Tempo de Leitores e de Microcomunicação: do Storytelling à Técnica da Ancoragem

Autores

  • Carmem L. P. Quintana Centro Universitário Serra dos Órgãos Unifeso
  • Claudenir da Silveira
  • Renato de Souza Costa
  • Vanessa Plácido

Palavras-chave:

Tipos de Leitores, Storytelling e Ancoragem, Ensino on-line

Resumo

O presente trabalho, como um conjunto de arcanos que se separa em dois blocos no início de uma leitura, expõe duas abordagens sobre leitores em contextos de storytelling  e de microcomunicação. A primeira, ancorada na obra O Castelo dos Destinos Cruzados, de Ítalo Calvino, volta-se para os tipos de leitores de Santaella; a construção de storytellings na visão de Rodrigues; as contribuições de Norman sobre níveis de design; e as tendências da educação on-line sob a perspectiva da distância transacional, conforme Moore. A segunda, ancorada nesses estudos e na complementação dessa obra de Calvino, volta-se para a análise crítica da aplicação de novas formas de comunicação em cursos on-line de curta duração, algo que se pode resumir no trajeto “do storytelling à ancoragem”.

Biografia do Autor

Carmem L. P. Quintana, Centro Universitário Serra dos Órgãos Unifeso

Mestre e Doutora em Língua Portuguesa pela UERJ. Especialista em Literatura Brasileira (UNIPLI), em Educação a Distância (SENAC RJ), em Especialização em Gestão e Implementação de EaD (UFF) e em Design Instrucional (SENAC SP) Com extensão em Literatura Dramática Brasileira (UCP), em Direitos Humanos (Direito à Memória e à Verdade), em Teoria e Prática do Design Instrucional, em Psicopedagogia (Inst. Isabel) e em Formação Gerencial pela Rede Católica de Educação (RCE). No UNIFESO atua como: Professora nos Cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito e Engenharia.

Referências

BALESTRINI, M. El traspaso de la tiza al celular: Celumetrajes em el Proyecto Facebook para pensar com imágenes y narrativas transmedia. In: PISCITELLI et al. (Org.). El proyecto Facebook y la Posuniversidad. Sistemas operativos sociales y entornos abiertos de aprendizaje, Buenos Aires: Ariel/Fundación Telefónica, 2010, pp. 35-46.

CALVINO, I. Seis propostas para o Próximo Milênio: Lições Americanas. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

____. O castelo dos destinos cruzados. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson, 2008.

MOORE, M. G. Teoria da distância transacional. Revista de Educação a Distância, vol. 1, no. 1, 2002.

NORMAN, Donald. Emotional Design: Why we love (or hate) everyday things. New York: Basic Books, 2004.

QUINTANA, C.L.P. Narrativas que Desafiam a Aprendizagem em Ambiente Semipresencial: de Casos e Acasos ao Storytelling. Unifeso: 2015.

RODRIGUES, S. Roleplaying Game e a Pedagogia da Imaginação no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço: o perfil do leitor imersivo. São Paulo:

Paullus, 2004.

____. Matrizes da Linguagem e do Pensamento: sonoro, visual, verbal. 3 ed. São Paulo: Iluminuras, FAPESP, 2005.

TORI, R. Educação sem Distância: As Tecnologias Interativas na Redução de Distâncias em Ensino e Aprendizagem. São Paulo: Editora Senac, 2010.

Downloads

Publicado

2018-07-24

Edição

Seção

Artigos