O Recente Deslizamento de Rocha no Morro Boa Esperança, em Itaipu, Niterói.

Autores

  • Claudio Amaral UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Louise Estrella
  • Marcelo Motta
  • Jenifer Romero
  • Thaís Belloti
  • Juliana Magalhães

Palavras-chave:

Esta Nota Técnica discute a tipologia e as causas geológicas do desastre associado a um deslizamento de rocha, ocorrido na madrugada do dia 10 de novembro de 2018, numa das encostas favelizadas de Niterói (RJ), no qual quinze pessoas morreram e seis casas

Resumo

Esta Nota Técnica discute a tipologia e as causas geológicas do desastre associado a um deslizamento de rocha, ocorrido na madrugada do dia 10 de novembro de 2018, numa das encostas favelizadas de Niterói (RJ), no qual quinze pessoas morreram e seis casas foram destruídas. Pelo menos cinco fatores distintos, discutidos na Nota Técnica, contribuíram para a ocorrência do desastre. Boa parte das informações incluídas no relato deriva de atividades realizadas logo após a ocorrência, incluindo-se aí o trabalho de campo no dia 14 de novembro em conjunto com os geólogos da Defesa Civil de Niterói e os integrantes do Grupo de Apoio Técnico do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro, responsável pelo inquérito que busca definir culpas e responsabilidades no caso estudado.

 

Biografia do Autor

Claudio Amaral, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), pós-graduação latu-sensu em Geologia de Engenharia e Hidrogeologia pela Universität Tubingen (1990) e doutorado em Geotecnia pela Pontifícia Universidade Católica (1997), com sandwich na Universitat Mainz (1994). Atualmente é 20 horas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, atuando principalmente nos seguintes temas: area urbana, risco geologico, deslizamento, geotecnia e uso do solo.

Referências

Amaral, C.; Feijó, R. 2004. Aspectos ambientais dos Escorregamentos em áreas urbanas. Cap. VII. In: Vitte.A.C.; Guerra,A.J.T. (org.). In: Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. BERTRAND BRASIL, 1ª ed., 2004, 172p

Amaral, C., 2012. Escorregamentos significativos da Folha Baía de Guanabara. In: Valeriano, C. (org.). Geologia e Recursos Minerais da folha Baía de Guanabara SF.23-Z-B-IV: Estado do Rio de Janeiro. Belo Horizonte: CPRM, 2012. 156 p.

Fernandes, N.; Amaral, C. 1996 Movimentos de Massa: uma abordagem geológico-geomorfológica. Cap. III, In: Geomorfologia e Meio Ambiente. Guerra, A.J.T. & Cunha, S.B. (org.). Rio de Janeiro. BERTRAND BRASIL, 3ª ed., 2003, 372p.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Nota Técnica