A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS BASEADAS NO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA EM AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NAS ESCOLAS

Autores

  • Tatiane Veiga Gravino
  • Aline Arthou Stein
  • Ana Carolina da Ponte Carvalho do Nascimento
  • Ana Claudia dos Santos Morais
  • Larissa Miranda Martins
  • Francine Albernaz Teixeira Fonseca Lobo
  • Camilla Pereira Dias da Rocha UNIFESO

Resumo

A educação alimentar e nutricional para os escolares é uma estratégia de extrema importância na promoção da saúde, hábitos saudáveis e prevenção de doenças relacionadas à alimentação inadequada, sendo uma ferramenta defendida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), política pública criada em 1954, com objetivo fornecer alimentação adequada e saudável para os estudantes das escolas públicas. Combater a má nutrição é um grande desafio para saúde em todo mundo e os reflexos da má alimentação, principalmente do público infantil, são diversos e com consequências relevantes na saúde do indivíduo até a vida adulta. Nesse sentido, intervenções precoces, com ações educativas em ambiente escolar, que visem a conscientização sobre um padrão alimentar saudável, são estratégias importantes no auxílio a esse combate. Portanto, objetivo do presente trabalho foi planejar e aplicar um conjunto de ações dentro do ambiente escolar, como uma estratégia nutricional para o incentivo de uma alimentação saudável, tendo como base o Guia Alimentar para a População Brasileira como um norteador para a execução das atividades de educação alimentar e nutricional em escolas de instituições pública e privada da cidade de Teresópolis-RJ.

DOI: 10.29327/2430932.3.12-5

Downloads

Publicado

2024-11-25

Edição

Seção

Artigos DACS