Tempo de Leitores e de Microcomunicação: do Storytelling à Técnica da Ancoragem
Palavras-chave:
Tipos de Leitores, Storytelling e Ancoragem, Ensino on-lineResumo
O presente trabalho, como um conjunto de arcanos que se separa em dois blocos no início de uma leitura, expõe duas abordagens sobre leitores em contextos de storytelling e de microcomunicação. A primeira, ancorada na obra O Castelo dos Destinos Cruzados, de Ítalo Calvino, volta-se para os tipos de leitores de Santaella; a construção de storytellings na visão de Rodrigues; as contribuições de Norman sobre níveis de design; e as tendências da educação on-line sob a perspectiva da distância transacional, conforme Moore. A segunda, ancorada nesses estudos e na complementação dessa obra de Calvino, volta-se para a análise crítica da aplicação de novas formas de comunicação em cursos on-line de curta duração, algo que se pode resumir no trajeto “do storytelling à ancoragem”.
Referências
BALESTRINI, M. El traspaso de la tiza al celular: Celumetrajes em el Proyecto Facebook para pensar com imágenes y narrativas transmedia. In: PISCITELLI et al. (Org.). El proyecto Facebook y la Posuniversidad. Sistemas operativos sociales y entornos abiertos de aprendizaje, Buenos Aires: Ariel/Fundación Telefónica, 2010, pp. 35-46.
CALVINO, I. Seis propostas para o Próximo Milênio: Lições Americanas. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
____. O castelo dos destinos cruzados. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson, 2008.
MOORE, M. G. Teoria da distância transacional. Revista de Educação a Distância, vol. 1, no. 1, 2002.
NORMAN, Donald. Emotional Design: Why we love (or hate) everyday things. New York: Basic Books, 2004.
QUINTANA, C.L.P. Narrativas que Desafiam a Aprendizagem em Ambiente Semipresencial: de Casos e Acasos ao Storytelling. Unifeso: 2015.
RODRIGUES, S. Roleplaying Game e a Pedagogia da Imaginação no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço: o perfil do leitor imersivo. São Paulo:
Paullus, 2004.
____. Matrizes da Linguagem e do Pensamento: sonoro, visual, verbal. 3 ed. São Paulo: Iluminuras, FAPESP, 2005.
TORI, R. Educação sem Distância: As Tecnologias Interativas na Redução de Distâncias em Ensino e Aprendizagem. São Paulo: Editora Senac, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista de Ciência, Tecnologia e Inovação, desde que citada a fonte.