DIAGNÓSTICO E DIVULGAÇÃO DA SITUAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DE TERESÓPOLIS/RJ: CONTRIBUIÇÕES PARA O OBSERVATÓRIO DE TERESÓPOLIS

Autores

  • Roberta Montello Amaral UNIFESO
  • Patrick Fontaine Reis de Araújo UNIFESO
  • Danilo Amaral da Fonseca UFJF

Palavras-chave:

Indicadores socioeconômicos, avaliação de políticas públicas, benchmark.

Resumo

Este artigo tem como objetivo situar a avaliação de políticas públicas da cidade de Teresópolis, estabelecendo-se como instrumento para fomentar o debate sobre os rumos futuros da comunidade. Os indicadores serviram à elaboração de um diagnóstico sobre a trajetória recente da gestão pública na cidade e à identificação de caminhos possíveis. Todas as etapas foram realizadas em diálogo constante com a comunidade.

Referências

AMARAL, R. M., D´ALMEIDA, A.D.; MESQUITA, B. S. de; HEISS, M.; A AVALIAÇÃO DE RESULTADOS NO SETOR PÚBLICO: Teoria e Aplicação Prática no Estado do Rio de Janeiro, TCC, FGV, Rio de Janeiro, mar/2004.

AMARAL, R. M.; AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, XXXII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, Bento Gonçalves-RS, 2012.

ARRETCHE, M. Dossiê agenda de pesquisa em políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 18, n. 51, p. 7-9, fev. 2003.

BRASIL. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Estudos Socioeconômicos dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro; Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro; Rio de Janeiro; TCE-RJ, SGP, 2011.

JANNUZZI, P.M. Considerações sobre o uso, mau uso e abuso dos indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas públicas. Revista de Administração Pública, 36(1), Janeiro/Fevereiro, 2002.

MESQUITA, R.; ALBUQUERQUE, G.; Planos e Instrumentos de Planejamento – PPA, LDO e LOA – Pontos Controversos; TCE-RJ; Rio de Janeiro. Mimeo.

REIS, E.P. ¨Reflexões leigas para a formulação de uma agenda de pesquisa em políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.18 n.51, fev. 2003.

Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 18, n. 51, p. 15-20, fev. 2003.

SOUZA, C. “Estado do campo” da pesquisa em políticas públicas no Brasil.

TREVISAN, A. P. Avaliação de políticas públicas: uma revisão teórica de um campo em construção. Revista de Administração Pública, 42(3), Maio/Junho, 2008.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos DACHT