Educação Ambiental para a Gestão e Governança das Águas da Microbacia Hidrográfica do Rio do Meudon - Teresópolis-RJ
Palavras-chave:
Microbacia Hidrográfica, Gestão Integrada, Educação AmbientalResumo
Este estudo está centrado no enquadramento do curso das águas na Microbacia Hidrográfica do Rio Meudon – Teresópolis –RJ, pertencente a um ecossistema de montanha tropical e considerada Unidade Hidrológica Estratégica pelo Plano Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro, apresentando-se como fonte vital de água doce, sensível às mudanças climáticas, com características e recursos únicos. Nesta perspectiva busca-se propor ações em Educação Ambiental na Escola Estadual Lions Clube, através da conscientização voltada para a conservação e proteção do cinturão verde, representadas pelas áreas protegidas e de preservação permanentes junto à comunidade discente local e assim garantir e fomentar a inclusão e a participação da comunidade em tomadas de decisão no âmbito da Gestão e Governança das Águas, através da indagação: “Que rio nós queremos?”. A MBH do Meudon foi caracterizada como uma área que sofre com o uso e ocupação do solo de forma desordenada acarretando em uma brusca queda na qualidade da água em um curto espaço. Através dessas análises os discentes mapearam o curso do Rio Meudon e realizaram o enquadramento conforme a qualidade da água. Intitulados Guardiões do Meudon os 15 monitores que participaram do estudo tornaram-se os multiplicadores dos resultados obtidos e transmitiram-nos para toda escola e comunidade, a partir de uma feira de ciências realizada na escola. O ser humano é aquilo que vivencia e as sementes plantadas tornam-se frutos e são colhidos dentro e fora da escola através da educação ambiental.
Referências
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Censo Demográfico 2010. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/geociencias-novoportal/modelos-digitais-de-superficie/modelos-digitais-de-superficie.html> Acesso em: 23 set. 2017.
______. Modelos digitais de superfície RJ25 – Teresópolis 2016. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=330580&search=||infogr%E1ficos:-informa%E7%F5es-completas> Acesso em: 23 jul. 2017.
RIO DE JANEIRO. Elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro.
R3-A - Temas Técnicos Estratégicos - RT-03 - Vulnerabilidade a Eventos Críticos. Rio de Janeiro: INEA, 2014. Disponível em: <http://www.inea.rj.gov.br/cs/groups/public/documents/document/zwew/mdyy/~edisp/inea0062197.pdf >. Acesso em: 25 ago. 2017.
SOS MATA ATLÂNTICA. Manual de campo: observando os rios. São Paulo, 2016.
SOUZA, L. M. de. Metodologias de participação social e casos de sucesso. In: Gestão de Recursos Hídricos: Metodologia de Participação Social. p.1-56.
TERRAE. Consolidação do Plano Municipal de Redução de Riscos do Município de Teresópolis. Relatório 2.19. Rio de Janeiro: Terrae, 2007.
TERESÓPOLIS. Lei Complementar Nº 79, de 20 de Outubro de 2006. Dispõe sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis e dá outras providências. Disponível em: <http://www.camarateresopolis.rj.gov.br/leis/leis-municipais/leis-municipais-por-assunto/108-plano-diretor/principais-diretrizes/3970-lei-complementar-n-079-pub-27102006-dispoe-sobre-o-plano-diretor-de-desenvolvimento-sustentavel-de-teresopolis-e-da-outras-providencias>. Acesso em: 10 nov. 2017
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista de Ciência, Tecnologia e Inovação, desde que citada a fonte.