PANDEMIA E BEM-ESTAR ACADÊMICO CRIANDO CAMINHOS TERAPÊUTICOS PARA UMA NOVA REALIDADE

Autores

  • Sandro Pinheiro da Costa Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO https://orcid.org/0000-0002-8493-4147
  • Lais Leal Moreira
  • Renata Pereira de Azevedo
  • Victor Hugo Da Costa Palatnic
  • Carina Dias Ferreira De Andrade
  • Ketllyn de Azevedo Machado
  • Larissa Dias Soares
  • Lucas Padrão de Oliveira Zambrotti
  • Maria Eduarda do Nascimento Bulhões
  • Nathália Winttr Cariello
  • Tayná Livia do Nascimento
  • Vitória Santos de Andrade

Resumo

A pandemia da COVID-19 teve um impacto abrangente na comunidade acadêmica. O objetivo do estudo foi avaliar o impacto da pandemia da COVID-19 na saúde da comunidade acadêmica. Trata-se de estudo quali-quantitativo através de questionário semiestruturado, incluindo a comunidade acadêmica que vivenciou a pandemia no município de Teresópolis, RJ. A análise, foi realizada através dos participantes que atenderam aos critérios de inclusão. Os resultados demonstram a relação aos aspectos emocionais, em que houve um aumento significativo  nos níveis de estresse, ansiedade e depressão devido ao distanciamento social, incerteza e mudanças na rotina. A saúde física foi impactada, e no aspecto social, o distanciamento físico limitou as interações sociais, causando uma sensação de isolamento e afetando o senso de pertencimento. Economicamente, estudantes enfrentaram dificuldades financeiras devido à redução da renda familiar. Esses impactos destacam a necessidade de medidas de suporte e intervenções específicas para promover a saúde mental, o bem-estar emocional, a saúde física, a interação social e a estabilidade financeira na comunidade acadêmica. O foco em serviços de apoio, programas de promoção da saúde e espaços de interação social são essenciais para mitigar os efeitos negativos da pandemia e garantir uma experiência acadêmica mais saudável e resiliente.

DOI: 10.29327/2430932.3.12-1

Biografia do Autor

Sandro Pinheiro da Costa, Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO

Doutorando em Ciências Farmacêuticas (2022-2026) e Mestrado em Ciência e Tecnologia Farmacêutica pela FF-UFRJ (2021), especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar (2021), Farmácia Estética (2017), Biotecnologia (2016), Toxicologia (2023), MBA Executivo em Saúde (2023), Farmácia Clínica e Hospitalar em Infectologia (2023). Graduação em Farmácia com habilitação em homeopatia (2015). CEO da Startup NanoCure Innovation e Professor de Ensino Superior na Área de Prática de Ensino no UNIFESO (2021-atual). Farmacêutico no Município de Teresópolis, com atuação no setor de Vigilância em Saúde (Responsável pelas ações estratégicas das Doenças Crônicas Não Transmissíveis) (2020- atual), Urgência e Emergência (2018-atual). Agraciado com a medalha Professor Cezar Antônio Elias no Prêmio Professor Unifeso 2023. Foi preceptor do Programa PET-Saúde Interprofissionalidade do Ministério da Saúde (2019-2021 / 2022 - 2023). Representante do CRF-RJ no Conselho Municipal de Saúde de Teresópolis (2022 atual). Membro dos Grupos Técnicos do CRF-RJ (2017- atual). Realizou supervisão do Programa Estratégico de Testagem e dos Centros de Atendimentos a COVID-19 (2020-2022). Atua na investigação coletiva das doenças infecciosas e crônicas; PD de formulações farmacêuticas; e Educação Médica. Suas principais linhas de pesquisa incluem: I) desenvolvimento de micro e nanocarreadores para ativos farmacêuticos II) testes pré-clínica através de métodos alternativos in vitro; III) estudos epidemiológicos e ensaios clínicos; IV) pesquisas com espécies vegetais tóxicas (Solanaceae) e microrganismos endófitos, visando o estudo fitoquímico e farmacológico com ênfase em alcaloides, flavonoides e compostos fenólicos; V) bioensaios através de métodos in vitro e ex vivo (antimicrobiana, antioxidantes, larvicida, citotoxicidade, biofilme e mutagênese); VI) screening de microrganismos, reações de eliciação, co-cultivo, produção de metabolitos, enzimas e bioprocessos; VII) desenvolvimento, caracterização físico-química, estudo de estabilidade, pré-formulação, solubilidade, planejamento experimental e avaliação da eficácia e segurança de nanoemulsões e nanossistemas híbridos. VIII) estudo em Saúde Pública direcionados a análise de informações clínicas e epidemiológicas em pesquisa clínica de doenças infecciosas e crônicas. Também possui experiência na prática docente, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de um curso de graduação, elaboração e revisão de artigos científicos, projetos para empresas de fomento, desenvolvimento de desenhos metodológicos técnicos e científicos. Ainda possui experiência profissional em urgência e emergência na pratica clínica, segurança do paciente, gerenciamento de sistemas de medicamentos: sistema MV2000i, Software Alterdata (WShop), sistema Stock, Hórus, Estoque Fácil e sistema Celk Saúde, através da avaliação do prontuário eletrônico, ciclo de compras, eliminação de desperdícios e aumento da eficiência na gestão de materiais, produtos, equipamentos, medicamentos ou serviços, visando a otimização do processo de compras baseado em níveis de estoque e histórico de consumo. Possuo facilidade no aprendizado de novas técnicas de trabalho e procuro manter-me atualizado com as novas tecnologias disponíveis. Tenho bom relacionamento em todos os níveis hierárquicos, sou uma pessoa organizada. Tenho interesse de aprendizagem. Compromisso, dedicação, competência, alcance de objetivos e metas, profissionalismo de qualidade, fazem parte do meu perfil profissional.

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Publicado

2024-11-25

Edição

Seção

Artigos DACS