A FORMAÇÃO ÉTICA E A OPORTUNIDADE DA ABORDAGEM DOS CUIDADOS PALIATIVOS: UMA PROPOSTA DE PAIDEIA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Márcio Niemeyer-Guimarães Unifeso
  • Alba Barros Souza Fernandes Unifeso
  • Selma Vaz Vidal Unifeso
  • Carina Ferreira Unifeso
  • Iris Vidal Unifeso
  • Isabella Pries Unifeso
  • João Mário Carneiro Unifeso
  • Rafael Casanova Unifeso
  • Ralph Monteiro Unifeso
  • Matheus Gaspar Unifeso
  • Marianna Molina Unifeso
  • João Cardoso de Castro Unifeso

Palavras-chave:

ética, bioética, saúde, paideia, cuidados paliativos

Resumo

Este trabalho identificou as lacunas conceituais de estudantes dos cursos de Medicina, Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia acerca de conceitos como finitude, ética, bioética, cuidados paliativos, entre outros e, a partir destes achados, discutiu os rudimentos de uma proposta de educação ética tendo como referência a paideia grega. Foram realizadas entrevistas com estudantes dos últimos períodos desses cursos. As respostas foram transcritas, tabeladas e, posteriormente, analisadas. A interpretação dos dados ratificou o pressuposto desta pesquisa, isto é, a constatação de que existe uma formação iminentemente técnica do profissional de saúde e, por conseguinte, uma enorme carência no que diz respeito à reflexão sobre temas que, em nosso entendimento, são fundamentais para a sua atuação profissional. Face a dificuldade de interlocução entre as ciências da saúde e as humanidades, é preciso desenvolver um discurso sobre a ética verdadeiramente capaz de sensibilizar e convocar o pensamento e acreditamos que a paideia grega possa ser uma referência para qualquer proposta de reformulação do currículo desses estudantes.

Biografia do Autor

João Cardoso de Castro, Unifeso

Doutor em Bioética pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - UFRJ, com período sanduíche [CAPES] na DePaul University (Chicago). Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ (2009). Atualmente é professor de Filosofia e Bioética em cursos de graduação e assessor da Direção de Educação à Distância do Unifeso. Principais temas de atuação: ética, bioética, filosofia antiga, Heidegger,

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Publicado

2022-05-05

Edição

Seção

Artigos DACS