, p.482-489, 1991.
ZANELLA, J. R. C. Zoonoses emergentes e reemergentes e sua importância para saúde e produção animal. Pesquisa Agropecuária Brasileira. v.51, n.5, p.510-519, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista da JOPIC, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/