Roteiro de Campo No. 2: Ensino de Geologia de Engenharia aos Estudantes do CCT-UNIFESO na Região de Teresópolis

Autores

  • Louise Estrella Glech Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Jenifer Roméro
  • Claudio Amaral

Palavras-chave:

excursão de campo, geologia de engenharia, problemas geotécnicos

Resumo

Este artigo técnico dá continuidade à proposta de Roméro & Estrela (2017) de organizar roteiros de campo para o apoio ao ensino de Geologia de Engenharia e, desta forma, melhor preparar os futuros engenheiros civis formados na UNIFESO. Apresenta-se uma sequência de seis pontos de parada na BR-116, ao longo da escarpa de falha da Serra do Mar até o bloco rebaixado da Baía de Guanabara, na qual os estudantes podem observar problemas geotécnicos ligados às características e propriedades de diferentes materiais geológicos, aí incluídos escorregamentos e quedas de blocos rochosos.

Referências

DRM-RJ Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (2005) Painel “Dedo de Deus”, Tema: Geologia da Serra dos Órgãos e do Dedo de Deus, os estudos pioneiros. Projeto Caminhos Geológicos do RJ. Disponível em http://www.drm.rj.gov.br/ index.php/downloads/category/73-terespolis

Roméro, J.; Estrella, L. (2017) Roteiro de Campo No. 1: Ensino de Geologia de Engenharia aos Estudantes do CCT-UNIFESO na Região de Teresópolis. Revista de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nº 3. disponível em http://revistasunifeso.filoinfo.net /index.php/ revistacienciatecnologiainovacao.

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Publicado

2018-07-24

Edição

Seção

Artigos