A utilização do sistema construtivo light steel framing em residências unifamiliares com auxílio da metodologia lean construction

Autores

  • Maia Carolina de Almeida Maia

Palavras-chave:

Light Steel Framing, Metodologia, Lean Construction.

Resumo

Na construção civil está cada vez mais crescente o uso de sistemas construtivos com novas soluções estruturais eficientes e sustentáveis. Levando em consideração os três aspectos do desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental), um dos novos sistemas construtivos que tem se mostrado promissor e que foi abordado nesse artigo, é o Light Steel Framing, que possui características como leveza, agilidade, durabilidade e resistência. Atualmente, o maior fator limitante do uso do sistema é o custo, mas como seu uso na Engenharia tem se tornado mais comum, é de se esperar que seu custo diminua e o uso se torne mais alcançável. Esse trabalho aborda o Steel Frame aliado a metodologia Lean Construction de aumento de produtividade e redução de desperdícios, fundamentando a escolha da técnica construtiva e possibilidades no mercado. Com a pesquisa e leitura bibliográfica, foi investigado o custo-benefício, os materiais e informações técnicas, a fim de conhecer seus ganhos para construções de residências unifamiliares. Foi usado como complemento da pesquisa, um estudo de caso de ampliação de residência de 116 m², realizada em Steel Frame em Teresópolis – RJ.

Biografia do Autor

Maia Carolina de Almeida Maia

Engenheira Civil registrada no CREA-RJ, cursando MBA Gestão de Negócios na USP. Funcionária da UNIFESO no CCT. 

Referências

ALVES, Nadine. Construct. Lean Construction: benefícios, exemplos e 5 princípios fundamentais. Disponível em: <https://constructapp.io/pt/lean-construction/>. Acesso em: 7 set. 2019.

CAMPARI, Giovanni Di Prete. Nosso Brasil. A utopia dos arranha-céus sustentáveis. São Paulo, n. 072. Portal Vitruvius. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/>. Acesso em: 14 ago. 2018.

FASTCON. Steel Framing. Disponível em: http://fastcon.com.br/blog/steel-frame/>. Acesso em: 6 set. 2019.

FREITAS, A. M. S.; CRASTO, R. C. M. Steel Framing: Arquitetura. Série Manual da Construção em Aço. Rio de Janeiro: IBS/CBCA, 2006.

KOSKELA, Lauri. Application of the new philosophy to construction. CIFE - Center for Integrated Facility Engineering. Technical Report, 75p. Stanford University, Palo Alto, California, 1992.

LORENZON, I. A.; MARTINS, R. A. Discussão sobre a medição de desempenho na lean construction. In: Simpósio de Engenharia de Produção, 13., 2006, Bauru. Anais... São Carlos: UFSCAR, 2006. p. 1-10.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Resolução Conama no 358, de 29 de abril de 2005. Dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de maio de 2005.

RODRIGUES, Francisco Carlos. Steel Framing: Engenharia. Rio de Janeiro: IBS/CBCA, 2006, 127 f.

ROSENBLUM, Anna. Avaliação da mentalidade enxuta (LeanThinking) na construção civil: uma visão estratégica de implantação. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2007.

SABBATINI, Fernando Henrique. Desenvolvimento de métodos, processos e sistemas construtivos - formulação e aplicação de uma metodologia. Tese de doutorado. USP, São Paulo, 1989.

SCHARFF, R. Residential steel framing handbook. New York: McGraw Hill, 1996. 429 p. SHULL, M.; ZAGER, L. Monthly Labor Review. Factors affecting the international softwood lumber market, 1987-93, February 1994. 21-29.

SINDUSCON. Steel Frame é tendência de construção sustentável. 6 de junho de 2017. Disponível em: <https://www.sindusconsp.com.br/opiniao-steel-frame-e-tendencia-de-construcao-sustentavel/>. Acesso em 6 set. 2019.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Edição

Seção

Artigos