Geologia (de engenharia) de dutos terrestres nas regiões serranas do Rio de Janeiro

Autores

  • Isabela Tenório Araújo Faculdade de Geologia – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Claudio Amaral Centro de Ciência e Tecnologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos.

Palavras-chave:

dutovias, acidentes geológicos, áreas serranas.

Resumo

A maior parte dos trabalhos que tratam da deformação e da ruptura de dutos terrestres é desenvolvida no âmbito das Engenharias Mecânica e Civil, com pouca participação da Geologia. O presente trabalho busca auxiliar no preenchimento desta lacuna ao apresentar e descrever estudos de caso reais da Geologia de Engenharia de dutos que atravessam as regiões serranas do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

Amaral, C., Saré, A. (2005) Mecanismo de Ruptura de Encosta. In: Adequação dos sistemas de drenagem do km48 do ORBIG. Relatório Técnico Empresa LPS, 12p.

Amaral, C.; Portocarrero, H; Antunes, F.S.; Campos, T.M.P; Viana, A.F. (2010) Estudos Geológico-Geotécnicos de superfície referentes à faixa marginal da adutora do Sistema de Abastecimento de Água Doce – SAAD das unidades 1,2 e 3 de Central Nuclear. Relatório Técnico da ALTA Engenharia. Rio de Janeiro, 39 p.

Bruno, P. (2008) Sistema de classificação de maciços naturais para implementação de dutos. Monografia de Graduação – Faculdade de Geologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, 75p.

Tenório, I.A.2018. Geologia de Dutos Terrestres. Monografia de Graduação – Faculdade de Geologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, 56 p.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Artigos