Roteiro de Campo No. 1: Ensino de Geologia de Engenharia aos Estudantes do CCT-UNIFESO na Região de Teresópolis

Autores

  • Jenifer Roméro Faculdade de Geologia – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Louise Estrela Faculdade de Geologia – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Roteiro de campo, excursão de campo, geologia de engenharia.

Resumo

Esta Nota Técnica apresenta uma proposta de roteiro de campo para apoio ao ensino do conteúdo de Geologia de Engenharia abordado em sala de aula, com vistas a formar engenheiros aptos a desenvolver projetos e obras de engenharia e proteção ambiental pelo CCT-UNIFESO. Teresópolis possui afloramentos rochosos e perfis de solo ao longo de rodovias ou mesmo na cidade, com acesso fácil, que possibilitam a execução do campo de maneira segura. O roteiro é composto por 06 pontos, que permitem abordar desde a gênese, a estrutura e a composição das rochas, até a formação dos diferentes tipos de solo, passando pelo intemperismo e pela erosão. 

Biografia do Autor

Jenifer Roméro, Faculdade de Geologia – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)


Roteiro de Campo No. 1: Ensino de Geologia de Engenharia aos Estudantes do CCT-UNIFESO na Região de Teresópolis

Referências

Almeida, J; Peternel, R. (2012) Excursões. In: Geologia Estrutural - FGEL 01 02218. Disponível em http://www.fgel.uerj.br/dgrg/webdgrg/disciplinas/estrutural.htm.

Mansur, K. & Erthal, F. (2003) Preservação do Patrimônio Natural – Desdobramentos do Projeto Caminhos Geológicos do RJ. Anais. 8º Simpósio de Geologia do Sudeste, SBG, Águas de São Pedro, SP. P.212.

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Publicado

2017-12-13

Edição

Seção

Nota Técnica