1as Ações do Grupo de Estudos Geológicos CCT-UNIFESO sobre Risco a Escorregamentos em Teresópolis: Plataforma Digital de Dados e Análise dos Escorregamentos do Verão 2016-2017

Autores

  • Claudio Amaral Faculdade de Geologia – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Centro de Ciências e Tecnologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)
  • Analice Ramos Defesa Civil Municipal de Teresópolis (PMT)
  • Jenifer Roméro
  • Leonardo Lopes
  • Louise Estrella

Resumo

Este artigo apresenta os primeiros resultados do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Estudos Geológicos sobre Risco a Escorregamentos em Teresópolis, ligado ao CCT-UNIFESO. Englobando a seleção de uma plataforma digital com os dados relativos ao “risco a escorregamentos”, e as primeiras contribuições dos estudantes inscritos na disciplina Geologia de Engenharia, o artigo descreve também os resultados da análise dos escorregamentos recentes ocorridos em Teresópolis. O artigo confirma que é possível à UNIFESO cumprir um importante papel na difusão e na melhoria dos produtos técnicos que tratam do risco a escorregamentos em Teresópolis.

Referências

Amaral, C. (2016) Risco a escorregamentos nas encostas de Teresópolis. Revista de Ciência, Tecnologia e Inovação do CCT-UNIFESO, v.1, n. 1. http:// revistas unifeso.filoinfo.net/index.php/revistacienciatecnologiainovacao/article/view/376/352

Cerri, L.E.S.; Akiossi, A.; Augusto Filho, O.; Zaine, J.E. (1996). Cartas e mapas geotécnicos de áreas urbanas: Reflexões sobre as escalas de trabalho e proposta de elaboração com o emprego do método do detalhamento progressivo. In: VIII CBGE, 1996, Rio de Janeiro. Anais. São Paulo: ABGE, 1996. v. 2. p. 537-547.

Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro - NADE/DRM-RJ (2011) “Megadesastre´ 11 da Serra Fluminense”, disponível em http://www.drm.rj.gov.br/.

Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro - NADE/DRM-RJ (2012) CRI laudos geotécnicos e espelhos de risco nas escalas 1: 5000, 1: 2.000, 1: 1000 e 1: 500 em Teresópolis. Disponível em http://www.drm.rj.gov.br/.

Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro - NADE/DRM-RJ (2017a) 34º Relatório Técnico “Correlação Chuvas x Escorregamentos no Estado do Rio de Janeiro”. Disponível em http://www.drm.rj.gov.br/.

Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro - NADE/DRM-RJ (2017b). 35º Relatório Técnico “Chuva x Escorregamentos no Estado do Rio de Janeiro”. Disponível em http://www.drm.rj.gov.br/.

Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável da Prefeitura de Nova Friburgo-RJ (2016) Plataforma Digital. Acessível em http://novafriburgo.rj.gov.br/meio-ambiente-digital/.

Serviço Geológico do Brasil – CPRM (2015) Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação do Município de Teresópolis – RJ, escala 1: 70000, disponível em http://rigeo.cprm.gov.br/xmlui/ bitstream/handle/doc/15095/CS-Teresopolis.pdf.

TERRAE Engenharia (2007) Plano Municipal de Redução de Riscos. Programa: Urbanização, Regularização e Integração de assentamentos precários – município de Teresópolis. Rio de Janeiro. Relatório Interno. 250p.

Tomaz, B.B. (2013) Organização e Análise dos Documentos Preliminares sobre Escorregamentos e Preparação de Cartas de Risco associado a Escorregamentos em Teresópolis-RJ. Monografia de graduação – Faculdade de Geologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, 96p.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Edição

Seção

Artigos