O PAPEL DO ESTUDANTE DE MEDICINA NA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE REPRODUTIVA PARA ADOLESCENTES
Resumo
O presente estudo trata-se de um relato de experiência acerca do desenvolvimento de atividades com o
tema de saúde reprodutiva, Infecções Sexualmente Transmissíveis, gravidez indesejada e métodos contraceptivos
por meio de práticas educativas com adolescentes. O artigo objetivou descrever o significado da realização
de práticas de educação por estudantes do Curso de Graduação em Medicina para um grupo de adolescentes,
com o tema de saúde reprodutiva. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, foi conduzida entre março e junho de 2024 em uma escola municipal e uma comunidade na região serrana do Rio de Janeiro. Para a realização da estratégia foram utilizadas ferramentas como carta de demanda, rodas de conversa e observação participante. Os dados retratam os significados da participação discente na produção de temas pertinentes à saúde. Os resultados demonstraram que atividades educativas contribuíram para a prática de informação em saúde entre os adolescentes, embora estigmas e barreiras culturais tenham limitado as discussões. O estudo conclui que a atuação dos estudantes de medicina como educadores contribui para uma formação mais humanística e capacita o público adolescente a atuar como agentes da mudança em suas próprias esferas sociais, difundindo a cultura de escolhas conscientes e seguras. Apesar das limitações geográficas e amostrais, o estudo reforça a importância da prática discente e fortalece a ideia de um modelo eficaz e adaptável para intervenções futuras, reforçando a importância de práticas educativas acessíveis e contextualizadas na saúde pública.
Palavras-chave: Adolescente; Anticoncepção; Educação Sexual; Saúde Coletiva.
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